Ermida Quinhentista em Mirão / Capela de Nossa Senhora dos Prazeres

IPA.00007057
Portugal, Viseu, Resende, Resende
 
Arquitectura religiosa, quinhentista. Capela popular de nave única e ábside, ligeiramente mais estreita, iluminada por pequenas frestas e com acesso pelo lado O. e S.. Interior decorado com talha e retábulo de produção recente. Decoração no topo da fachada principal com merlões graníticos com remate de perfil piramidal. Interior muito adulterado.
Número IPA Antigo: PT011813110010
 
Registo visualizado 130 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, de massa simples, com cobertura em telhado de 2 águas. Embasamento pouco proeminente. Fachada principal virada a O., com portal de arco a pleno centro e coroada com merlões de remate triangular, dispostos em semi-círculo. Pequena sineira no lado direito, de arco de volta perfeita e remate de recorte piramidal. Fachadas lateral esquerda, a N.e posterior, a E., cegas. Alçado S. tem, no corpo da nave, porta decorada com vitral. No corpo da capela-mor, em plano mais recuado, pequena fresta. INTERIOR: Lado O. marcado por portal principal de arco de volta perfeita, sendo o lado do Evangelho cego e o oposto rasgado por porta com vitral. Arco triunfal, de arco rebaixado e com moldura de talha dourada, decorada com acantos, acede a capela-mor, através de degrau. É iluminada por pequena fresta no lado da Epístola. Retábulo principal de talha. Todo o edifício tem lambril e cornija interior de madeira policromada, com marmoreados. Tecto de betão, sem revestimento. Retábulo definido por arco de volta perfeita. Altar em forma de urna com banqueta, sobre a qual surge sacrário.

Acessos

De Resende para Mirão, pela EM 1047, a 450 metros

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Peri-urbano, no cume de pequeno outeiro, sobranceiro à estrada municipal, isolado, sobre adro elevado a que se tem acesso por larga escadaria.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 16 - data rpovável da construção do imóvel; 1713, 26 Março - licença para nela ser oficiada missa pelo Bispo de Lamego; séc. 18, início - era administrador Manuel de Melo do lugar de Sangens; 1988. junho - Despacho de homologação da classificação como Imóvel de Interesse Público; 2009, 23 outubro - o processo de classificação caduca nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, publicado nesta data.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Granito, cimento, madeiras, talha policromada, reboco no interior.

Bibliografia

COSTA, M. Gonçalves da, História do Bispado e Cidade de Lamego, vol. IV, Lamego, 1984; DUARTE, Joaquim Correia, Resende e a sua História, vol. I e II, Resende, 1994, 1996

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Sec. Estado da Administração Local / Governo Civil de Viseu / C. M. de Resende / Junta de Freguesia de Resende: 1994 - recuperação dos telhados, fachadas e restauro do interior.

Observações

Autor e Data

João Carvalho 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login