Capela de Nossa Senhora do Livramento

IPA.00006780
Portugal, Santarém, Santarém, Pernes
 
Arquitectura religiosa. Capela de empena triangular e sineira, inicialmente antecedida por alpendre; espaço interior unificado.
Número IPA Antigo: PT031416140094
 
Registo visualizado 423 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta composta por 2 rectângulos de diferentes dimensões, a capela e uma sacristia. Volumes escalonados com cobertura diferenciada em telhados de 2 águas sobre a capela, a tribuna e a sacristia (estes 2 últimos mais baixos). Fachada principal virada a O., com frontão triangular rematado por aletas e cruz no vértice, ladeada por cunhais apilastrados, com pequena sineira apoiada no cunhal esquerdo; portal axial moldurado de verga recta encimado por óculo. Nas fachadas laterais o espesso paramento murário interrompe-se no último terço de altura para dar lugar a contrafortes, entre os quais se rasgam frestas; à fachada N. adossa-se o volume mais baixo da sacristia, com empena triangular rematada por cruz, rasgada lateralmente por porta rectangular. No alçado posterior o volume mais baixo da tribuna, com empena triangular e cunhais apilastrados, repetindo a modinatura da fachada da nave, rasgada por óculo abaixo da empena. INTERIOR: espaço unificado com tecto em madeira de um plano, sem delimitação do espaço reservado ao altar-mor; a porta de acesso é enquadrada por arco em tijolo; nas paredes laterais 2 arcos em tijolo entaipados servem de moldura a pinturas murais recentes, representando a romaria a Nossa Senhora do Livramento. Um púlpito com antepara de balaústres de madeira e base em pedra adossa-se no alçado N.; na base a inscrição: «A 12 de Outubro da era de 1711». Na parede oposta à entrada rasga-se arco com verga de perfil rebaixado e pilastras toscanas laterais; nele encaixa-se um retábulo em madeira, com colunas torsas enquadrando a tribuna, com uma imagem recente da padroeira.

Acessos

E.N. 3, à saída de Pernes na direcção de Torres Novas, por estrada particular do lado direito.

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, planalto. Implantada num planalto oposto à colina onde se desenvolveu a povoação de Pernes, na margem esquerda do rio Alviela.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1550 - construção da capela, segundo Pinho Leal, "por um individuo d'aqui, que militou na India, d'onde consta que trouxe a imagem da padroeira"; 1711, 12 de Outubro - data assinalada na base do púlpito; em data desconhecida a capela sofreu obras de reconstrução, sendo então subidas as paredes laterais e aumentando-se o espaço da nave pela integração do espaço do alpendre; 1875 - nesta data Pinho Leal faz a seguinte descrição da capela: "Fora da porta principal da ermida, ha um alpendre ou galilé, de abobada, suspenso em seis columnas de pedra."; 2003, 15 maio - Despacho de encerramento do processo de classificação pelo presidente do IPPAR.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra e tijolo, rebocada e pintada a branco. Cantaria em molduras e portais. Coberturas em telha cerâmica. Pavimento em tijoleira e cantaria. Tecto da nave em madeira.

Bibliografia

PINHO LEAL, Augusto Soares d'Azevedo Barbosa de, Portugal Antigo e Moderno, Diccionario Geographico, Estatístico, Chorographico, Heráldico, Archeologico, Histórico, Biographico e Etymologico, Vol. 6º, Lisboa, 1875

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Isabel Mendonça 1999

Actualização

Cecília Matias 2005
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login