Núcleo de Arte Rupestre do Vale do Forno

IPA.00006860
Portugal, Guarda, Vila Nova de Foz Côa, Vila Nova de Foz Côa
 
Sítio pré e proto-histórico. Arte rupestre ao ar livre. Gravuras de motivos incisos antropomórficos e zoomórficos semi-esquemáticos. Representações de carácter tosco e rude no contexto da arte rupestre proto-histórica do Baixo Côa e Douro Superior (CNART, 1999).
Número IPA Antigo: PT010914170045
 
Registo visualizado 80 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Sítio  Sítio pré e proto-histórico  Arte rupestre      

Descrição

Núcleo identificado e inventariado, sem que tenha sido ainda objecto de estudo, é definido como um conjunto de quatro rochas cujos painéis de xisto serviram de suporte à gravação de motivos filiformes representando antropomorfos e zoomorfos semi-esquemáticos.

Acessos

EN 222 ( Vila Nova de Foz Côa - Castelo Melhor ), junto à Ponte do Côa, na margem esquerda, caminho rural em direcção O.. Não é visitável em esquema de visita organizada pelo Parque Arqueológico Vale do Côa e o acesso é difícil e condicionado. UTM: M-657.8, P-4549.1; Fl. 141

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto n.º 6/2013, DR, 1ª série, n.º 86, de 06 de maio 2013; Incluído no Conjunto dos Núcleos de Arte Rupestre do Vale do Côa (v. PT010914170042)

Enquadramento

Rural e isolado, ribeira tributária do rio Côa, na sua margem esquerda, próximo da embocadura no Douro. O núcleo situa-se para montante da ribeira, numa área resguardada, aberta a nascente. Sobem as encostas muros de delimitação de propriedades outrora agricultadas. Junto à linha de água algumas pequenas hortas ainda em exploração dão uma nota de cor contrastante com os tons do xisto e da vegetação rasteira que compõem a paisagem.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Proto-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Época do Ferro - gravação de motivos incisos, antropomórficos e zoomórficos semi-esquemáticos.

Dados Técnicos

Gravuras obtidas por incisão.

Materiais

Xisto.

Bibliografia

CNART ( Centro Nacional de Arte Rupestre ), Inventário da arte rupestre do Vale do Côa, 1999 ( informatizado, não publicado ); http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/16004552 [consultado em 2 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

CNART

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CNART; Imagens gentilmente cedidas pelo Centro Nacional de Arte Rupestre

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1996 - inventariação do núcleo pelo Centro Nacional de Arte Rupestre; o Parque Arqueológico Vale do Côa, em colaboração com o Centro Nacional de Arte Rupestre, desenvolve um projecto de monitorização e conservação dos painéis gravados.

Observações

O conjunto dos núcleos com gravuras rupestres no baixo Vale do Côa foi classificado como Património Mundial encontrando-se este núcleo em fase de preparação da classificação como Monumento Nacional. Não é possível determinar a área por não ter sido ainda objecto de estudo sistemático.

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login