Torre Medieval / Torre Mourisca / Torre de Lourosa de Campos

IPA.00000644
Portugal, Aveiro, Arouca, União das freguesias de Arouca e Burgo
 
Arquitectura residencial senhorial, gótica. Casa nobre tipo torre de planta quadrangular, janela geminada com lintel recortado de dois pequenos arcos trilobados de arestas chanfradas, balcão coberto sobre três cachorros. As cimalhas das 4 fachadas mostram sub-beiral formado por duas séries de telhas invertidas e salientes. Inscrição gótica num dos silhares e porta de arco ogival.
Número IPA Antigo: PT010104040012
 
Registo visualizado 198 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo torre

Descrição

Planta simples, corpo único, quadrangular, com cobertura em telhado de 4 águas. Fachada O. com escada exterior de acesso ao 2º piso, disposta perpendicularmente; neste piso, porta de vão rectangular aproveitando anterior janela; 3º piso, ao centro, janela geminada com lintel recortado de dois pequenos arcos trilobados de arestas chanfradas faltando o mainel da subdivisão; do lado esquerdo, balcão coberto sobre cachorros dispostos em 3 fiadas, parapeito alto com fresta na frente e cobertura de cantarias em declive; num dos silhares da zona baixa do 1º piso, à direita, existe uma inscrição gótica de difícil leitura, onde tem gravada a data de 1354. Fachada N. mostra apenas uma janela ao centro do 3º piso, rectangular, simples, com pedra de peito entalada. Fachada E. com porta de arco ogival ligeiramente deslocada à direita no 1º piso; janela rectangular ao centro do 2º piso, simples, de verga composta por três pedras a trabalharem como cunha; no oltimo piso, puxada à esquerda, janela ogival com pedra de peito entalada. Fachada S. mostra um único vão em janela rectangular simples ao centro do 3º piso, actualmente entaipado; ao nível do 2º piso, 4 fortes cachorros para apoio de trave alta de um antigo alpendre. As cimalhas das 4 fachadas mostram o sub-beiral formado por duas séries de telhas invertidas e salientes. No interior, os pavimentos são de soalho com vigas apoiadas em fortes cachorros cravados nas paredes N. e S.; existe ligação interna por escada de madeira entre o 2º e o 3º piso; no piso térreo existência de uma antiga cisterna escavada na rocha, actualmente entulhada, observando-se uma coluna média que suporta o pavimento do piso superior.

Acessos

EN 326 (Arouca - Espinho), EM à esquerda junto da Capela do Espírito Santo para o lug. da Igreja Paroquial, desvio à direita para o lug. de Lourosa de Campos, lug. da Qtª. da Torre

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, isolado mas tendo na proximidade imediata casas de granito de dois pisos de construção rural tradicional que constituiam o conjunto residencial e de anexos agrícolas da antiga Quinta da Torre actualmente dividido por diversos proprietários e utentes.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial senhorial: casa nobre

Utilização Actual

Armazenamento e logística: palheiro

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 14

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

1354 - data gravada num dos silhares da fachada O. indicando possível cronologia da construção.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Granito (silhares), cobertura em telha de aba e canudo.

Bibliografia

GONÇALVES, A. N., Inventário Artístico de Portugal - XI, Distrito de Aveiro, Zona de Nordeste, Lisboa, 1991, p. 79 - 81.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

A Quinta da Torre encontra-se actualmente dividida por diversos proprietários e utentes.

Autor e Data

Paulo Dordio 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login