Núcleo de Arte Rupestre do Alto da Bulha

IPA.00006861
Portugal, Guarda, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de Foz Côa
 
Sítio pré e proto-histórico. Arte rupestre ao ar livre. Núcleo com gravuras de motivos paleolíticos zoomórficos naturalistas e proto-históricos de motivos incisos antropomórficos e zoomórficos semi-esquemáticos. Prolongando o conjunto gravado que se inicia a jusante, representa um dos mais significativos núcleos de arte rupestre proto-histórica em termos de número de motivos e rochas gravadas.
Número IPA Antigo: PT010914170047
 
Registo visualizado 81 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Sítio  Sítio pré e proto-histórico  Arte rupestre      

Descrição

Núcleo inventariado sem que tenha sido ainda objecto de estudo sistemático, constituído por duas rochas de xisto ostentando painéis verticais que serviram de base à gravação de motivos num dos casos de zoomorfos naturalistas representando três cervídeos ou capríneos de pequenas dimensões, a traço filiforme múltiplo, desenhando o contorno e preenchendo o interior da figura. Há um conjunto importante de linhas que se associam a estas figuras e que poderão vir a ser interpretadas como novas figuras ou como sinais. Numa outra rocha foram identificados motivos antropomórficos e zoomórficos semi-esquemáticos incisos ( CNART, 1999 ).

Acessos

EM Vila Nova de Foz Côa - Foz do Côa. Não é visitável em esquema de visita organizada pelo Parque Arqueológico Vale do Côa. UTM: M-657.4, P-4549.5; Fl. 141

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto n.º 6/2013, DR, 1ª série, n.º 86, de 06 de maio 2013; Incluído no Conjunto dos Núcleos de Arte Rupestre do Vale do Côa (v. PT010914170042)

Enquadramento

Rural e harmonioso, em continuidade com o núcleo designado Vale de José Esteves (v. PT0109141704 ) de que constitui prolongamento para montante. Ocupa o topo da encosta E. de uma elevação cuja vertente N. é banhada pelas águas do Douro, imediatamente a jusante da embocadura do rio Côa. A paisagem é dominada por socalcos já não agricultados e, em fundo, socalcos ocupados por vinhedos que galgam até às cumeadas de contorno ondulado e suave. Os xistos compõem o substracto rochoso.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Pré-história / Proto-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Paleolítico Superior - gravação de motivos zoomórficos naturalistas; Idade do Ferro - gravação de motivos incisos, antropomórficos e zoomórficos semi-esquemáticos.

Dados Técnicos

Gravuras obtidas por incisão.

Materiais

Xisto.

Bibliografia

CNART ( Centro Nacional de Arte Rupestre ), Inventário da arte rupestre do Vale do Côa, 1999 ( informatizado, não publicado ); http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/16004552 [consultado em 2 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

CNART

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CNART; Imagens gentilmente cedidas pelo Centro Nacional de Arte Rupestre

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1996 - identificação do núcleo pelo Centro Nacional de Arte Rupestre que inicia o seu estudo; o Parque Arqueológico Vale do Côa, em colaboração com o Centro Nacional de Arte Rupestre, desenvolve um projecto de monitorização e conservação dos painéis gravados.

Observações

O conjunto dos núcleos com gravuras rupestres no baixo Vale do Côa foi classificado como Património Mundial encontrando-se este núcleo em fase de preparação da classificação como Monumento Nacional. Não é possível determinar a área do núcleo por não ter sido ainda objecto de estudo sistemático.

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login