Casa da Criança de Pedrógão Grande

IPA.00007210
Portugal, Leiria, Pedrógão Grande, Pedrógão Grande
 
Casa abastada oitocentista de emigrante brasileiro. O ornato das guardas e varandas consiste em quadrifólios inscritos em molduras quadrangulares ligadas entre si.
Número IPA Antigo: PT021013020018
 
Registo visualizado 254 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Edíficio de planta quadrangular, massa simples disposta na verticalidade. Cobertura em telhado de 4 águas com avançamento. Fachada SO. com embasamento proeminente, com andar térreo aberto por 2 janelos, entre os quais se levanta uma escada de 1 lanço, com guardas de cantaria lavrada em motivos geométricos, que acede a um pequeno patamar aberto por porta ao nível do 1º piso, rasgado por janelão alto. O 2º piso é fenestrado por 2 janelas altas rectas, sendo a superior à porta, de sacada, lavrada de modo idêntico à guarda da escada, assente em 2 colunas lisas com entase que repousam no parapeito do patamar. Uma janela esguia nos entrepisos ilumina a escada interior da casa. Fachada SE. com andar térreo em avançamento, aberto por 2 portas e janelas. Bloco superior disposto em canto, com varanda corrida ao nível do 1º piso, acompanhando o corpo reentrante, com guarda constituída por ferro forjado de motivos semelhantes aos das guardas da escada em cantaria e aos dos balcões do 1º e 2º piso (este último assente em modilhões) do corpo lateral. Fachada NE. com o piso térreo acompanhando o declive acentuado do terreno, aberto por portas e janelas quadrangulares. Piso 1 aberto por 4 janelas de verga em arco abatido (idêntica às restantes janelas do 1º piso de todas as fachadas) e piso superior rasgado por 4 janelas rectas (de igual feição ás janelas do piso superior das restantes fachadas). Fachada NO. fenestrada por 3 janelas a nível superior, 2 janelas no 1º piso, e janela dos entrepisos; ao nível do piso térreo, uma escada de lanço único acede à porta do 1º piso. Portas e janelas de verga curva e fecho saliente.

Acessos

Quinta da Tapada; Largo da Devesa

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Edital n.º 32/2006 da Câmara Municipal de Pedrógão Grande de 05 dezembro 2006

Enquadramento

Urbano. Isolado, implantação harmoniosa e destacada, situa-se à entrada da quinta, com jardim envolvente, tendo nas imediações da propriedade o Museu Pedro Cruz (v. PT021013020015) e o Lar da 3ª Idade (v. PT021013020019), ambos propriedade da Misericórdia de Pedrógão Grande.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residêncial: casa

Utilização Actual

Educativa: jardim de infância

Propriedade

Privada: misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 20, finais, a Misericórdia de Pedrógão Grande em permuta com a Câmara Municipal adquire uma propriedade de um antigo emigrante brasileiro, adaptando a casa a um jardim de infância.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estruturas de alvenaria e cantaria; cantaria lavrada, ferro forjado, telhas, rebocos.

Bibliografia

Um Olhar Rápido Sobre o Concelho de Pedrógão Grande, s.n., s.d.; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/10971939 [consultado em 20 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

CMPG: planta de localização

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande

Intervenção Realizada

1990 (década) - obras gerais de conservação e adaptação a jardim de infância.

Observações

Autor e Data

Lurdes Perdigão 2000

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login