Igreja da Santa Casa da Misericórdia do Ladoeiro / Igreja do Senhor dos Passos

IPA.00007300
Portugal, Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Ladoeiro
 
Igreja da Misericórdia quinhentista, com nave única, coro-alto sobre colunas toscanas e capela-mor sobre pódio. Nave rasgada por tribuna, que acede ao púlpito. Sacristia adossada à capela-mor. Fachada simples com portal de volta perfeita, encimado por frestas e campanário no lado O.
Número IPA Antigo: PT020505050047
 
Registo visualizado 317 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja de Confraria / Irmandade  Misericórdia

Descrição

Planta retangular, composta por nave e sacristia / anexo que formam um único volume. Volumes articulados de disposição na horizontal com cobertura em telhado de 2 águas na nave que se prolonga a 1 água sobre o volume da sacristia e anexo. Fachadas rebocadas e pintadas a branco com embasamento pintado a cinzento. Fachada principal orientada a N., composta pelo volume da Igreja, com portal central, com lintel em arco perfeito com impostas salientes, encimada por 1 postigo com o mesmo perfil. Porta de 2 folhas com bandeira. Lateralmente, a O., pequeno campanário assente em cornija simples, com vão com lintel em arco perfeito coroado superiormente em empena, com cornija interrompida por motivo decorativo em forma de concha. Do lado O., localiza-se o anexo com 1 porta. Remate superior em beiral na nave, possuindo ao centro cruz latina, e, no anexo, em empena. Fachada O. com portal central com lintel recto e lateralmente 1 janela gradeada com lintel em arco perfeito e moldura inferior com igual perfil. Remate superior em beiral. Fachada S. cega com remate em empena. Acesso ao interior através de degrau. INTERIOR de 1 nave com piso em tijoleira e cobertura de vigamento de madeira com travejamento. Coro-alto em madeira suportado por 2 colunas toscanas em granito, sobre alto plinto, tendo na base as pias de água-benta, em forma de taça, e por 2 cachorros. O acesso ao coro processa-se por escada de madeira, no lado da Epístola. Neste alçado surge púlpito pentagonal em granito, assente sobre coluna toscana, e amplo vão com lintel recto onde se localiza a tribuna e porta de acesso ao anexo. Altar-mor mais elevado, com acesso assegurado por 2 escadarias laterais com 4 degraus e guarda em granito. Possui nicho onde se localiza 1 pedra granítica com a função de sustentar 1 cruz em madeira nas celebrações Pascais. O embasamento que define a capela-mor possui, na face voltada para a nave, vestígios de 1 escudo pintado *1. A partir desta zona, tem-se acesso à sacristia.

Acessos

Rua da Misericórdia e Travessa da Misericórdia

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, implantado em terreno com ligeiro declive, flanqueado a E. por edifício. Próximo localiza-se a Fonte do Ladoeiro / Fonte Grande (v. PT020505050024).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Utilização Actual

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural) / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1581 - data da fundação da Misericórdia do Ladoeiro; séc. 16, final - data provável da edificação da Igreja. 1997 - renovação do edifício.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes e estrutura mista

Materiais

Madeira, reboco, granito, telha lusa, ferro

Bibliografia

FRAQUEIRO, Jorge, Ladoeiro - Homens são reis da procissão, in, Terras da Beira , 29 de Março de 1996.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMIAN

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

SCML

Intervenção Realizada

CMIAN / Povo de Ladoeiro: 1997- restauro e recuperação da Igreja, nomeadamente do piso, tecto, rebocos interiores e exteriores.

Observações

*1 - o escudo no pódio é imperceptível, mas supõe-se constituir o símbolo da Misericórdia.

Autor e Data

Luís Castro 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login