Núcleo de Arte Rupestre da Canada da Moreira

IPA.00006844
Portugal, Guarda, Vila Nova de Foz Côa, Castelo Melhor
 
Sítio pré e proto-histórico. Arte rupestre ao ar livre. Motivos incisos antropomórficos, zoomórficos semi-esquemáticos e armas, com composição de cenas. A figuração de alguns cavaleiros segurando a arreata e que testemunham o aparelhamento das montadas.
Número IPA Antigo: PT010914020044
 
Registo visualizado 66 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Sítio  Sítio pré e proto-histórico  Arte rupestre      

Descrição

Núcleo apenas inventariado sem que tenha sido objecto de estudo, constituído por um conjunto de rochas com representações de figuras incisas antropomórficas correspondendo a cavaleiros armados com lanças sobre cavalos semi-esquemáticos. Os cavaleiros, também semi-esquemáticos, são definidos por cabeças redondas desproporcionalmente grandes e erguem o braço segurando a arma. Os cavalos são representações pouco proporcionadas, filiformes, com pescoço alongado e apenas duas pernas, uma frontal e uma posterior. Trata-se de um conjunto com figuras que ostentam os atributos fundamentais que permitem atribuir-lhes uma cronologia segura mas que são, relativamente a outros conjuntos, menos cuidadas ( CNART, 1999 ).

Acessos

A partir da EN 222 ( Vila Nova de Foz Côa - Castelo Melhor ), próximo do Km 214 estradão em terra batida por c. de 500m e acesso sem caminho. Não é visitável em esquema de visita organizada pelo Parque Arqueológico Vale do Côa; acesso condicionado. UTM: M-661.2, P-4547.8; Fl. 141

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto n.º 6/2013, DR, 1ª série, n.º 86, de 06 de maio 2013; Incluído no Conjunto dos Núcleos de Arte Rupestre do Vale do Côa (v. PT010914170042)

Enquadramento

Rural, isolado e agreste, na margem direita de uma pequena ribeira tributária do rio Douro que se avista muito próximo. O relevo é suave, o coberto vegetal integra oliveiras e amendoeiras esparsas e vegetação rasteira. As vertentes não agricultadas convidam ao aproveitamento de recursos silvestres que um colmeal testemunha.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Proto-história

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Época do Ferro - gravação de motivos incisos, antropomórficos e zoomórficos semi-esquemáticos, atendendo aos atributos das figuras, cavaleiros montados com armas características desta cronologia.

Dados Técnicos

Gravuras obtidas por incisão.

Materiais

Xisto.

Bibliografia

CNART ( Centro Nacional de Arte Rupestre ), Inventário da arte rupestre do Vale do Côa, 1999 ( informatizado, não publicado ); http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/16004552 [consultado em 2 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

CNART

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CNART; Imagens gentilmente cedidas pelo Centro Nacional de Arte Rupestre

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Inventariação do núcleo pelo Centro Nacional de Arte Rupestre. O Parque Arqueológico Vale do Côa em colaboração com o Centro Nacional de Arte Rupestre desenvolve um projecto de monitorização e conservação dos painéis gravados.

Observações

O conjunto das gravuras rupestres do Vale do Côa foi classificado como Património Mundial encontrando-se este núcleo em fase de preparação da classificação como Monumento Nacional. Não é possível determinar a área do núcleo por não ter sido ainda objecto de estudo sistemático.

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login