Capela do Senhor Jesus dos Passos

IPA.00006554
Portugal, Beja, Cuba, Vila Alva
 
Arquitectura religiosa, barroca. A planimetria, o alçado e o retábulo são elementos característicos da popularização do barroco tardio na região; o púlpito possui um carácter erudito. O edifício destaca-se pelo frontão mistilíneo com molduração de argamassa e pelo campanário.
Número IPA Antigo: PT040207030028
 
Registo visualizado 119 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, escalonada, composta pela nave e capela-mor, mais estreita, a que se adossam, do lado esquerdo e mais baixas, a sacristia e a sala da confraria, com escada de acesso ao trono. Cobertura em telhado de três águas. Fachada principal orientada a S., de um pano definido por pilastras com urnas nos acrotérios, portal de verga curva, sobrepujado por lápide com a legenda "Passos / 1758", janelão de verga curva e empena polilobada, com cornija envolvida por composição de volutas e coroada por cruz de ferro forjado com catavento. Alçado E. com os volumes da nave e da capela-mor, de um pano rematados por cornija e beirado; a capela-mor possui pequena fresta de iluminação. Alçado N. de um pano, fresta na cabeceira e janela da sacristia de verga curva e moldura de argamassa. Interior de uma nave com cobertura em abóbada de lunetas cegas assente em mísulas. Na parede do lado do Evangelho, rasgam-se a porta de acesso à igreja da Misericórdia, púlpito com bacia e grade de cantaria. Acesso à capela-mor por arco de volta perfeita assente em pilastras e um degrau. Cobertura de abóbada de lunetas cegas. Altar de alvenaria, retábulo de argamassa e camarim envidraçado. Na parede do lado da Epístola rasga-se fresta de iluminação. Na parede do lado do Evangelho abre-se a porta de acesso à sacristia e casa da confraria.

Acessos

Praça da República

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Urbano, em destaque, adossado, comunicando ao nível dos anexos com a Igreja da Misericórdia (v. PT04020703028).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela / Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1750 - 1758 - construção; 1985 - criação e instalação no edifício do Museu de Arte Sacra e Arqueologia, através de parceria celebrada entre a Santa Casa da Misericórdia e a Paróquia de Vila Alva.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas; portal de cantaria; cobertura em telha de canudo; pavimento de tijoleira.

Bibliografia

ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Beja, vol.1, Lisboa, 1992.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1985 - obras de adaptação a Museu de Arte Sacra e Arqueologia.

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login