Fonte existente nos Jardins da Quinta da Boavista

IPA.00006451
Portugal, Aveiro, Castelo de Paiva, União das freguesias de Sobrado e Bairros
 
Chafariz central maneirista de coluna e duas taças. Modelo tardio e devedor aos modelos renascentistas e maneiristas desenvolvidos pela designada escola dos Lopes, mestres minhotos que evoluiram esta tipologia (João Lopes-o-Velho, João Lopes-o-Moço, Gonçalo Lopes e João Lopes de Amorim) que se pode encontrar desde Pontevedra (Galiza) a Caminha, Viana do Castelo, Ponte de Lima, Guimarães e Porto.
Número IPA Antigo: PT010106090004
 
Registo visualizado 316 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Hidráulica de elevação, extração e distribuição  Chafariz / Fonte  Chafariz / Fonte  Tipo centralizado

Descrição

Assente num largo tanque circular com fiadas de molduras no rebordo desenvolve, em ascensão, estrutura vertical trabalhada dividida em três partes pelas duas taças, com molduras arquitectónicas e carrancas nas faces exteriores, que o constituem. Base interior em pedestal no qual assenta balaústre bolboso lavrado em folhas de acanto em duas secções, estrutura intermédia com gola cilíndrica decorada com motivos geométricos e fuste canelado e alto pináculo superior dividido em seis partes: corpo cilíndrico decorado em folhas de acanto, pseudo-capitel com querubins e remate vegetalista, imposta quadrangular, plinto com motivos nacionais encerrados em ferragens nas faces, urna bolbosa e esfera com novos motivos vegetalistas.

Acessos

Quinta da Boavista

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 129/77, DR, 1ª Série, nº 226, de 29 Setembro 1977

Enquadramento

Rural. Isolado, no centro de frondoso jardim labiríntico, à direita da entrada da quinta (v. PT010106090016).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Hidráulica: chafariz

Utilização Actual

Cultural e recreativa: fonte ornamental

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 17 - construção do chafariz para o Convento do Pombeiro de Ribavizela, Felgueiras; séc. 19 - arranjo do jardim

Dados Técnicos

Estrutura autoportante

Materiais

Granito

Bibliografia

ARAÚJO, Ílidio, Arte Paisagista e Arte dos Jardins em Portugal, Lisboa, 1962; SILVA, Pereira, Nobres Casas de Portugal, IV; GONÇALVES, Nogueira, Inventário Artístico de Portugal. Distrito de Aveiro, XI, Lisboa, 1991, pg.110; RUÃO, Carlos, Arquitectura Maneirista no Noroeste de Portugal. Italianismo e Flamenguismo, Universidade de Coimbra, Coimbra, 1995, http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/73681 [consultado em 21 outubro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMC

Intervenção Realizada

Observações

João Lopes de Amorim, um dos mestres de pedraria que desenvolveu este modelo, trabalhou no Convento do Pombeiro nos anos de 1620, embora apenas se encontre documentado a edificar o dormitório para os religiosos beneditinos.

Autor e Data

Margarida Alçada 1983 / Carlos Ruão 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login