Capela de Santa Luzia

IPA.00006976
Portugal, Braga, Amares, União das freguesias de Ferreiros, Prozelo e Besteiros
 
Arquitectura religiosa maneirista e neoclássica. Capela de planta longitudinal de nave única e capela-mor em eixo. Fachada principal com portal de verga recta, ladeada por duas pequenas janelas quadrangulares. Retábulo neoclássico de talha dourada e polícromada.
Número IPA Antigo: PT010301090014
 
Registo visualizado 248 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, de nave única e capela-mor rectangular, mais estreita, adossada em eixo. Volumes escalonados, com capela-mor mais baixa, de dominante horizontal. Coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas de granito, em aparelho "incertum", com embasamento aparente pintado de branco, pilastras toscanas nos cunhais, coroadas por altos pináculos piramidais, rematesapercorridas por cornija, com cruzes de secção quadrangular, sobre acrotério, das empenas. Fachada principal orientada, com portal de verga recta ladeado por duas janelas quadrangulares gradeadas e encimado por cornija recta sobrepujada por inscrição, a qual está ladeada por duas pedras com a cruz de malta. As fachadas laterais apresentam, a N. porta de verga recta na nave e janela rectangular na capela-mor, e a S. janela rectangular na nave e outra idêntica na capela-mor. Fachada posterior cega. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco. Nave coberta por abóbada de berço de madeira envernizada e pavimento em tijoleira vermelha com corredor central em tijoleira branca. Coro-alto de madeira, com balaustrada e escada de acesso do lado da Epístola. Arco triunfal de volta perfeita, sobre pilastras com mísulas salientes. Capela-mor sobreelevada, com dois degraus em pedra, cobertura idêntica à da nave e pavimento de tijoleira coberto por alcatifa. Retábulo-mor de talha dourada e policromada a branco, rosa e cinza, de planta recta, um só eixo, rematado por cornija recta, com ornatos de dentículos, coroada por espaldar com motivo vegetalista, ao centro, e ladeado por urnas. Nicho recortado, com imagens do orago, enquadrado por colunas de ordem coríntia, demarcadas no terço inferior por estrias. Altar recto.

Acessos

Lugar de Vasconcelos

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, junto à Torre e Honra de Vasconcelos (v. PT010301090005), num largo empedrado, fronteiro à estrada que serve as povoações da freguesia.

Descrição Complementar

INSCRIÇÕES: "ESTA CAPELA HE SAG / RADA E SECUNDA VES RE / EDIFICADA TEM RELIQUI / AS NO ALTAR INDVLG".

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - Reedificação da capela; séc. 19 - colocação do retábulo-mor.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura e elementos decorativos em granito; portas, coro-alto, tectos e retábulo, em madeira; pavimentos de tijoleira; ferro nas grades das janelas; cobertura exterior de telha de canudo.

Bibliografia

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Comissão de Festas: 1997 - obras de beneficiação geral da capela.

Observações

Autor e Data

António Dinis 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login