Casa na Rua de São Geraldo, n.º 51

IPA.00006970
Portugal, Braga, Braga, União das freguesias de Braga (Maximinos, Sé e Cividade)
 
Casa barroca, de planta rectangular, simples, de dois pisos. Fachada principal virada à rua, rematada por cornija com beiral muito saliente. É ritmada por vãos simples em arco abatido, com janelas de sacada no segundo piso e mísulas volutadas nas varandas. Interior com acesso principal através de vestíbulo que comunica com escadaria de pedra. Excelente trabalho de cantaria das mísulas das varandas e do ferro das suas guardas.
Número IPA Antigo: PT010303070034
 
Registo visualizado 305 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta rectangular, com um corpo simples e cobertura única em telhado de duas águas. Edifício de dois registos, com fachada principal, a E., voltada à rua, rebocada e pintada de branco e cinzento, com embasamento aparente pintado de branco, enquadrada por pilastras toscanas e rematada por cornija de pedra, estriada, sob beiral saliente. É rasgada por vãos de verga recta em arco abatido, dispostos simétricamente. No primeiro registo, porta e quatro janelas gradeadas, e no segundo, cinco janelas de sacada, com guardas de ferro e varandas assentes em mísulas volutadas. A encimar e a ladear a janela central encontram-se letreiros "SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE BRAGA" e "CRECHE RAINHA DONA LEONOR". Fachada posterior a O., de dois registos, com reboco fruste e pintura a ocre, rematada por beiral. Dois panos, sendo o da esquerda composto por dois largos vãos, um em cada registo, com grande balcão destacado, formado um terraço ao nivel do segundo registo. O pano da direita é composta por duas portas rectangulares com vidros, no primeiro registo e duas largas portas-janelas no segundo , ao qual se acede por escada de pedra de um lanço até ao patamar abrindo-se, seguidamente, em dois divergentes. INTERIOR com espaçoso vestíbulo lajeado, com três vãos, dois de arco abatido e um rectangular à direita, possuindo três degraus o central, que conduz ao segundo piso. Os outros dois servem de ligação a salas, escritório, cozinha e lavandaria. No piso superior, a que se acede por escada de pedra situa-se o berçário, refeitório e sala de jogos. As janelas interiormente possuem conversadeiras.

Acessos

Rua de São Geraldo nº 51; Rua 25 de Abril

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 95/78, DR, I Série, nº 210 de 12 setembro 1978 *1

Enquadramento

Urbano, com a fachada principal à face da Rua de S. Geraldo, antiga Rua dos Pelames, e adossado de N. e S. a outros imóveis. Possui nas traseiras um comprido quintal, ajardinado, com um poço coberto, com acesso para a Rua 25 de Abril, onde foi instalado um novo corpo rectangular.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Educativa: jardim de infânci

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18, 2ª metade - construção da casa, no espaço antes ocupado por duas casas de dois sobrados, seiscentistas; 1993 - a Câmara Municipal de Braga, sua proprietária, entregou a casa, em ruínas, à Santa Casa da Misericórdia de Braga, como parte da paga de terrenos que lhe haviam sido expropriados na zona dos Granjinhos; 1996 / 1998 - recuperação da casa e sua adaptação a creche; 1998, Maio - Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Arcebispo Primaz D. Eurico Dias Nogueira presidiu à inauguração da Creche, denominada Rainha Dona Leonor, sendo ocupada de imediato por crianças que frequentavam a Creche Nevarte Gulbenkian.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura, elementos decorativos e pavimento do vestíbulo em granito; pavimentos, tectos, portas e janelas, em madeira; guardas das varandas e grades das janelas, em ferro; pavimento da cozinha em mosaico; cobertura exterior em telha de canudo.

Bibliografia

Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado. Distrito de Braga, Lisboa, 1993, p. 23.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID

Documentação Fotográfica

DREMN: DGEMN, DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

SCMB: 1996 / 1998 - recuperação da estrutura que se encontrava em estado de ruína; remodelação do seu interior, adaptando-o à nova utilização; construção, no quintal, de um anexo com três salas para crianças; transformação da restante área de quintal em parque infantil e jardim.

Observações

*1 - DOF: "Casa números 51-55, da Rua dos Pelames ( S. Geraldo)".

Autor e Data

António Dinis / Ana Pereira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login