Convento de Santo António / Convento da Sertã Hotel

IPA.00006729
Portugal, Castelo Branco, Sertã, Sertã
 
Convento franciscano capucho, composto por igreja de planta longitudinal com nártex, nave e capela-mor, dependências conventuais e claustro quadrangular. Fachada principal com vãos em eixo, composto por arco abatido de acesso ao nártex, encimado por janela e óculo e rematada em cornija. Alçados com cunhasi apilastrados e remate em cornija. Zona conventual evolui em dois pisos, rasgados por janelas de peitoril e de sacada. Claustro quadrado, definido por arcadas assentes em pilastras, no primeiro piso, a que correspondem, no segundo, janelas. Existência de pinturas murais na nave e capela-mor.
Número IPA Antigo: PT020509120008
 
Registo visualizado 412 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  Ordem de São Francisco - Franciscanos Capuchos (Província de Santo António)

Descrição

Planta longitudinal composta por nave, capela-mor mais estreita e baixa e dependências que conformam o claustro. Volumes articulados de disposição na horizontal com cobertura diferenciada em telhado de duas águas na nave e capela-mor e três e quatro águas nas dependências. Fachadas rebocadas e pintadas a branco com cunhais afirmados pintados a cor ocre. Fachada principal voltada a SE. limitada por pilastras, sendo a que conforma o volume da nave em pedra com aparelho almofadado, pintada, encimada por pináculo, com vão em arco abatido que permite o acesso a uma galilé com porta de duas folhas encimada por nicho. Sobre o vão, uma janela de rampa e um óculo, sendo o remate em empena com cornija e beiral. Fachada SO. com três janelas de rampa, uma na capela-mor e duas na nave. Igreja de nave única, coro-alto que descarrega sobre arco abatido com duas mísulas em granito. Do lado da Epístola, um púlpito em granito suportado por mísula. Arco triunfal de volta perfeita com impostas salientes em granito ladeado por dois nichos, ambos com lintéis em arco perfeito com impostas salientes, ostentando vestígios de pintura ornamental e a representação de dois santos. Na parede da capela-mor existem vestígios de pintura. Piso na nave e capela-mor em terra batida e tecto em abóbada de berço. CONVENTO tem na fachada SE. dois pisos, o primeiro com quatro janelas gradeadas, uma porta de duas folhas com lintel em arco abatido e impostas salientes e um postigo. Escada exterior de acesso ao segundo piso, rasgado por seis janelas, uma porta de acesso à escadaria exterior e três janelas de sacada em granito com guarda em ferro. Fachada NO. com dois pisos, o primeiro com seis janelas, duas gradeadas e uma porta, surgindo, no segundo piso, cinco janelas e duas de sacada em granito com guarda em ferro. Fachada NE. tem, no primeiro piso, duas janelas gradeadas e, no segundo, oito janelas. Os dois pisos, nos volumes das dependências, encontram-se definidos por friso pintado, e a maioria dos vãos são rectos, bem como, os remates das fachadas em beiral. Claustro quadrado com dois pisos, tendo cada tramo duas pilastras embebidas nos cantos e uma isolada. Arcos de volta perfeita com impostas salientes. No segundo piso, cada arco corresponde a uma janela com lintel recto. Alguns tectos são em abóbada de berço e de aresta em tijolo.

Acessos

Lugar da Carvalha. WGS84 (graus decimais) lat.: 39,801088, long.: -8,100040

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 322/2015, DR, 2.ª série, n.º 106 de 02 junho 2015

Enquadramento

Urbano, isolado num outeiro, junto à Ribeira da Sertã. Próximo localiza-se o Palácio da Justiça.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento masculino

Utilização Actual

Comercial e turística: hotel

Propriedade

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1635 - fundação do convento por Frei Cristóvão de São José; 08 Julho - lançada a primeira pedra pelo provincial da Ordem dos Frades Capuchos; 1636, 16 Maio - início dos trabalhos; 1878 - nesta altura o edifício pertencia à Câmara Municipal, tendo mais tarde sido adquirido pela família Relvas da Golegã; séc. 19 - albergou diversas repartições públicas, nomeadamente uma escola e uma prisão; séc. 20 - é instalado o quartel da GNR; década 20 - o imóvel é adquirido pela Câmara Municipal; 1986 - pedido de classificação do imóvel ao IPPAR, o qual não teria consequências; 1998-1999 - recuperação para adaptação a auditório, com 140 lugares, e biblioteca municipais; 2011, 16 setembro - abertura do procedimento de classificação, pelo diretor do IGESPAR, publicado no DR, 2.ª série, n.º 179, anúncio 12965/2011; 2013 - o edifício é convertido em hotel; 2015, 13 fevereiro - publicação do Projeto de Decisão relativo à classificação do edifício como Monumento de Interesse Público, em Anúncio n.º 28/2015, Dr, 2.ª série, n.º 31.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes e estrutura mista.

Materiais

Granito, reboco, telha lusa, ferro, betão.

Bibliografia

FARINHA, Padre António Lourenço, A Sertã e o seu concelho, Edição da Escola Típica das oficinas de São José, Lisboa, 1930; Monumentos, n.º 12, Lisboa, DGEMN, 2000; Roteiro Histórico, Edição da Câmara Municipal da Serta, 1998; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72205 [consultado em 14 outubro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMS

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMS

Documentação Administrativa

CMS

Intervenção Realizada

CMS: 1998 / 1999 - obras de recuperação geral e restauro para aí instalar uma pousada, efectuando-se a feitura dos pavimentos com lajes em betão, pintados alguns cunhais que são em pedra e o vão do arco da fachada principal; colocação de caixilhos de alumínio nas janelas; criação de novas dependências no interior do primitivo convento; reboco das colunas do claustro; intervenção no interior do templo..

Observações

Autor e Data

Luis Castro 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login