Quinta de Serém

IPA.00000780
Portugal, Aveiro, Águeda, Macinhata do Vouga
 
Quinta com edifício romântico, implantada no local de um primitivo convento franciscano capucho. Inserção harmónica da casa e capela num extenso parque, que se destaca pela vegetação luxuriante e imponência das árvores. Lago artificial atravessado por uma ponte, com pequena ilha ao centro onde se implanta uma pequena capela aberta. A casa dispõe de torre ameada com alguns elementos decorativos de inspiração neomanuelina.
Número IPA Antigo: PT020101120009
 
Registo visualizado 208 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Edifício e estrutura  Residencial unifamiliar  Quinta    

Descrição

Planta rectangular. Edifício de dois pisos lançado sobre alto embasamento, em ruína, tendo desmoronado cerca de 50 % da sua totalidade. Mantém-se erguida parte da fachada, com escadaria central com remate inferior convexo das guardas, alpendre sustentado por estrutura rustica com varanda corrida com decoração losangular e aberturas quadrilobadas, porta nobre em arco perfeito e duas entradas laterais rasgadas em arcos ogivais. Ao nível do segundo piso, sobre a portada principal abre-se janelão ogival com coluna geminada e, no enfiamento vertical dos vãos laterais, duas janelas rectangulares, incluindo ainda painel de azulejos. Ao nível da cobertura de quatro águas abre-se uma janela tipo mansarda com coluna adossada e remate triangular. Do lado esquerdo, o alçado lateral apresenta janelão rasgado em arco ogival e ao nível do segundo piso, novo vão de estrutura rectangular. No cunhal cava-se pequena edícula com mísula decorada e coroamento circular pronunciado. A quinta ostenta ainda diversas construções secundárias, destacando-se grutas e jardins fingidos, lago artificial, a "Casa de Chá" com torre envolta por escadaria circular exterior, pequeno coreto ou albergue circular com cobertura cónica e duas capelas de diferentes dimensões, uma mais pequena com arco central arquivoltado e coroamento em forma de nicho e outra com arco central de volta perfeita com cantaria rusticada e remate triangular. As duas capelas, de coberturas em telhado de duas águas, albergam dois nichos oratórios assentes na parede fundeira. Perto do Solar ergue-se em ruína edifício de planta longitudinal, ritmado por janelões ogivais e templo religioso de planta rectangular com com cobertura em telhado de 2 águas, capela-mor rebaixada e campanário lateral.

Acessos

Macinhata do Vouga, Lugar de Serém, EN 1

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural. Isolado por superfície murada, insere-se num vale rodeada por vasta área arborizada, com flora rara e exótica e com trajectos tratados ao estilo romântico oitocentista.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: quinta

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 19 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

PINTOR DE AZULEJO: Jorge Colaço (1911).

Cronologia

Séc. 17, finais - edificação do Convento franciscano de Santo António de Serém; 1834 - com a extinção das Ordens Religiosas, o convento e cerca são vendidos em hasta pública; séc. 19 - arranjo do jardim; 1902 - 1904 - construção das grutas; 1911 - o antigo convento é vendido por Artur Luciano Henriques de Castro, a Augusto de Oliveira Gomes, de Espinho, industrial de conservas; remodelação total do edifício e construção da atual casa; pintura dos azulejos por Jorge Colaço; 1992 - o edifício está em ruínas e os proprietário fazem uma propsota de venda ao Estado Português, não aceite; 1997 - o edifício acaba por ruir; 2003, 13 janeiro - Despacho de homologação de classificação do edifício, o qual viria a ser anulado.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenarias, cantarias em calcário, cobertura exterior em tijolo e coberturas interiores e caixilhos em madeira.

Bibliografia

GONÇALVES, Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, VI, Lisboa, 1959, p. 29 - 30; ARAÚJO, Ílidio: Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal, Lisboa, 1962; FERREIRA, Delfim Bismarck, Casa e Capela de Santo António em Albergaria-a-Velha - Século XVIII, Porto, 1999.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN / DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN / DREMC

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Margarida Alçada 1990 / Carlos Ruão 1996

Actualização

Anouk Costa 1999
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login