Edifício na Avenida António Augusto Aguiar, n.º 100

IPA.00007748
Portugal, Lisboa, Lisboa, Avenidas Novas
 
Edifício residencial multifamiliar e comercial, do estilo "art-déco" com decoração geométrica nas varandas e colocação de máscara de teatro no topo das pilastras em pedra.
Número IPA Antigo: PT031106500555
 
Registo visualizado 347 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial multifamiliar  Edifício  Edifício residencial e comercial  

Descrição

De planta em L, sendo a fachada com face para a Av. António Augusto de Aguiar a de maior extensão, tem uma volumetria paralelepipédica e cobertura a duas águas, composto por 5 pisos, sendo o 1º com embasamento de diferentes dimensões consoante a fachada devido ao ligeiro declive do terreno. Este piso serve os estabelecimentos comerciais com montras e portas que se estendem ao longo da fachada. A rematar, cornija que varia de forma na fachada SO. enquadrando uma pequena balaustrada de pedra. No gaveto, vértice curvo fazendo parte da fachada menor a N. Fachada principal a SO: composta por 4 panos em que o 1º e 3º são idênticos e rematados por pilastras que dão início no 2º piso e rematam ao nível do 5º com máscaras de teatro em pedra, a rematar brasão quadrangular enquadrado por pequenos símbolos geométricos. Pano central de maiores dimensões enquadrando a porta principal do edifício no 1º piso ao centro e a ladear duas portas com moldura recortada com frontão triangular qe dão acesso a estabelecimentos comerciais, nos restantes pisos janelas de sacada ao centro com varandas de pedra com guardas de ferro sustentadas por duas mísulas. Nos extremos, janelas de peito simples com pequena guarda de ferro. A rematar, frontão triangular com duas mísulas enquadrando a letra R *1. No extremo S. do edifício, pano constituído por marquises de pedra decoradas com um sol estilizado, que se repete no extremo oposto do edifício, rematando a outra fachada. Fachada No: de menores dimensões engloba o vértice curvo do gaveto, divide-se em 3 panos tendo a N. um conjunto de marquises em pano avançado. Ao centro, pano enquadrado por dois frisos listrados horizontalmente que limitam janelas de peito simples em todos os pisos. No pano curvo, 3 janelas de peito simples do 2 ao 5º piso. 1º piso, 5 portas com moldura recortada que dão acesso aos estabelecimentos comerciais. Fachada posterior: com escadaria de ferro ao centro ladeada por marquises de vidro de ambos os lados. INTERIOR: vestíbulo rectangular com acesso a pequenas escadas que servem o elevador. A esq. escadas que percorrem todos os pisos em caracol.

Acessos

Avenida António Augusto Aguiar, n.º 100; Rua Augusto dos Santos

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Aqueduto das Águas Livres (v. IPA.00006811)

Enquadramento

Urbano, adossado. Faz gaveto entre a Av. António Augusto de Aguiar e a Trav. de S. Sebastião. Terreno com ligeiro declive criando níveis diferenciados ao nível do 1º piso nos extemos do edifício. Na proximidade, Parque Eduardo VII e outro edifício do mesmo arquitecto no nº 173 (v. PT031106500556)

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: edifício residencial e comercial

Utilização Actual

Residencial: edifício residencial e comercial

Propriedade

Privada

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Manuel Joaquim Norte Júnior (1932).

Cronologia

1932 - ano da construção, conforme projecto do arquitecto Manuel Joaquim Norte Júnior (1878-1962); o edifício construído sobre terreno comprado em hasta pública por Manuel Ramos; 1975 - é proprietário Valeriano de Faria Abreu.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Alvenaria de tijolo, betão armado, cimento, madeira, estuques, vidro e telha marselha

Bibliografia

A.A.V.V.Guia Urbanístico de Lisboa, Lisboa, AAP, 1987; ARAÚJO, Norberto, Peregrinações de Lisboa, Lisboa, 1993; ; FERNANDES, José Manuel, Lisboa Arquitectura e Património, Livros Horizonte, Lisboa,1988; FERNANDES, José Manuel, Arquitectura modernista em Lisboa, 1925-40, CML, 1991 FERNANDES, José Manuel, A Arquitectura Modernista em Portugal (1890-1940), Lisboa, Gradiva, 1993; FERNANDES, José Manuel , Lisboa em Obra(s), Lisboa, 1997; MOITA, Irisalva (coord.), O Livro de Lisboa, Lisboa, 1994; MONTEZ, Paulino, O Prémio Valmor e a evolução da arquitectura, ANBA; 1994; PAIXÃO, Maria da Conceição, Norte Júnior Obra Arquitectónica, (tese de mestrado, texto policopiado), Lisboa, 1989; PEDREIRINHO, José Manuel, Dicionário dos Arquitectos Activos em Portugal do Séc.I à Actualidade, Porto, Afrontamento, 1994; PEDREIRINHO, José Manuel, História do Prémio Valmor, Publicações D. Quixote, 1988; SANTANA Francisco e LUCENA Eduardo, (Dir.), Dicionário da História de Lisboa, Lisboa, 1994; SILVA, Raquel Henriques da, As Avenidas Novas de Lisboa 1900-1930; SILVA, Raquel Henriques da, "Armazéns Abel Pereira da Fonseca" in Arquitectura do Século XX, Franckfurt; Lisboa 1900. As Avenidas Novas e o Arquitecto Norte Jr. Colóquio/Artes 73, Junho de 87; TOSTÕES, Ana"Arquitectura Portuguesa do Séc.XX", in História da Arte Portuguesa,(Dir.Paulo Pereira), vol.III, Lisboa, 1995.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

CML: Processo de obra: 45293

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1940 - construção de marquises na fachada que dá para o saguão (duas por piso); 1945 - obras de ampliação do piso na cobertura para deixar de ser arrecadação e poder ser habitável; 1947 - mudança da clarabóia; 1951- limpeza geral do edifício; 1962 - beneficiação geral; 1984 - substituição das escada metálicas exteriores do saguão por escadas de betão; 1993 - obras de beneficiação do 1º piso (Banco Barclays).

Observações

*1- a letra R diz respeito ao apelido do 1º proprietário do edifício- Ramos.

Autor e Data

Luísa Castro-Caldas 2005

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login