Núcleo de Arte Rupestre da Canada do Amendoal

IPA.00006843
Portugal, Guarda, Vila Nova de Foz Côa, Castelo Melhor
 
Sítio pré-histórico. Arte rupestre paleolítica de ar livre. Gravuras incisas de motivos zoomórficos naturalistas. Núcleo com motivos gravados de pequena dimensão (CNART, 1999).
Número IPA Antigo: PT010914020043
 
Registo visualizado 70 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Sítio  Sítio pré e proto-histórico  Arte rupestre      

Descrição

Núcleo apenas inventariado sem que tenha sido objecto de estudo, foi identificada até ao momento uma única rocha com gravuras rupestres. Os motivos, orientados a SE., integram um pequeno conjunto de zoomorfos naturalistas, representando cervídeos, a traço filiforme e múltiplo, traços que preenchem quase todo o interior do corpo. As figuras são de pequenas dimensões ( CNART, 1999 ).

Acessos

EN 222 ( Vila Nova de Foz Côa - Castelo Melhor ), a E. da ponte sobre o Côa, estradão em terra batida até próximo do local. Não é ainda visitável em esquema de visita organizada pelo Parque Arqueológico Vale do Côa. UTM: M-659.3, P-4546.9; Fl. 141

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional, Decreto n.º 6/2013, DR, 1ª série, n.º 86, 06 de maio 2013; Incluído no Conjunto dos Núcleos de Arte Rupestre do Vale do Côa (v. PT010914170042)

Enquadramento

Rural e isolado, pequena ribeira tributária do rio Côa na sua margem direita. A paisagem envolvente está hoje fortemente marcada pelas obras que conduziriam ao aproveitamento hidroeléctrico das águas do Côa, entretanto interrompidas no processo que conduziria à criação do Parque Arqueológico. Ao substracto xistoso associa-se esparsa vegetação rasteira que irrompe entre os cortes e acessos rasgados nas vertentes. Palco das mais poderosas movimentações de terras, testemunhadas pelas saibreiras e pelos escombros, a foz desta ribeira marca o local onde assentaria o paredão da barragem. Num breve prazo, que se estima um triénio, este núcleo, localizado na parte média do vale, na margem esquerda da ribeira, ficará fronteiro ao Museu do Côa.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Não aplicável

Utilização Actual

Não aplicável

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Paleolítico

Arquitecto / Construtor / Autor

Não aplicável

Cronologia

Paleolítico Superior - gravação de motivos incisos zoomórficos naturalistas.

Dados Técnicos

Gravuras obtidas por incisão.

Materiais

Xisto.

Bibliografia

CNART ( Centro Nacional de Arte Rupestre ), Inventário da arte rupestre do Vale do Côa, 1999 ( informatizado, não publicado ); http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/16004552 [consultado em 2 janeiro 2017].

Documentação Gráfica

CNART

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CNART; Imagens gentilmente cedidas pelo Centro Nacional de Arte Rupestre

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Inventariação do núcleo pelo Centro Nacional de Arte Rupestre; O Parque Arqueológico Vale do Côa em colaboração com o Centro Nacional de Arte Rupestre desenvolve um projecto de monitorização e conservação dos painéis gravados.

Observações

O conjunto das gravuras rupestres do Vale do Côa foi classificado como Património Mundial encontrando-se este núcleo em fase de preparação da classificação como Monumento Nacional. Está previsto que o grande rasgão aberto na encosta da margem esquerda para receber o paredão da barragem, venha a ser aproveitado para a construção do Museu do Parque do Côa. O projecto prevê o arranjo paisagístico das encostas. As áreas do núcleo ainda são possíveis de determinar por não ter sido ainda objecto de estudo sistemático.

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login