Casa da Quinta Grande / Quinta dos Condes da Lousã

IPA.00006606
Portugal, Lisboa, Amadora, Águas Livres
 
Arquitectura residencial, rococó. Casa de quinta. Notável revestimento azulejar setecentista de temática alegórica aplicado no alçado posterior (4 Estações) e no terraço lateral S. (Virtudes).
Número IPA Antigo: PT031115040004
 
Registo visualizado 1399 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

De planta em U composta pela justaposição de corpos rectangulares e quadrados em torno de terraço rectangular, o edifício apresenta volumetria escalonada, sendo a cobertura diferenciada em telhados a 3 e 4 águas. Alçado principal voltado a N. composto por 3 corpos separados por cunhais de cantaria do qual se destaca o central, ligeiramente saliente e elevado a mais um piso ao nível da cobertura dos que o ladeiam. Piso térreo vazado por 3 vãos idênticos de volta perfeita com emolduramento simples de cantaria, correspondentes à porta principal ladeada por 2 janelas de peito, todos com bandeira; separado por friso de cantaria reconhece-se piso superior, de menor pé direito e animado por 3 janelas rectangulares. Os corpos laterais, análogos apresentam cada um 2 janelas de peito rectangulares. Merecem ainda atenção os alçados posterior e lateral E. pelo revestimento azulejar monócromo setecentista de temática figurativa que contorna os vãos. No INTERIOR vestíbulo rectangular ornado com lambril azulejar do tipo albarradas conducente a uma sala com a mesma planimetria, a partir da qual se distribui a compartimentação interna; esta organiza-se em torno das fachadas apresentando as sucessivas divisões comunicantes entre si; espaços de carácter social (sala de estar, sala de refeições, escritórios) contíguos ao alçado lateral E. e alçado posterior, servidos respectivamente por terreiro e por terraço delimitado por balaustrada metálica, confinando-se a zona de serviços e cozinha à ala O. Ao 1º piso, de menor pé-direito, corresponde zona de arrumações e de pequenos compartimentos. Ainda na fachada posterior observa-se jardim organizado em socalcos comunicantes por escadas de lanços rectos assinaladas por pináculos.

Acessos

Rua Carvalho Araújo, n.º 13. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,747465; long.: -9,221067

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 740-AS /2012, DR, 2.ª série, n.º 248 de 24 dezembro 2012 (palacete) *1

Enquadramento

Urbano, destacado, isolado por terreiro murado.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 18, 1º terço - provável edificação da casa da quinta, então pertença dos condes de Coculim; 1740 / 1750 - aplicação dos painéis azulejares recortados de temática alegórica; 1863 - a propriedade terá pertencido aos condes da Lousã; Séc. 19 - na ermida da quinta celebrava-se anualmente uma concorrida festa no dia do orago, Nossa Senhora da Conceição; Séc. 20 - a propriedade pertencia ao conhecido investigador Pe. Himalaia (Pe. Manuel António Gomes); Séc. 20, 2ª metade - a quinta é adquirida por Eduardo Gomes Cardoso; Séc. 20, década de 50 - a casa é arrendada a Manuel Leitão Vieira dos Santos; 2006, 07 junho - Deliveração da CMAmadora para abertura do processo de classificação do edifício como Interesse Municipal; 2007, 01 Fevereiro - despacho de abertura do processo de classificação pela vice-presidente do IPPAR; 2011, 28 dezembro - proposta da DRCLVTejo de arquivamento do processo de classificação; 2012, 23 janeiro - parecer do Conselho Nacional de Cultura a propor a classificação do palacete como Monumento de Interesse Público; 2012, 27 junho - publicação do projeto de decisão relativo à classificação da casa como Monumento de Interesse Público, em Anúncio n.º 13 127/2012, DR, 2.ª série, n.º 123.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, mármore, estuque, ferro forjado, madeira, azulejos (sécs. 17 e 18)

Bibliografia

BARBOSA, Ignacio Vilhena, Fragmentos de um Roteiro de Lisboa (Inédito), in Archivo Pittoresco, Vol. VI, Lisboa, 1863; PROENÇA, Pe. Álvaro, Benfica Através dos Tempos, Lisboa, 1964; SIMÕES, A. Martinho, Concelho de Oeiras e Freguesia da Amadora. Apontamentos para a sua História, Oeiras, 1969; SIMÕES, J. M. dos Santos, Azulejaria em Portugal no Século XVIII, Lisboa, 1979; FERNANDES, José Manuel, (coord. de), Arquitectura e Paisagem do Concelho da Amadora. Levantamento dos Edifícios e Espaços com Interesse Histórico, Urbano e Paisagístico do Concelho da Amadora, Amadora, 1982 (texto policopiado); Amadora, História e Património, Amadora, 1983; STOOP, Anne de, Quintas e Palácios nos Arredores de Lisboa, Porto, 1986; NEVES, Vítor M. L. Pereira das, Amadora Grande e Desconhecida. Monografia, Amadora, 1991

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; IGESPAR: IPPAR

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; IGESPAR: IPPAR

Documentação Administrativa

IGESPAR: IPPAR

Intervenção Realizada

UTENTE: Década de 50 - substituição integral de caixilharias, renovação da cobertura, criação de instalações sanitárias no 2º piso, substituição do pavimento de madeira por tijoleira em alguns compartimentos do piso térreo; Década de 90 - substituição parcial do telhado.

Observações

*1 - DOF: Palacete da Antiga quinta Grade / Quinta dos Condes da Lousã

Autor e Data

Teresa Vale e Maria Ferreira 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login