Casa de Artur Prat / Sede da Ordem dos Engenheiros

IPA.00006483
Portugal, Lisboa, Lisboa, Avenidas Novas
 
Palacete ecléctico. A fachada principal denota um certo gosto afrancesado, sobretudo na estrutura em ardósia que encima a cimalha, aliado a elementos clássicos que caracterizam a fachada posterior, no seu aspecto decorativo (note-se o grupo escultórico que rompe a cornija, formalmente clássica).
Número IPA Antigo: PT031106500155
 
Registo visualizado 459 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Palacete  

Descrição

Planta rectangular. Edifício de 3 pisos. A fachada principal com soco em cantaria, ladeada por cunhais, decorados por motivos florais junto á cimalha, é rasgada no 1º piso por uma porta central, ladeada por janelas de vão rectangular emolduradas a contaria. No 2º piso corre uma varanda com guardas de ferro, suportada por mísulas, nesta, abrem-se 3 janelas, de vão rectangular, emolduradas por cantaria, em forma de arcos inscritos num alfiz. O 3º piso é corrido por uma cimalha bastante saliente, sobrepujada por uma espécie de mansarda revestida a ardósia. Este piso é rasgado por 3 janelas de vão rectangular encimadas por gabletes. Esta fachada termina num gradeamento de ferro. A fachada lateral é rasgada por várias janelas de vão rectangular com guardas de ferro, no 1º e 2º pisos, tendo o 3º uma varanda corrida. Na fachada posterior o 1º piso é rasgado, no lado esquerdo, por uma porta inscrita em arco abatido com os espaços entre as aduelas decorados por folhas entrelaçadas, e o lado direito por 3 janelas de vão rectangular. O 2º piso, em loggia é, no lado esquerdo, limitada por pilastras, entre estas, uma varanda balaustrada em forma de concha; nesta, assentam colunas jónicas que por sua vez sustentam um arco pleno sobrepujado por um festão de folhas. Este arco, bem como as pilastras, são corridas por uma cornija interrompida por um grupo escultórico, e ao nível das pilastras é coroada por 2 urnas. O lado direito, mais baixo, é corrido por balaustrada, interrompida por 2 blocos de cantaria que suportam 2 colunas jónicas, havendo mais 2 adossadas às paredes laterais. Estas colunas sustentam entablamento sobre pujado por platibanda decorada com volutas.

Acessos

Avenida António Augusto de Aguiar, n.º 3 D; Avenida Sidónio Pais

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 1/86, DR, 1.ª série, n.º 2 de 03 janeiro 1986 *1

Enquadramento

Urbano. Fachada lateral adossada ao prédio contíguo, e outra com portão em ferro de acesso a ilharga. Implantação destoante.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Administrativa: sede de associação

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Miguel Ventura Terra (1912). CANTEIRO: Pedro Pardal Monteiro (1912). CONSTRUTOR: José de Passos Mesquita (1912). ESCULTOR: Artur Prat (1912). FORNECIMENTO DE INSTALAÇÃO DE ELECTRICIDADE: Casa Herrmann (1912). SERRALHEIRO: Jacob Lopes da Silva (1912).

Cronologia

1912 - início da construção do edifício, sendo proprietária D. Clementina Prat, conforme projecto de Miguel Ventura Terra (1866-1919); a cantaria esteve a cargo de Pedro Pardal Monteiro, sendo escultor Artur Prat e serralheiro Jacob Lopes da Silva; a instalação eléctrica esteve a cargo da Casa Herrmann; 1913 - recebe uma Menção Honrosa do Prémio Valmor de 1913, sendo o júri constituído por Alfredo de Ascensão Machado, Adães Bernudes e Rosendo Carvalheira; c. 1920 - pertenceu à Condessa de Arrochela, D. Brites de Arrochela Pinto de Miranda Montenegro; 1935 - já era proprietária a Associação dos Engenheiros Civis Portugueses.

Dados Técnicos

Sistemas estruturais; paredes autoportantes.

Materiais

Alvenaria rebocada e pintada, betão armado, cantaria, madeira, ferro, ardósia.

Bibliografia

Architectura Portuguesa, Ano VI, nº 1, Lisboa, 1914; BAIRRADA, Eduardo Martins, Prémio Valmor, 1902 - 1952, Lisboa, 1988; Arquitecto Ventura Terra (1866-1919), Lisboa, Assembleia da República, 2009; http://arqpapel.fa.utl.pt/jumpbox/node/74?proj=Casa+Artur+Prat, 19 Setembro 2011.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DSID; CML: Processo de Obras nº 25963

Intervenção Realizada

1920 - construção de um anexo ao nível das caves; 1935 - demolição de dois tabiques; rasgam-se duas portas que davam para o corredor principal do 2º andar; abertura de duas janelas no salão do 2º andar e que dão para a fachada lateral direita; substituição de um lanternim; fecho de uma fresta da fachada lateral direita; demolição de três arcos no 1º andar; construção de dois duches no r/c; 1937 - construção de uma chaminé e de um lava-louça no 3º andar, colocação de mosaico no chão e reparações interiores; 1938 - obras de beneficiação, limpeza e arranjo da empena; 1940 - entaipamento de dois vãos de vidraça que dão para a varanda; pintura de portas e janelas; paredas e tectos são caiados; o tecto do 2º andar (envidraçado) é substituido por vigas de madeira, encastradas na parede e tarugadas e estucado com uma sanca; o chão do sotão é forrado com soalho à portuguesa; 1945 - pinturas, estuques e pequenas obras de carpintaria; 1953 - limpezas e pinturas interiores e exteriores; 1954 - montagem de uma secretaria no r/c.: demolição de tabique, e substituição por vigas de ferro; a chaminé da cozinha é demolida, o vão da porta que dá acesso ao quintal passa a vão de janela; o azulejo é retirado e substituído por estuque pintado a óleo; o mosaico do chão é substituído por tacos de madeira; 1967 - obras de conservação; 1975 - obras clandestinas: construção de duas casas de banho e de um alpendre na entrada; 1977 - impermeabilização do terraço, reboco e pintura das paredes.

Observações

*1 - Casa situada na Avenida Sidónio Pais e Avenida António Augusto Aguiar, 3-D (casa do Sr. Artur Prat, actualmente sede da Ordem dos Engenheiros).

Autor e Data

João Silva 1992

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login