Igreja Paroquial de Ranhados / Igreja de São Martinho

IPA.00007697
Portugal, Guarda, Mêda, Ranhados
 
Arquitectura religiosa, quinhentista e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por três naves escalonadas, definidas por arcaria de granito, assente em oito colunas cilíndricas, de fuste liso e capitel jónico, capela-mor, mais estreita e baixa, e sacristia adossada à fachada lateral direita; coberturas interiores diferenciadas, de masseira na nave central e um pano nas naves laterais. Fachada principal em empena truncada por dupla sineira, rasgada por portal em arco de volta perfeita, flanqueado por colunas. Fachadas rematadas em cornija, as laterais com portas travessas em arco de volta perfeita, a esquerda com tratamento semelhante ao axial. Interior rebaixado relativamente à porta principal, com acesso por escadas descendentes; retábulos de talha dourada, dos estilos maneirista e barroco nacional. Adossado a uma coluna, surge o púlpito seiscentista trabalhado, de planta pentagonal. Arco triunfal de volta perfeita, assente em colunas cilíndricas com capitel jónico, flanqueado por retábulos de talha dourada do estilo barroco nacional. Capela-mor com retábulo de talha dourada do estilo nacional. Integra-se na tipologia das igrejas quinhentistas da Ordem de Cristo.
Número IPA Antigo: PT020909150063
 
Registo visualizado 156 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por três naves, capela-mor mais estreita e sacristia adossada do lado direito, à capela-mor. Massa simples, de disposição horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave, três na capela-mor e uma na sacristia. Fachadas em cantaria de granito, de aparelho isódomo, rematadas por cornija e beiral simples. Fachada principal virada a O., em empena elevada e truncada na zona central por campanário com três sineiras em arco de volta perfeita, rematado por cornija e pequenos elementos de cantaria formando dentes de serra, ladeado por dois muretes que assentam sobre a cornija, apresentando na face lateral direita porta de verga recta, que dá acesso aos sinos. É rasgada por portal em arco de volta perfeita, enquadrado por cinco arquivoltas e moldura recta, formada por duas colunas toscanas, assentes em plintos paralelepipédicos, com as faces almofadadas, que sustentam entablamento coroado nos extremos por pináculos cilíndricos; a porta é de duas folhas, de madeira almofadada. Do lado direito do portal, adossada à frontaria, apresenta capela em forma de templete sobre plataforma elevada, formada por quatro colunas cilíndricas sobre plintos paralelepipédicos, com as faces almofadas, que sustentam cobertura quadrangular, de duplo entablamento, rematado por cornija saliente e coroado nos vértices por pináculos piramidais. Fachada lateral direita virada a S., percorrida por embasamento ligeiramente saliente, rasgada por portal em arco de volta perfeita, antecedido por três degraus, e rasgada ao nível da nave por duas estreitas frestas verticais, em capialço, protegidas por caixilho de ferro e vidro simples. No mesmo seguimento surge sacristia adossada à fachada S. da capela-mor e à fachada E. da nave, rasgada por pequena fresta horizontal e gárgula. Fachada posterior marcada por algumas figuras em relevo, como ave, caprino e uma figura humana, rasgada ao nível da sacristia por porta de verga recta, antecedida por quatro degraus circulares. Fachada lateral esquerda virada a N., rasgada por porta travessa de estrutura semelhante ao portal axial, encimada por pequeno nicho de estrutura recta que alberga imagem em pedra de Nossa Senhora do Pranto ou Pietá, protegida por concha, enquadrada por colunas, e por três frestas semelhantes às da fachada S., duas ao nível da nave e uma na capela mor. Ladeiam a portal dois banco de pedra adossados à fachada. INTERIOR marcado pelas oito colunas cilíndricas, de fuste liso e capitel jónico, que sustentam a arcaria que o dividem em três naves; paramentos em cantaria de granito à vista, com juntas preenchidas com cimento; pavimento em lajeado de granito, com pedras irregulares, rebaixado relativamente à rua principal, com desnível vencido por plataforma de dois degraus descendentes na porta axial. Coberturas diferenciadas em vigamentos de madeira, sendo na nave central em masseira e nas laterais de um pano. Junto à porta principal, lado direito, pia de água benta de forma circular sobre coluna cilíndrica, e baptistério formando templete cerrado por grades de ferro, e cobertura sustentada por colunas dóricas; pia baptismal de cantaria, em forma de cálice, com base circular e taça hemisférica, com bordo boleado. Junto ao baptistério, escada de acesso ao campanário. Na nave central, lado do evangelho, encostado a uma coluna divisória, encontra-se púlpito em cantaria de granito lavrado, de onde sobressaem medalhões com cabeças masculinas em relevo, e inscrição com caracteres góticos, sustentado por coluna cilíndrica canelada, com capitel coríntio, e base denticulada, acedido por escada em helice, também de granito adossada à coluna. Na nave encontram-se quatro retábulos em talha dourada e policromada, lado do Evangelho, no sentido ascendente, o primeiro dedicado a Nossa Senhora das Dores, tendo como fundo uma pintura sobre madeira, representado o calvário, e o segundo a Nossa Senhora do Rosário; lado da epístola, o primeiro dedicado a São Miguel Arcanjo e às Almas e o segundo ao Sagrado Coração de Jesus. Arco triunfal de volta perfeita assente sobre colunas jónicas adossadas; mesa de celebração deslocada para fora da capela-mor, colocada sobre plataforma de dois degraus. Capela-mor com paredes, tecto e pavimento idêntico ao da nave. Sobre supedâneo de dois degraus, surge retábulo-mor de talha dourada e policromada, de planta recta e três eixos definidos por colunas torsas pintadas com marmoreados fingidos de cor azul, envolvidas por festões dourados; centro em arco de volta perfeita, com fundo pintado de vermelho e cobertura azul, com tribuna de quatro degraus escalonados, tendo na base sacrário embutido, sublinhado por frontão curvo, decorado com conchas, volutas e meninos. Na capela-mor, lado direito porta de acesso à sacristia.

