Casa dos Corte Real / Casa dos Reis e Vasconcelos

IPA.00000647
Portugal, Aveiro, Oliveira de Azeméis, União das freguesias de Oliveira de Azeméis, Santiago da Riba-Ul, Ul, Macinhata da Seixa e Madail
 
Casa nobre tardo-maneirista, de planta rectangular e alçados relativamente baixos e de grande sobriedade decorativa, tendo adossado, à direita, capela tardo - maneirista de planta longitudinal e nitidamente riscada com mais aprumo estético. Do seu espólio interior, relevo para o altar-mor rococó, apeado e substituido pelo actual - sem valor artístico e de raíz popular - em talha policroma.
Número IPA Antigo: PT010113090005
 
Registo visualizado 349 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre    

Descrição

Casa de planta rectangular tendo adossado à direita corpo vertical e capela, de planta longitudinal. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhados de quatro águas na casa e duas na capela. Fachada principal de dois pisos e três panos. A casa tem ao centro escadaria única e perpendicular, sem balaustrada, com remates piramidais geminados ao marco arquitectónico e decorações geométricas no arranque das guardas. No primeiro piso tem, à esquerda da escadaria, duas portas e, à direita, duas janelas e porta central, correspondendo ao nível do segundo piso a janelas de sacada, sobre mísulas caneladas, e pedra de armas. O interior organiza-se por salão central e espaços laterais mais exíguos. À casa adossa-se corpo estreito com porta e pequeno janelão chanfrado e a capela. A fachada desta tem portal de verga recta e dois vãos gradeados, moldurados e rematados por cornijas e janelão central meio cego; termina em frontão triangular sobressaido, com remates piramidais nos quatro ângulos e coroada por cruz lavrada na fachada e cruz simples na cabeceira. A capela apresenta planta longitudinal, cobertura de madeira com entablamento corrido, marcando o espaço da nave e da cabeceira pela elevação em dois degraus desta última. Inclui altar-mor com superfície retabular, púlpito e escadaria para o coro-alto, sendo o acesso interino, lateral, por dois vãos rectangulares com encaixes arquitectónicos simples.

Acessos

Largo da República, nº 43 a 53

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 45/93, DR, 1ª Série-B, nº 280, de 30 novembro 1993

Enquadramento

Urbano. Implantado na malha citadina, em local de destaque, circundada de edifícios oitocentistas de bom nível arquitectónico.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1686 - Data cravada na escadaria; 1697 - Data inscrita na base da cruz da capela, a qual foi construída pelo Capitão Dias Reis; 1774 - concessão de brasão a José Henriques Vasconcelos da Costa; séc. 19, final - muito arruinada, foi vendida ao escrivão Francisco Ferreira de Andrade.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes (solar) e estrutura mista (capela)

Materiais

Estrutura de alvenaria com caixilhos de cantaria calcária e coberturas em telha

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos de, Solares Portugueses, Lisboa, 1969; CORREIA, Azevedo de, Arte Monumental Portuguesa, Vol. 1, Porto, 1975, p. 50; GONÇALVES, A. Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, X, 1981, pp. 126 - 127; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72371 [consultado em 28 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc 20 - Os proprietários têm realizado algumas obras de recuperação do imóvel, encontrando-se um dos espaços interiores coberto por tecto duplo moderno. Da mesma forma, os arranjos na cobertura têm sido periódicos.

Observações

O piso térreo teve multi-usos, tendo servido de taberna, barbeiro e, a própria capela, de adega.

Autor e Data

Margarida Alçada 1983 / Carlos Ruão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login