Casa do Galvão

IPA.00006497
Portugal, Lisboa, Lisboa, Belém
 
Arquitectura residencial, barroca. Casa nobre de quinta desenvolvendo-se em 2 pisos, sendo o inferior enterrado em parte, aproveitando a topografia do terreno, e ocupado pela zona de serviços, estando a zona habitacional no piso superior. As paredes da casa de jantar são totalmente revestidas de azulejos de albarradas. Esta utilização do motivo de albarrada em fiadas sobrepostas não é corrente, resultando provavelmente de uma adaptação de antigos silhares, realizada no séc. 19.
Número IPA Antigo: PT031106320341
 
Registo visualizado 357 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

De planta irregular, articula-se em três corpos com cobertura em telhado de 2 e 3 águas articuladas nos ângulos. Tem dois pisos, sendo o inferior (área de serviços) enterrado em parte, aproveitando a topografia do terreno. O acesso faz-se a E. por pátio protegido por muro, no qual se abre um arco abatido em calcário com portão de grades de ferro. Ao fundo do pátio destaca-se a fachada principal, de linhas simples, com porta antecedida por escada de cantaria (acesso directo ao andar nobre), ladeada por janelas de peito, de emolduramento de cantaria em verga curva e guarnecidas de grades de ferro forjado. INTERIOR: destaca-se a sala de jantar, totalmente revestida de azulejos monocromos, azul de cobalto em fundo branco, com albarradas. Os tectos são de madeira. No hall de entrada 3 painéis de azulejos policromos, de composição figurativa, do terceiro quartel do séc. 18.

Acessos

Calçada do Galvão, n.º 23 - 27

Protecção

Em vias de classificação (Homologado como IM - Interesse Municipal, Despacho de 21 abril 1999 da Secretária de Estado da Cultura) / Incluído na Zona Especial de Proteção do Mosteiro de Santa Maria de Belém (v. IPA.00006543)

Enquadramento

Urbano, integrado na zona de protecção do Mosteiro de Santa Maria de Belém. Edifício implantado num terreno em declive, de configuração quadrangular, adossado a N. e a S., acompanhando o alinhamento da via pública (Calçada do Galvão). A O. tem o Mosteiro dos Jerónimos (v. PT031106320005), a S. o rio Tejo, a E. o Jardim Agrícola Tropical (v. PT031106320614).

Descrição Complementar

AZULEJO. HALL - 3 painéis de composição figurativa; composição figurativa em monocromia: azul de cobalto em fundo branco, guarnição em policromia: amarelo e manganés. Temática: história da rainha de Sabá (?). 6 azulejos de altura. Rococó, c. 1670. CORREDORES - Rodapés de azulejo pombalino; 2 azulejos de altura. SALA DE JANTAR - paredes totalmente revestidas com azulejos de albarradas constituídas por vasos de flores ladeados por figuras infantis segurando cornucópias de flores; separadas verticalmente por consola e horizontalmente por arquitrave com decoração de folhas de acanto. 2 quartel do séc. 18. Rodapé: 2 fiadas de azulejo com motivos ornamentais. Monocromia: manganés e branco (séc.20) imitando azulejo antigo.

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18, meados - fundação da quinta; 1758 - doação por D. José de uma propriedade na estrada do Penedo (actual Calçada do Galvão), constituída por terras terras de semeadura e habitação, a António José Galvão, oficial-mor do Corpo de Sua Magestade (Intendente das Polícias); 1863 - aquisição da propriedade por Eduardo Augusto Pedrosa, o qual conduziu uma campanha de remodelação; séc. 19, finais - a propriedade é dividida para diferentes usos, transformando-se numa vila; séc. 20, décadas de 20 a 40 - a propriedade encontra-se na posse de António Duarte Pedrosa, que a lega a seu filho, Francisco Duarte Pedrosa; 1985 - a propriedade passa para a posse da família Lowndes Marques que se empenha na sua recuperação.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, tijoleira, azulejos, madeira, ferro forjado.

Bibliografia

Casa e Jardim, Nov. 1988.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IGESPAR: IPPAR Nº 93/3 (2); CML: Arquivo de Obras, pº nº 11.621 (Cç. do Galvão, 23 - 23A), pº nº 3.634 (Cç. do Galvão, 25 - 27)

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 1926 - pinturas; 1927 - obras de beneficiação geral; 1929 - reparação da conduta do esgoto; 1934 - obras de beneficiação geral; 1940 - obras de beneficiação geral; 1965 - obras de beneficiação geral; 1968 - remoção de 2 palmeiras de grande porte dos jardins da casa; 1985 - início de obras globais de restauro.

Observações

Os azulejos do hall e dos corredores foram postos pelo actual proprietário que os comprou a Manuel Marques Antunes. Os três painéis de composição figurativa seriam provenientes da Quinta dos Inglesinhos. O revestimento em azulejo de albarradas foi restaurado por Manuel Marques Antunes e várias lacunas foram preenchidas com azulejo do séc.20 imitando os azulejos antigos.

Autor e Data

Teresa Vale e Carlos Gomes 1996 / Paula Correia 2001

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login