Igreja Paroquial de Valverde / Igreja de São Miguel

IPA.00007043
Portugal, Castelo Branco, Fundão, União das freguesias de Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais baixa e estreita, sacristia e anexo. Volumes definidos por cunhais apilastrados e remate em cornija e beiral. Fachada principal com portal de verga recta, encimado por janela e remate em empena.
Número IPA Antigo: PT020504290052
 
Registo visualizado 441 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais baixa e estreita, sacristia e anexo. Em volume isolado, de disposição na vertical, torre sineira. Volumes articulados de disposição na horizontal. Cobertura em telhado de duas águas na nave, anexo e capela-mor, e uma água na sacristia. Volumes rebocados e pintados a branco implantados sobre embasamento proeminente. Fachada principal orientada com pilastras de aparelho isódomo coroadas por pináculos. Ao centro, portal de duas folhas com bandeira, lintel em arco abatido com pedra de fecho e impostas salientes, coroado por frontão curvo interrompido. Encima o portal, janela gradeada com perfil em arco perfeito. Remate da fachada em beiral e cornija coroada por cruz sobre plinto. Fachada em beiral e cornija coroada por cruz sobre plinto. Fachada N. com volumes definidos por pilastras com aparelho isódomo coroadas por pináculos. No volume da nave, porta de duas folhas com lintel em arco abatido coroado por cornija simples e uma janela gradeada com lintel e soleira em arco abatido. Na sacristia, porta de duas folhas e janela de rampa, ambos os vãos com lintéis rectos. Remate da fachada com beiral e cornija. Fachada O. cega com três panos limitados por pilastras com aparelho isódomo e um cunhal, correspondentes aos volumes da capela-mor, sacristia e anexo. Pilastras que definem o volume da capela-mor coroadas por pináculos. Volume da sacristia e capela-mor rematadas por empena angular e cornija, e, no volume do anexo, remate em beiral e cornija. Fachada S. com dois panos limitados por pilastras com aparelho isódomo correspondentes aos volumes da nave e anexo. Pilastras da nave coroadas por pináculos e as do anexo por plintos. Volume do anexo com uma janela gradeada com lintel e soleira em arco perfeito. No volume da nave, porta de duas folhas com lintel em arco abatido coroado por frontão curvo interrompido, e uma janela gradeada com lintel e soleira em arco perfeito. Remate dos volumes em beiral e cornija na nave e empena angular no anexo. Volume da torre sineira de planta quadrada, rebocado, cunhais em granito com aparelho isódomo coroados por pináculos. Vãos com lintéis em arco perfeito. No adro situa-se um cruzeiro em granito com a data de 1711.

Acessos

Rua do Adro

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, isolado. Localiza-se num espaço amplo com adro elevado e calcetado. No adro situa-se um cruzeiro em granito com a data de 1711. Próximo localiza-se o cemitério.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese da Guarda)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1320, 23 maio - bula do Papa João XXII concedendo a D. Dinis, por três anos, para subsídio de guerra contra os mouros, a décima de todas as rendas eclesiásticas do reino, sendo a igreja taxada em 20 libras; integra o termo da Covilhã e bispado da Guarda; séc. 18 - edificada a Igreja; 1711 - data do cruzeiro existente no adro; 1758 - referência à Igreja nas Memórias Paroquiais.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Reboco, granito, madeira, ferro, telha lusa.

Bibliografia

Silva, Joaquim Candeias, O concelho do Fundão através das Memórias Paroquiais de 1758, Fundão, Setembro de 1993.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DISD; CMF; Pároco de Valverde

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - o pároco possui projecto para ampliação da igreja na fachada orientada a N..

Autor e Data

Luis Castro 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login