Casa de Sequeira Monterroso

IPA.00000732
Portugal, Aveiro, Oliveira de Azeméis, União das freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago da Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail
 
Casa nobre de planta rectangular, de grande sobriedade e depuração arquitectónica, harmonizando-se com a simetria (original) da abertura dos vãos. O imóvel serviu de Mala-posta, ainda se encontrando, bem próximo, uma viela que alude a este facto.
Número IPA Antigo: PT010113090009
 
Registo visualizado 294 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta longitudinal. Massa simples e cobertura em telhado de duas águas. Fachada principal elevando-se em dois pisos, com dupla entrada central simples de vãos rectangulares, correspondendo a dois janelões rectangulares com sacada, no segundo piso, com emblemática heráldica central. Piso térreo subvertido com oito vãos diferenciados e piso superior com quatro janelões quadrangulares enquadrando as duas sacadas centrais. Entablamento corrido e ligeiramente avançado. Fachada posterior e interiores sem relevo arquitectónico.

Acessos

Rua Bento Carqueija, n.º 75 a 85

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, flanqueada à malha urbana, situa-se no enfiamento da principal rua da cidade, da qual fazem parte a igreja matriz, o edifício municipal e outras construções oitocentistas e novecentistas com relevo arquitectónico.

Descrição Complementar

O brasão identifica a família Sequeira Monterroso - escudo esquartelado, no 1º as cinco vieiras dos Sequeiras, no 2º a águia bicéfala apoiada nos crescentes, dos Monterrosos, no 3º as três faixas dos Silveiras, no 4º a cruz doble e besantes dos Melos; no lugar da brica uma estrela de seis pontas; diadema de nobreza, de florões e pérolas, elmo a sair do mesmo; por timbre cinco penachos, o do meio carregado de uma vieira (Nogueira Gonçalves).

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19 - época provável de edificação; séc. 19, finais - adaptado a Mala-posta; séc. 20 - abertura de três vãos, perfeitamente identificáveis, no piso térreo e remodelações no interior; 1994, 25 março - afixação do edital sobre a classificação; 5 maio - declaração da CM Oliveira de Azeméis, em que informa que no decurso da afixação do edital não foram apresentadas quaiquer reclamações.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Alvenaria com reboco, cantarias (vãos e pedra de armas), ferragens (sacadas e lampiões), tijolo (cobertura), betão armado (vãos modernos)

Bibliografia

GONÇALVES, Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, X, Lisboa, 1981, pp. 126 - 127.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN:DSID-001/001-006-0065/A/09

Intervenção Realizada

Séc. 20 - execução de quatro vãos inferiores, (2º, 5º, 7º) que desmantelam o risco original, um deles transformado em entrada de garagem (8º).

Observações

Autor e Data

Margarida Alçada 1983 / Carlos Ruão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login