Grande Hotel de Lisboa

IPA.00007196
Portugal, Viseu, São Pedro do Sul, União das freguesias de São Pedro do Sul, Várzea e Baiões
 
Arquitectura turística, contemporânea. Planta longitudinal de tendência horizontal. Semelhanças com a arquitectura industrial dos inícios do século. Frontão de lanços rectilíneos coroado por círculo.
Número IPA Antigo: PT021816140016
 
Registo visualizado 185 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Comercial e turístico  Unidade hoteleira  Hotel  

Descrição

Planta longitudinal, composta e irregular de volumes articulados, com disposição horizontalista das massas e coberturas de telhados de 2 e 3 águas. Fachada principal orientada a SO.: composta pela construção central, original, a que, de ambos os lados, se adossaram 2 corpos atípicos e incaracterísticos de maior cota e de mais um piso, que a construção primitiva, com janelas e varandas, igualmente incaracterísticas, estas com revestimento de azulejos modernos. A parte primitiva é uma construção simétrica. Porta principal rectangular ladeada por janelas rectangulares que percorrem todo o alçado. No primeiro piso e sobre a porta, varanda de sacada. Para ambos os lados, janelas rectangulares. Na parte central, um friso horizontal marca o 2º piso. Nele, janelas sobrepostas e semelhantes às do piso inferior. 2 pilastras que cortam na perpendicular o friso já descrito marcam o corpo central no enfiamento da porta principal e da varanda de sacada. Para ambos os lados e sobre a cornija, em plano superior ao telhado 2 mansardas cobertas por telhado de 3 águas. Entre as pilastras e no tímpano de um frontão de lanços rectilíneos, que se sobrepõe a todo o conjunto, uma janela de arco abatido. No remate do frontão um círculo, que primitivamente possuía um relógio. Alçado NO.: porta centralizada rectangular, ladeada por 2 pequenas janelas quadrangulares. Em cada um dos 3 pisos superiores e sobrepostas pequena janela quadrangular ladeada por 2 frestas rectangulares. Alçado tardoz: portas, pequenas janelas e acrescentos incaracterísticos no piso térreo. Nos pisos superiores, varandas no corpo moderno, para NO. e janelas rectangulares atípicas nos corpos original e SE. Alçado SE: abrigo para recolha de automóveis e escadaria moderna formando patamares de acesso a todos os pisos. INTERIOR: Átrio da recepção. À esquerda comunica com 2 salões para refeições, à direita para corredor, conduzente a divisões administrativas e outras, a elevadores e a salões adaptados a função. Em frente escadaria para o piso superior. Os pisos superiores a corredores de acesso aos quartos e a pequenas zonas de estar à saída dos elevadores.

Acessos

Rua Mendes Frazão, nas termas de São Pedro do Sul

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, em vale, em zona ribeirinha na margem do rio Vouga, isolado, separado no alçado tardoz por muro, em zona de interesse paisagístico.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Comercial e turística: hotel

Utilização Actual

Comercial e turística: hotel

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 20 - provável construção.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Granito, rebocos, cimento e madeiras.

Bibliografia

Guia de Portugal, vol. III, Beira II Beira Baixa e Beira Alta, Lisboa, 1985

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: construção moderna dos 2 corpos diferenciados que se adossam à fachada principal

Observações

No passado o hotel encontrava-se aberto de 1 de Junho a 31 de Outubro.

Autor e Data

João Carvalho 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login