Ermida de São Brás

IPA.00006553
Portugal, Beja, Serpa, União das freguesias de Serpa (Salvador e Santa Maria)
 
Arquitectura religiosa, maneirista, popular, vernácula. Marcada por uma forte austeridade geometrizante, esta igreja insere-se dentro dos arquétipos da arquitectura popular de feição regional, recorrendo a elementos característicos da tradição maneirista, bem patentes no desenho dos contrafortes e no seu remate em pináculos piramidais sobre cilindros.
Número IPA Antigo: PT040213040028
 
Registo visualizado 1759 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal composta por nártex, nave e capela-mor, a que se adossam, do lado direito, o volume da sacristia, e, do lado esquerdo, no corpo da igreja, o baptistério, e duas capelas laterais formando cruzeiro. Volumes articulados. Cobertura diferenciada em domo no nártex, sacristia e baptistério, em duas águas revestidas de tijoleira no corpo da igreja e em telhado de uma água nas capelas laterais. Alçado principal orientado a O., de um pano definido por contrafortes em escorço, rematado por platibanda e rasgado por arco de volta perfeita assente em colunas e inscrito em moldura rectangular, antecedido por três degraus e encerrado por gradeamento de ferro fundido; em segundo plano, por detrás do domo encimado por pináculo cónico, eleva-se pequeno campanário de um olhal em arco de volta perfeita, rematado por cornija sobrepujada por composição de volutas. Alçado lateral S., de cinco panos definidos por contrafortes encimados por pináculos piramidais assentes em plintos. O primeiro pano, sobrepujado por platibanda, é rasgado por arco em asa de cesto, emoldurado e encerrado por gradeamento de ferro; segundo, terceiro e quarto panos cegos, adossando-se ao quinto pano o volume da sacristia, rasgado por fresta e rematado por cúpula encimada por pináculo cónico. Alçado E. de um pano rematado por empena triangular emoldurada onde se inscreve uma cruz relevada e pintada de cinzento, tendo adossado à esquerda o volume da sacristia. Alçado N. de cinco panos definidos por contrafortes rematados por pináculos piramidais assentes em plintos. No segundo pano, entre os contrafortes, encaixa-se o volume da capela lateral, cego, rematado por beirado; no quarto pano, o volume do baptistério, cego, rematado por platibanda e coroado por cúpula encimada por pináculo cónico. Nártex com cobertura em cúpula apoiada em trompas com portal de verga recta adintelada e degrau. INTERIOR: de uma nave dividida em três tramos por arcos-diafragma assentes em mísulas. Abóbada de berço com arranque de cornija. Sobre a porta abre-se um orifício por onde passa a corda do sino. Do lado da Epístola, a meio da nave, pia de água benta de cantaria, em forma de capitel adornado com vieiras, e capela lateral enquadrada em arco abatido, antecedida por degrau e com altar de alvenaria e mísula. Do lado do Evangelho rasga-se um arco de volta perfeita enquadrado em moldura rectangular que dá acesso ao baptistério, com cobertura em cúpula assente em trompas e pia baptismal circular, de cantaria caiada, e nicho. A meio da nave, do mesmo lado, destaca-se o púlpito com caixa de madeira e bacia de cantaria, seguindo-se capela lateral simétrica à que lhe fica fronteira. Acesso à capela-mor por arco triunfal de volta perfeita e dois degraus. Capela-mor coberta por abóbada de berço que arranca de cornija com altar e retábulo de talha dourada e policromada com três pequenos nichos. Do lado da Epístola abre-se portal de acesso à sacristia com arcaz de madeira e cobertura em cúpula.

Acessos

EM Serpa-Pulo do Lobo, Km 4,7, acesso por caminho vicinal de terra batida; junto ao Monte da Herdade de Sao Brás

Protecção

Incluído no Plano Sectorial da Rede Natura 2000: Sítio de Interesse Comunitário Guadiana (PTCON0036) e Habitats 5330 (Matos termomediterrânicos ou matos pré-desérticos), 6310 (Montados de Quercus spp. de folha perene) e 9340 (Florestas de Quercis ilex e Quercus rotundifolia)

Enquadramento

Rural, isolado, em destaque, numa colina suave, próximo das instalações de um Monte.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16, segunda metade - construção; Séc. 18 - campanário; Séc. 19 - retábulo; Séc. 20 - gradeamento do nártex

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, cobertura em telha de canudo e tijoleira, elementos secundários de cantaria, pavimento de tijoleira, retábulo de talha dourada e policromada

Bibliografia

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

José Falcão e Ricardo Pereira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login