Casa Pequito Rebelo

IPA.00006770
Portugal, Santarém, Mação, União das freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira
 
Casa oitocentista composta por vários corpos adossados de diferente volumetria e remates distintos - em platibanda, em frontão ou em água-furtada ladeada por aletas. Utilização simultânea de elementos decorativos de gosto neo-medieval e de gosto clássico. O paramento exterior e alguns dos paramentos do interior apresentam curiosas pinturas de fingidos repetindo padrões de azulejos contemporâneos.
Número IPA Antigo: PT021413060014
 
Registo visualizado 151 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa    

Descrição

Planta irregular composta por vários rectângulos adossados em «L» rodeando um jardim. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas e três águas. Fachada principal virada a S. composta por quatro corpos de diferente volumetria, separados por pilastras: o primeiro e o terceiro de dois pisos rematados por platibanda de balaústres de faiança, com urnas sobre acrotérios nas extremidades; o segundo de três pisos coroado por frontão triangular; o quarto, mais estreito, de dois pisos e água-furtada ladeada de aletas; os dois corpos mais baixos são simetricamente rasgados por vãos rectangulares de verga adintelada, com portas-janelas balconadas no piso superior; o corpo de três pisos é rasgado no piso térreo por porta de verga em asa de cesto e pilastras toscanas, a que se sobrepõem portas-janelas com balcões de sacadas em ferro, ladeadas por espelhos ovalados no primeiro piso e por janelas de vergas angulares no piso superior. No ângulo formado pela Rua Pina Falcão com a azinhaga lateral um corpo facetado de dois pisos, ladeado por pilastras de junta fendida, rasgado no piso térreo por porta ampla em posição axial, e um piso superior envidraçado, com janelas de verga em arco quebrado e varanda de sacada em ferro. A fachada lateral E. corresponde a um corpo de três pisos rasgados por janelas rectangulares, rematado por platibanda corrida; na fachada deste corpo virada para o jardim, as janelas, de verga semicircular, mostram molduras em tijolo. A E. e a N. anexos de serviços encimados por terraço com antepara em alvenaria e ferro forjado, rasgados por janelas e portão com molduras em tijolo. O paramento do piso térreo de todos os corpos do edifício é revestido por reboco imitando pedra *1.

Acessos

Rua Pina Falcão, n.º 21 a 21C; Azinhaga do Fraião; Rua Monsenhor Álvares de Moura

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, planalto e encosta. Implantada na principal via de circulação da povoação, a antiga Rua Grande, adossada a um edifício de um piso; a fachada lateral E. e um muro de vedação deitam para uma via secundária, o muro delimitador e anexos de serviços do lado N. para uma paralela à Rua Pina Falcão. Nas imediações a Igreja da Misericórdia e a Igreja Matriz de Mação (v. PT021413060008).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Privada: pessoal singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 19, 2.ª metade - data provável de construção.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra, rebocada e pintada a branco, com reboco imitando pedra no piso térreo. Cantaria em molduras e portais. Coberturas em telha cerâmica.

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - não foi possível o acesso ao interior.

Autor e Data

Isabel Mendonça 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login