Acessos

Largo Miguel Costa, Praça Velha. WGS84 (graus decimais) lat.: 40,993350°, long.: -7,329904°

Protecção

Incluído na Zona de Protecção do Pelourinho de Ranhados (v. PT020909150001)

Enquadramento

Urbano, isolado. Implanta-se no centro da freguesia, em ampla praça pavimentada com calçada portuguesa, na confluência de várias ruas. Na mesma praça, a N. encontra-se o Pelourinho de Ranhados (v. PT020909150001).

Descrição Complementar

Retábulo do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, em talha dourada e policromada, com marmoreados fingidos em tons avermelhados, de planta recta, de um só eixo enquadrado por colunas de fuste liso e capitel coríntio, assentes em plintos cúbicos com as faces decoradas por meninos e motivos vegetais dourados, centro em arco de volta perfeita, rematado superiormente por cornija dentilhada e frontão recortado ondulante, com cartela central almofadada e envolvida por volutas douradas, coroado por um anjo de cada lado; ao centro pintura sobre madeira representado o calvário e cruz latina sem imagem, altar em pedra de granito, almofadado ao centro. Retábulo de Nossa Senhora do Rosário e do Sagrado Coração de Jesus semelhantes, de talha dourada e policromada, de planta recta e um só eixo vertical, enquadrado por colunas pseudo-salomónicas que se prolongam em arquivoltas no ático, assentes sobre consolas, decorado com folhas de acanto; ao centro nicho em arco de volta perfeita, com fundo pintado de vermelho e trono troncocónico com imagem, e sacrário no sotobanco. Retábulo de São Miguel e das Almas, em talha dourada e policromada, de planta recta e três eixos com imagens, definidos por colunas de fuste liso, decoradas por fingidos marmóreos, rematado por cornija sobreposta por frontão recortado e ondulado, idêntico ao retábulo do Senhor dos Passos; o nicho ocupa praticamente toda a zona central do retábulo, em arco de volta perfeita, com fundo pintado e relevado com esculturas que envolvem a imagem central, representado São Miguel Arcanjo e as Almas do Purgatório; altar em pedra. Retábulo-mor de talha dourada e policromada, de planta recta e três eixos definidos por quatro colunas torsas e duas lisas, pintadas com marmoreados fingidos a azul, envolvidas por festões dourados ou concheados, assentes sobre atlantes; sobre as colunas entablamento e ático decorado com fingidos marmóreos em tons de rosa e azul, sobrepostos por frisos e concheados dourados; nicho em arco de volta perfeita, com fundo pintado de vermelho e cobertura azul, com tribuna de quatro degraus escalonados, tendo na base sacrário embutido, sublinhado por frontão curvo, decorado com conchas, volutas e meninos.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lamego)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 14 / 16

Arquitecto / Construtor / Autor

PEDREIRO: Gaspar Lopes (1605).

Cronologia

1320, 23 maio - bula do Papa João XXII concedendo a D. Dinis, por três anos, para subsídio de guerra contra os mouros, a décima de todas as rendas eclesiásticas do reino, sendo a Igreja de São Martinho de Ranhados taxada em 50 libras anuais; pertence ao bispado de Lamego; séc. 15 - provável data da Nossa Senhora do Pranto e do púlpito; séc. 16 - obras de reconstrução e remodelação, sobre o antigo templo românico; enquadramento cronolágico dos azulejos hispano-árabes e das pinturas a fresco; 1574 - a igreja pertence ao padroado real e integra o território da Diocese de Lamego; 1605 - execução da pia baptismal por ordem e por Gaspar Lopes; 1970 (década) - arranjos no adro da igreja; 2005, 2 de Janeiro - inauguração das obras de restauro, com a presença do Bispo de Lamego, D. Jacinto Tomás de Carvalho.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em cantaria de granito aparente; colunas, cornijas, modinaturas, púlpito, pias de água benta, lavabo da sacristia, pia baptismal, banco do retábulo-mor, pavimento e degraus em cantaria de granito; coberturas interiores, mesas de altar, confessionário, mísulas, tocheiros, arcaz, armário da sacristia, portas e bancos de madeira; retábulos de talha dourada; pavimento cerâmico na sacristia, cobertura exterior com telha cerâmica; sinos em bronze; reforços das portas em ferro.

Bibliografia

ALMEIDA, José António Ferreira de ( coord. ), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; CD Portugal Século XXI - Guarda, Matosinhos, 2001; COIXÃO, António Sá, CRUZ, Ana Brígida, SIMÃO, Paulo Vaz, Carta Arqueológica do Concelho de Mêda, Mêda, 2009; RODRIGUES, Adriano Vasco, Terras da Mêda. Natureza e Cultura, Mêda, 1983; RODRIGUES, Adriano Vasco, Terras de Mêda, Natureza, Cultura e Património, Mêda, 2002; SERRÃO, Joaquim Veríssimo - Livro das Igrejas e Capelas do Padroado dos Reis de Portugal - 1574. Paris: Fundação Calouste Gulbenkian Centro Cultural Português, 1971.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN: DSID, DGEMN/DREMC/DM, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20 (anos 40) - Obras gerais de conservação e restauro; 2005 - obras gerais de restauro.

Observações

Autor e Data

Ana Filipe 2010

Actualização

 
 
 
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