Fonte da Pipa

IPA.00007885
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim)
 
Arquitectura infraestrutural, setecentista e rococó. Fonte de espaldar rectangular liso, ritmado por pilastras, com remate em cornija possuindo pedra de armas. É decorado com painéis azulejares policromos figurativos e com representações de paisagens. Possui tanque trapezoidal, ladeado por bancos corridos. Apresenta inscrição alusiva à história da fonte nomeadamente à remodelação do séc. 18. A configuração da bica, em forma de pipa, está associada à sua designação.
Número IPA Antigo: PT031111110101
 
Registo visualizado 634 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo espaldar

Descrição

Fonte de espaldar rectangular enquadrado por pilastras e dividido em três panos, definidos também por pilastras, ligeiramente destacadas. Remate em cornija encimada por pináculos no enfiamento das pilastras e por urna estilizada ao centro. No pano central, mais amplo que os laterais, cartela com inscrição epigrafada, de estrutura triangular, inferiormente volutada e com motivos concheados, onde se insere bica em forma de pipa, e superiormente com pedra de armas real. A ladear a cartela dois painéis de azulejos policromos com representação de paisagens. Nos panos laterais, dois painéis de azulejos figurativos policromos, compostos pelas representações de Diana no lado esquerdo e da Justiça no lado direito, sobre bases com inscrições pintadas. Sob o pano central, tanque de cantaria de forma trapezoidal, ladeado por dois bancos que correm quase todo o espaldar.

Acessos

Largo da Pipa. WGS84 (graus decimais) lat.: 38, 795774; long.: -9,391045

Protecção

Incluída na Vila Velha e Serra de Sintra (v. PT031111110081); Incluído na Área Protegida de Sintra - Cascais (v. PT031111050264)

Enquadramento

Urbano, adossada a edifício de habitação. Em terreno de acentuada pendente, implantada em pequeno recanto, integrada na malha urbana da denominada Vila Velha.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: Painel marmóreo: Leitura(XXXVII): ANTIGA FONTE DA PIPA REEDIFICADA E MELHORADA PELO DOUTOR FRANCISCO JOSÉ DE MIRANDA DUARTE, PRESIDENTE DO SENADO DA CÂMARA E JUIZ DE FORA DESTA VILA EM EXECUÇÃO DAS ORDENS DE SUA MAGESTADE, EXPEDIDAS EM AVISO DA SECRETARIA DE ESTADO NOS NEGÓCIOS DO REINO DE VINTE E SEIS DE OUTUBRO DE MIL SETE CENTOS E OITENTA E SETE. PELAS QUAIS FOI A MESMA SENHORA SERVIDA DETERMINAR A RESTITUIÇÃO DESTA FONTE SOSSEGANDO O POVO E LIVRANDO-O DA OPRESSÃO QUE LHE CAUSAVA A FALTA DE ÁGUA NO BAIRRO DO CASTELO. E POR ISSO EM MEMÓRIA DE TÃO AUGUSTA SOBERANA SE GRAVARAM OS VERSOS SEGUINTES: QUALIS APUD VETERES DIVUS REGNABAT ULYSES QUI NULLI CIVI DICTO PACTO IVAE NOCEBAT 1788; Painel azulejar da direita: Leitura: TERCIA JAM GRAVIDO PLUVIALIS CINTHIA CORNU LUCAN; Painel azulejar da esquerda: Leitura: NOM CONSIDERES PERSONAM PAUPERIS NEC: fONTE HONORES VULTUM POTENTIS JUSTE JUDICA PROXIMO TUO LEVITICO.

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Hidráulica: chafariz

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 14 (conjectural) / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1369 - primeirra referência documental à fonte, já com a designação de Fonte da Bica, e em que se lê que João Anes morava junto a esta; 1370 - documento do Tombo da Misericórdia, em que se refere que o provedor do hospital da vila de Sintra residia na proximidade da Fonte da Pipa; 1787 / 1788 - obras de remodelação da fonte, por iniciativa de D. Maria I, a qual esteve provavelmente associada à restituição a que o registo epigráfico se reporta *1.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, mármore, azulejos.

Bibliografia

Aurora de Sintra, 03 / 12 / 1893; SANTOS, J. Eusébio dos, Guia de Sintra , Collares e Arrabaldes, Lisboa, s.d.; AZEVEDO, José Alfredo da Costa, A Vila Velha (Ronda pelo Passado), Sintra, 1978; AZEVEDO, José Alfredo da Costa, Velharias de Sintra, vol. V, Sintra, 1984; SERRÃO, Vítor, Sintra, Lisboa, 1989; AZEVEDO, Carlos, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano de, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, 2ª edição, Vol. II, Lisboa, 1990; CARVALHO, Sérgio Luís de, História de Sintra, Sintra, 1992; AZEVEDO, José Alfredo da Costa, As Fontes da Pipa e da Sabuga, in Obras de José Alfredo da Costa Azevedo, vol.IV - Apontamentos Vários, Sintra, Câmara Municipal de Sintra, 1997, pp.133-142.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - provavelmente, terá sido o Marquês de Pombal, que possuía propriedades nas imediações, que mandou desviar a água da fonte, que se destinava à serventia da generalidade da população.

Autor e Data

Teresa Vale, Maria Ferreira e Sandra Costa 2000 / Patrícia Costa 2004

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login