Castelo da Sertã

IPA.00006746
Portugal, Castelo Branco, Sertã, Sertã
 
Castelo medieval, de montanha de planta irregular, adaptada ao terreno. Muralhas de xisto. No interior, possui torre quadrangular e igreja de nave única, com capela-mor mais estreita. Fachada principal em eixo e remate em empena.
Número IPA Antigo: PT020509120010
 
Registo visualizado 441 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Militar  Castelo    

Descrição

O acesso ao interior do castelo é assegurado por meio de caminho ladeado por duas habitações e limitado o castelo por portão em ferro. Castelo de cinco quinas apresentando as muralhas N. e O. livres de quaisquer edificações, encontrando-se as fachadas E. e S. integradas nas construções adossadas à edificação. As muralhas são em xisto argamassado. Encontram-se em alguns locais vestígios do primitivo piso, com pedra xistosa e em blocos de barro. Vestígios de uma torre de planta quadrangular, à qual se adossa a Igreja de São João Baptista, de nave única, capela-mor mais estreita e cobertura de duas águas. Fachada principal com portal de volta perfeita, assente em impostas salientes, com moldura de cantaria. Sobre este, janela com o mesmo perfil. Remate em empena e cornija. Fachadas laterais cegas, com remate em cornija. Alçado lateral direito com campanário de volta perfeita no volume da capela-mor.

Acessos

Rua do Castelo. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,806560; long.: -8,099464

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, num outeiro no interior da povoação. No seu interior localiza-se a Igreja de São João Baptista (v. PT020509120012).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Militar: castelo

Utilização Actual

Cultural e recreativa: marco histórico-cultural

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 10 (conjectural) / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

74 a.C. - uma lenda refere que o castelo foi edificado por Sertório, General Romano; séc. 10 - data provável da sua edificação; 1111 - D. Henrique terá ordenado a reedificação da vila e castelo; séc. 13 e 15 - referências à existência do castelo e ao seu bom estado de conservação *1; 1618 - existem referências informando que o castelo se conservava integralmente; 1642 - pedido dos Sertaginienses ao Rei para reparar o castelo; 1653 - os procuradores da Sertã pedem novamente ao Rei que mande reparar o castelo; 1730 - notícia de ruína em certas zonas do castelo; 1758 - dois troços da muralha encontravam-se completamente demolidos; 1791 - vestígios da torre e fortificação; 1860 - encontrava-se praticamente demolido; 1930 - nesta data já não existiam praticamente quaisquer vestígios; 1998 - efectuadas escavações arqueológicas; 1998, 8 de Setembro - abertura do processo de classificação; 1998 / 1999 - o castelo é reedificado.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma.

Materiais

Xisto, argamassa, ferro forjado.

Bibliografia

FARINHA, Padre António Lourenço, A Sertã e o seu concelho, Lisboa, 1930; BATATA, Carlos, Carta Arqueológica do Concelho da Sertã, Sertã, 1998; Roteiro Histórico, Sertã, 1998.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMS; IPPAR

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMS

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DSARH; CMS; IPPAR

Intervenção Realizada

CMS: 1999 - reedificação das muralhas do castelo, obras que, segundo informação da Câmara Municipal, estão a ser acompanhadas pelo IPPAR; consolidação estrutural e reformulação do interior; construção de um anfiteatro no topo sul.

Observações

*1 - no interior do recinto, existiam a Capela de S. João Baptista, cadeia, grande armazém e habitações. *2 - parte das cantarias da antiga estrutura foram utilizados no conserto da ponte da vila.

Autor e Data

Luis Castro 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login