Igreja Paroquial do Salvador / Igreja de São Salvador / Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
| IPA.00006561 |
Portugal, Beja, Serpa, União das freguesias de Serpa (Salvador e Santa Maria) |
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Arquitectura religiosa, maneirista, barroca, rococó. Ampla igreja paroquial de tipologia e alçados maneiristas, caracteristicamente chã, enriquecida no período barroco com retábulos, pinturas sobre madeira e sobre tela, pinturas murais e painéis de azulejaria. Decoração do lavabo da sacristia com concheados, cartelas e volutas do período rococó. O edifício particulariza-se pela sua planimetria e composição dos alçados, exemplificando a interpretação sóbria da tradição maneirista de feição chã, ao gosto da arquitectura militar. São igualmente dignos de referência os retábulos, as pinturas murais, as pinturas sobre madeira e sobre tela e os azulejos. |
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Número IPA Antigo: PT040213040011 |
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Registo visualizado 3325 vezes desde 27 Julho de 2011 |
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Edifício e estrutura Edifício Religioso Templo Igreja paroquial
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Descrição
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Planta longitudinal escalonada, composta por nave com coro-alto e capela-mor mais estreita, tendo adossada, do lado esquerdo, a sala das confrarias, do lado direito, a sacristia, e, ao longo do corpo da igreja, um corredor que conduz ao púlpito e à torre sineira, de planta quadrangular, que se adossa no ângulo SO.. Cobertura diferenciada em telhados de duas águas abaulados para a nave, a capela-mor, mais baixa, e o trono, ainda mais baixo, prolongando-se este de modo a cobrir a sacristia e a sala anexa. Fachada principal orientada a O., de um pano delimitado por pilastras e rematada por empena curva, coroada por cruz de ferro; embasamento, escadaria de cinco degraus semi-circulares concêntricos e portal de cantaria, de verga recta, sobrepujado por frontão semi-circular enquadrando a pedra de armas da Ordem da Santíssima Trindade e coroado por cruz em argamassa, sobrepujada por óculo e ladeada por duas janelas de sacada em arco de volta perfeita, com gradeamentos de ferro fundido. Torre sineira de um pano definido por pilastras coroadas por urnas de cerâmica; em cada alçado rasga-se um olhal em arco de volta perfeita com moldura de cantaria; cobertura em coruchéu oitavado revestido por azulejos de padrão azuis e amarelos e rematado por catavento; na base abre-se porta de acesso precedida por cinco degraus. Alçado N. de um pano definido por pilastras de cantaria e rematado por cornija e beirado; apresenta três arcos de volta perfeita, cegos, correspondentes às capelas laterais, e um portal em cantaria, de verga recta, a que se acede por cinco degraus. Alçado E. com a empena triangular da nave delimitada por pilastras, mostrando ao centro um vão cego; destaca-se o volume da empena triangular da capela-mor, seguida da empena do trono. Interior de uma nave com coro alto apoiado em três arcos de asa de cesto assentes em colunas toscanas e com gradeamento em ferro fundido; guarda-vento de madeira; cobertura em abóbada de berço, arrancando de cornija; sob o coro-alto, do lado do Evangelho, abre-se o baptistério; do lado da Epístola, rasga-se a porta de acesso ao coro e à torre. De cada uma das bandas da nave abrem-se três capelas laterais, faciais, inscritas em arcos de volta perfeita de cantaria assentes em pilastras, com retábulos de talha dourada e policromada. Do lado do Evangelho, entre a primeira e a segunda capela, rasga-se uma porta lateral; entre a segunda e a terceira capela situa-se o púlpito, com bacia de cantaria e caixa de madeira, coroado por sanefa; a seguir à terceira capela encontra-se um armário embutido. Do lado da Epístola, entre a primeira e a segunda capela, rasga-se um nicho envidraçado; entre a segunda e a terceira, o púlpito; a seguir à terceira capela abre-se a porta da sacristia. Arco triunfal de volta perfeita em cantaria, assente em pilastras e guarnecido de talha dourada, com tabela na chave; sobre ele composição mural em luneta; aos lados do arco triunfal duas portas com sanefas em talha dourada; quatro degraus dão acesso à capela-mor, coberta por abóbada de berço, revestida por pinturas murais, com altar e retábulo em talha dourada e policromada, com trono; prospectos laterais revestidos por painéis de azulejos figurativos monócromos de azul e branco e pinturas a óleo sobre tela em molduras de talha. Sacristia coberta por abóbada de lunetas cegas, com arcaz de talha e lavabo com ornamentação relevada em argamassa. Corredor lateral com mísulas de cantaria. Escada de acesso à torre com estelas medievais reaproveitadas como cobertores dos degraus. |
Acessos
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Largo do Salvador |
Protecção
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Incluído na Zona Especial de Protecção do Núcleo intramuros de Serpa (v. PT040213050023) |
Enquadramento
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Urbano, harmónico, adossado. |
Descrição Complementar
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Composição mural sobre o arco triunfal: disposta em 2 registos, figurando-se no inferior vasos de flores enquadrados por arcarias, tratadas perspecticamente, ornatos vegetalistas dispostos em cartelas; no registo superior figura-se em escorço um entablamento suportado por mísulas nas quais assentam figuras alegóricas em grisaille, ladeando ao centro o que parece a representação da "Última Ceia", enquadrada perspecticamente por entablamento curvo assente em colunas adossadas a pilastras. |
Utilização Inicial
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Religiosa: igreja paroquial |
Utilização Actual
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Religiosa: igreja paroquial |
Propriedade
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Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja) |
Afectação
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Sem afectação |
Época Construção
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Séc. 16 / 17 / 18 / 19 |
Arquitecto / Construtor / Autor
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ARQUITECTO: Mateus do Couto |
Cronologia
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Séc. 16 - construção da primitiva igreja de que restam vestígios esparsos, nomeadamente mísulas; séc. 17, segunda metade - construção do edifício actual, reedificado sobre uma igreja quinhentista, retábulos; 1649 - 1651 - a obra é dirigida pelo Arquitecto Mateus do Couto; séc. 18 - retábulos, painéis de azulejos, pinturas sobre tela e pintura mural da nave; séc. 19 - obras de remodelação, janelas da fachada principal e coro alto; 1969, 2 de Fevereiro - danos causados pelo sismo. |
Dados Técnicos
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Estrutura mista |
Materiais
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Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, portal e elementos secundários de cantaria, telha lusa, pavimentos de mosaico, tijoleira e soalho, retábulos de talha dourada e policromada, pinturas murais, azulejos monócromos de azul e branco. |
Bibliografia
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Documentação Gráfica
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Documentação Fotográfica
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IHRU: SIPA, DGEMN/DSID |
Documentação Administrativa
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Intervenção Realizada
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Paróquia: 1960, década de - trabalhos de conservação, incluindo a renovação do pavimento da nave; 1994 / 1995 - construção do novo altar-mor e arranjo do presbitério, com projecto do Arquitecto Jorge Moreira. |
Observações
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Autor e Data
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José Falcão e Ricardo Pereira 1996 |
Actualização
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