Capela de São Tiago

IPA.00006904
Portugal, Viana do Castelo, Monção, Barbeita
 
Arquitectura religiosa, tardo-gótica. Capela tardo-gótica de planta longitudinal, composta por galilé aberta e capela, quadrangulares e contrafortadas, com cobertura em abóbada de cruzamento de ogivas com interessante decoração nas mísulas de suporte e bocetes. A capela com galilé aberta por 3 arcos plenos representa um exemplar original da arte rural minhota, dadas as suas particulares características estruturais, marcando a transição do gótico para a renascença. A capela de Nossa Senhora da Assunção, também em Barbeita, erigida posteriormente, demonstra uma forte influência, na estrutura, embora não apresente galilé. Utilização de diferentes tipos de vãos: plenos chanfrados na galilé e apontado mas também chanfrado na capela. As mísulas que suportam o arranque dos feixes das ogivas apresentam interessante decoração renascentista, destacando-se as da capela que denotam alguma influência mudéjar. Os bocetes da abóbada apresentam elegante decoração.
Número IPA Antigo: PT011604040016
 
Registo visualizado 326 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta por capela e galilé quadrangulares, com cobertura única em telhado de quatro águas. Fachadas em cantaria, em fiadas pseudo-isódomas, apresentando alguns silhares siglados, percorridas por embasamento saliente, cornija pronunciada, de várias molduras sobrepostas, contrafortes nos vértices e na união dos dois corpos, de capeamento escalonado. A fachada principal, orientada a O., é rematada, ao nível do telhado, por sineira, de uma ventana, de arco apontado. Galilé com três vãos em arco pleno, chanfrado, sobre colunas embebidas, assentes em bases constituídas por dois toros e uma escócia, sendo rematas por capitéis. Pavimento em lajes graníticas e cobertura pétrea em abóbada de cruzamento de ogivas, decorada nos bocetes com motivos vegetalistas enquadrando cruz de Cristo no fecho central, estando suportada por mísulas, inseridas nos ângulos, decoradas com temas vegetalistas e geométricos. Capela com portal, em arco apontado e chanfrado, cerrado por portão de madeira e rede. INTERIOR em cantaria, em fiadas pseudo-isódomas, com mesa de altar pétrea, sobrelevada, e nicho inscrito na parede E., em arco abatido, cerrado por vidraça. Pavimento em lajes graníticas e cobertura pétrea em abóbada de cruzamento de ogivas, com decoração idêntica à da galilé, estando suportadas por mísulas inseridas nos ângulos.

Acessos

Lugar de Santiago

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado, na periferia de Barbeita, integração harmónica, em largo lajeado e arborizado, posicionado inferiormente à EM Barbeita - Merufe que corresponde a um caminho velho que do vale do Minho conduzia às terras de Valdevez.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1569 - Álvaro Afonso e sua mulher, Grimanesa Pereira, senhores do morgado de Barbeita, mandaram construir a capela, tendo apresentado petição para o efeito em 18 de Outubro, e tendo sido despachado favoravelmente pelo licº Manuel Sardinha, vigário geral do arcebispo D. Frei Bartolomeu dos Mártires, em 17 de Novembro do mesmo ano; 2005, 29 agosto - despacho de abertura do processo de classificação do Presidente do IPPAR; 2009, 23 outubro - caduca o processo de classificação conforme o Artigo n.º 78 do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n.º 206, alterado pelo Decreto-Lei n.º 265/2012, DR, 1.ª série, n.º 251 de 28 dezembro 2012, que faz caducar os procedimentos que não se encontrem em fase de consulta pública.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Estrutura em cantaria, sineira em cantaria, cobertura em madeira telhada, mesa de altar em pedra, pavimentos em lajes graníticas, porta de madeira e rede, nicho envidraçado.

Bibliografia

DIONÍSIO, Santana (dir.), Guia de Portugal. IV Entre Douro e Minho - II Minho, Lisboa, s/d, p. 1094; ALVES, Lourenço, Do Gótico ao Manuelino. II - Monumentos religiosos, Caminiana, 10, Caminha, 1984, p. 72 - 73; MARQUES, José, A Capela Aberta de S. Tiago de Barbeita - Monção, sep. do Arquivo do Alto Minho, 3ª série, 28, Viana do Castelo, 1987; ALMEIDA, Carlos Alberto Ferreira de, Alto Minho, Lisboa, 1987, p. 175.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

D. Álvaro Afonso e sua mulher, Grimanesa Pereira mandaram construir igualmente, e na mesma época, a Capela de São Sebastião, também em Barbeita.

Autor e Data

Paulo Amaral 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login