Casa de Santa Maria

IPA.00006790
Portugal, Lisboa, Cascais, União das freguesias de Cascais e Estoril
 
Casa abastada de veraneio, ecléctica, seguindo o estilo da «casa portuguesa», de Raul Lino, constituída por 3 corpos baixos de diferente volumetria, um deles com torrezinha adossada de 2 pisos, subindo acima da linha dos telhados, telheiros resguardando uma porta de acesso e algumas janelas, azulejos enquadrando portas e janelas, revestindo a platibanda e o coruchéu da torrezinha; vãos neo-góticos no alçado E. e no piso superior da torre. A casa actual englobou a anterior habitação, de 1 piso e sótão, que corresponde à secção N. do corpo central.
Número IPA Antigo: PT031105030030
 
Registo visualizado 403 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta composta pela justaposição de 3 rectângulos de diferentes dimensões; volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas e coruchéu de 4 águas. Fachada principal virada a S., de 1 piso e 5 panos delimitados por pilastras e rasgados por janelas rectangulares molduradas; o pano central remata num frontão interrompido, centrado por vaso balaústre, os panos laterais são encimados por platibandas simétricas, com frontões triangulares e pináculos na linha das pilastras; a fachada prolonga-se para E. pelo muro que envolve o jardim, rasgado na extremidade por portão e continuando para N. até ao limite do jardim; para O. por muro rasgado por janela em arco quebrado encimada por sineira e por portão coroado por frontão triangular, de acesso a um pequeno pátio. As fachadas dos corpos laterais vislumbram-se para lá destes muros: a O. uma torrezinha de 2 pisos, no qual se rasga a porta principal e janelas em arco quebrado resguardadas por pequenos telheiros no piso superior; a E. um corpo de 1 piso antecedido por alpendre, com acesso por escada. Fachada E. de 1 piso rasgado por janelas de recorte neo-gótico. Azulejos em azul e amarelo sobre branco, com motivos vegetalistas rodeando vasos e cartelas enquadram portas e janelas e revestem a platibanda e o coruchéu da torre. Interior - várias divisões abrindo para um corredor que percorre a casa; no corpo O. 2 salas intercomunicantes, uma delas com uma lareira em mármore neo-barroca; a casa de jantar e um «fumoir» anexo, com janela com vitral, ocupam o corpo E.; no corpo central, a cozinha, os quartos e casas de banho; anexo a um dos quartos um oratório com um vitral com a representação da padroeira. Azulejos de Rafael Bordalo Pinheiro, de temática naturalista numa das casas de banho, neo-árabes na cozinha; silhares de azulejos em azul e branco, neo-barrocos, no pátio e no oratório.

Acessos

Travessa Visconde da Luz, n.º 16 a 18. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,698746; long.: -9,422540

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Deliberação da Assembleia Municipal de Cascais de 19 abril 2005, Boletim Municipal de 12 agosto 2005

Enquadramento

Urbano, encosta, adossada. A casa do lado N. e E. é rodeada por jardim vedado da rua por muro, centrado por tanque em cantaria e com silhar de azulejos setecentistas (1ª metade), representando uma caçada, na parede do jardim.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITETO: Guilherme Gomes (1922).

Cronologia

1881 - por morte de João Vicente, a primitiva casa cabe em partilhas a sua filha, Matilde da Conceição; 1886 - Matilde da Conceição vende a casa a Alfredo Augusto Pires; na escritura de venda é descrita como «uma casa térrea com pateo e quintal»; 1889 - por morte de Alfredo Augusto Pires a casa passa em herança a seu neto, Luís Alfredo Pires Cardim; a sentença de partilhas descreve-a como «uma morada de casas de altos e baixos, uma piquena adega, pateo, varanda, um quintal com árvores de fruto»; 1915, 15 de Junho - data da inscrição na Conservatória da compra da casa por Ângela de Andrade Dias da Silva; 1922 - José Lino, proprietário na altura, para ampliação, englobando o anterior, dentro do rectângulo central, encomenda o projecto da nova casa ao arquitecto Guilherme Gomes *1; 2003, 15 maio - Despacho de encerramento do processo de classificação do edifício pelo presidente do IPPAR.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria de pedra e tijolo, rebocada e pintada a branco; tabique em algumas paredes internas; coberturas em telha marselha e azulejo; azulejo em revestimentos murais.

Bibliografia

Sentença de partilhas, 1881; Escritura de venda, 1886; Sentença de partilhas, 1889; Inscrição Predial, 1915, Arquivo de Maria Carolina de Azevedo e Silva, Cascais; SILVA, Raquel Henriques da, Cascais, Lisboa, 1988.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - o arquitecto Guilherme Gomes é também o autor da casa dos Condes de Monte Real, na Avenida D. Carlos I, em Cascais, projectada em 1920.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login