Igreja Paroquial de Covelo de Paivó / Igreja de São Pedro

IPA.00006685
Portugal, Aveiro, Arouca, União das freguesias de Covelo de Paivó e Janarde
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal, nave única, capela-mor, sacristia do lado direito e maciço do campanário justaposto à fachada principal. Coberturas internas de madeira de secção poligonal na nave e circular na capela-mor.
Número IPA Antigo: PT010104080063
 
Registo visualizado 49 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave, capela-mor e sacristia adossada à direita, volumetricamente distintos, com coberturas diferenciadas em telhados de 1 e 2 águas, aos quais se une a E., justaposto perpendicularmente à frontaria, maciço rectangular de cantaria dominado por campanário. Fachada principal flanqueada por pilastras encimadas por pináculos piramidais, portal único moldurado de verga recta encimado por óculo circular moldurado, também com moldura, empena com friso e cornija com vértice truncado onde está colocada a antiga sineira, com pilastras, vão de arco redondo e remate em cornija sobreposta por cruz ladeada por pináculos. Maciço do campanário com pilastras nos ângulos encimadas por cornija; campanário com vão de verga curva e remate em cornija sobreposta por cruz ladeada por pináculos. Fachadas laterais com pilastras e pináculos nos ângulos da nave e cunhais tratados com cantarias na capela-mor, cimalhas com friso e cornija de perfis idênticos aos da fachada principal. A sacristia tem porta de verga curva e um postigo rectangular rasgado a S. e cimalha apenas com cornija. Na fachada lateral direita, a S., duas janelas de esbarro na nave ladeando a porta travessa e uma janela rectangular moldurada na capela-mor. Na fachada lateral esquerda, a N., escada longitudinal de acesso ao coro alto com patamar alto para onde abre porta rectangular moldurada. INTERIOR com coro-alto de madeira resguardado por grade de madeira, pavimento de soalho, arco triunfal com pilastras, plataforma do altar-mor em cantaria com dois degraus. Retábulo-mor e retábulos laterais, nos ângulos das paredes da nave com a do arco cruzeiro, pintados a branco, ouro e cinzento. Coberturas internas de madeira com secção poligonal na nave e circular na capela-mor.

Acessos

EM 510 (Arouca - Rio de Frades), EM 567 (Ponte de Telhe - Regoufe), no lugar do Muro EM para Covelo de Paivô

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolado. Implanta-se numa zona afastada do povoado sede de freguesia, na meia encosta do vale de uma linha de água secundária. Tem adro parcialmente murado, que resulta do alargamento do caminho de acesso. Diante da fachada principal tem cruzeiro e atrás da capela-mor o cemitério paroquial murado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Viseu)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18, 1ª metade - reforma ou construção do edifício actual; séc. 19, finais - construção do maciço do campanário.

Dados Técnicos

Estrutura autoportantes

Materiais

Granito (cantarias), (telha marselha, madeira (portas, caixilhos, pavimentos, tectos e retábulos)

Bibliografia

BRANDÃO, D. de P. e OLÍMPIA, M. da C. L., Arouca - Notas Monográficas 1, Arouca, 1991, p. 97; GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal - XI, Distrito de Aveiro, Zona de Nordeste, Lisboa, 1991, p. 84.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1974 - pintura do retábulo-mor; 1984 - recuperação das coberturas exteriores, rebocos e desmontagem do púlpito; 1989 - recuperação dos tectos; 1991 - pavimento de lajes de granito da capela-mor, soalho e portas novas.

Observações

Autor e Data

Paulo Dordio 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login