Mausoléu de Alfredo da Silva / Monumento a Alfredo da Silva

IPA.00006634
Portugal, Setúbal, Barreiro, União das freguesias de Barreiro e Lavradio
 
Arquitectura civil, modernista, dentro da expressão monumentalista cultivada no período do Estado Novo. Mausoléu da modernidade, de expressão arquitectónica tendencialmente geometrizante, de rigoroso controlo volumétrico; síntese entre a expressividade volumétrica e a expressão plástica escultórica, na linha de um modernismo académico, segundo um programa de formas e volumes de linhas rígidas, mais ou menos estilizadas. Linguagem modernista com utilização da nova técnica do betão e do ferro apresentando uma articulação de massas murárias, distribuídas segundo o padrão clássico de um eixo com simetria, ostentando os seus planos secos, motivos de art déco.
Número IPA Antigo: PT031504010007
 
Registo visualizado 113 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Conjunto arquitetónico  Estrutura  Funerário  Jazigo / Mausoléu    

Descrição

Planta composta, irregular, integrando um pano murário, quebrado, plataformas escalonadas de embasamento, e mausoléu. O conjunto, voltado a N., articula-se sobre ampla plataforma de planta quadrangular que serve de embasamento comum a todo o monumento. Assenta nela um parede murária quebrada, de cérceas irregulares, formada por blocos rectos e curvos justapostos, com remate em cornija de coroamento, com grande abrangência, rematando em plintos cilíndricos, e desenvolvendo-se segundo um eixo, em simetria. Ao centro, um muro que se desenvolve em semicírculo, assente em plataforma circular de embasamento escalonado em três degraus, delimitado por dois plintos de base quadrangular, em destaque. Abrangido por este pano murário, em tangente sobre embasamento circular escalonado em três degraus, existe um pano murário de cantaria em semicírculo, limitado a cada um dos lados, por dois plintos; os plintos são decorados nos seus frontispícios, por dois baixos relevos alegóricos, representando o da esquerda, a homenagem dos trabalhadores agrícolas e o da direita, a homenagem dos operários, em atitude de respeito e recolhimento, ostentando as ferramentas de trabalho; sobre os plintos e assentes em embasamento escalonado de dois degraus, assentam dois incensários circulares de bronze *2. Centrado no embasamento circular, ergue-se um tronco de pirâmide de base rectangular, suportando um sarcófago simbólico, em forma de caixa quadrangular, apoiado em quatro potentes leões. Centrado na fachada principal do mausoléu de um pano, rasga-se o vão da porta da câmara moldurado em cantaria, com umbrais e verga rectas; a porta está sobrepujada por coroa fúnebre de ramagem de louros circular com fitas que caem ao longo dos umbrais, onde assenta uma cruz larga em cantaria; o registo superior, correspondente ao topo do sarcófago ostenta a legenda ALFREDO DA SILVA REPOUSA JUNTO DA OBRA QUE CRIOU E VELA PELA SUA CONTINUIDADE. No interior da pirâmide truncada abre-se a câmara funerária. O mausoléu tem 12 metros de largura por 7 de altura. Nas fachadas posterior e laterais de tardoz, destacam-se vários contrafortes de apoio a toda a estrutura murária que compõe o monumento.

Acessos

Pq. Empresarial da Quimiparque do Barreiro, Rua Alfredo da Silva, Rua Décimo Terceiro, Rua Décimo Quinto

Protecção

Em vias de classificação (com Despacho de Abertura) *1

Enquadramento

Urbano, em planície, isolado, no meio de grande praça relvada, cercado por parques de estacionamento de viaturas ligeiras e edificações baixas de indústrias e serviços do Parque da Quimiparque.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Funerária: mausoléu

Utilização Actual

Funerária: cenotáfio

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Arquitecto Luís Cristino da Silva e escultor Leopoldo de Almeida

Cronologia

1942 - Falecimento de Alfredo da Silva num seu palacete em Sintra; 1944, 20 de Agosto - transladação dos restos mortais de Alfredo da Silva para o mausoléu acabado de construir no cemitério local; 1971 - arranjo da antiga zona que fora ocupada pelo primeiro cemitério do Barreiro, do que restou o Monumento a Alfredo da Silva, tornado cenotáfio, agora com novo enquadramento arquitectural e paisagístico; 2017, 06 fevereiro - um grupo de cidadãos chamou a atenção para a possível demolição do antigo Posto Médico da CUF; 12 fevereiro - um grupo de cidadão elabora um requerimento solicitando a classificaçã; 05 maio - proposta do Departamento dos Bens Culturais da DGPC no sentido da abertura do procedimento de classificação do conjunto de imóveis ligados à atividade industrial e à obra social da Companhia União Fabril (CUF); 05 maio - é publicado o Anúncio n.º 79/2017, DR, 2.ª série, n.º 108, com despacho de abertura do processo de classificação.

Dados Técnicos

Estrututura autoportante, paredes autoportantes.

Materiais

Betão armado, cantaria calcária, granito *4, bronze, reboco, madeira.

Bibliografia

Silva, Alfredo da, in Enciclopédia Luso-Brasileira, Vol. XXVIII, Lisboa 1940; Como Nasceram as Fábricas do Barreiro, in Um Olhar sobre o Barreiro, n.º 1, 2ª Edição, Dezembro, Barreiro, 1987.

Documentação Gráfica

DGEMN: DSID; Partest

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID; Quimiparque

Documentação Administrativa

Arquivos da Quimiparque

Intervenção Realizada

Observações

*1 referente à classificação do Conjunto de imóveis ligados à atividade industrial e à obra social da Companhia União Fabril (CUF): Casa-Museu Alfredo da Silva (v. IPA.00011813); antigo Posto da GNR; edifícios da primeira geração Stinville (1907-1917); edifícios da antiga central a vapor; (...) Armazém de Descarga e Moagem de Pirites; Bairro Operário de Santa Bárbara (v. IPA.00011802), Mausoléu de Alfredo da Silva; Silo de Sulfato de Amónio (1952); Silo de Enxofre (1960); e Museu Industrial e Centro de Documentação (antiga Ventral Diesel, 1928-1937) (v. IPA.00007030); *2 Incensários fundidos nas oficinas da C.U.F. (Barreiro); *3 C.P. 5001 - 2830 Barreiro, telefone 21.2067606, Fax 21.2073933; *4 Trazido da Herdade de Esbarrondadouro, da região de Évora.

Autor e Data

Albertina Belo 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login