Capela de Nossa Senhora da Conceição

IPA.00006433
Portugal, Santarém, Ourém, União das freguesias de Gondemaria e Olival
 
Capela maneirista, com grande alpendre adossado ao alçado principal e lateral S. e anexos no adro envolvente destinados aos romeiros; linguagem erudita no tratamento da capela-mor e do retábulo do altar-mor. Capela-mor de grande qualidade arquitectónica, completada pela decoração pictórica das pilastras do arco triunfal, pela estrutura retabular do altar-mor, que inicialmente enquadrava a imagem de vulto da Virgem com o Menino, hoje no nicho da nave, e pelo revestimento azulejar de belo efeito decorativo. As pinturas murais do arco triunfal.
Número IPA Antigo: PT031421100005
 
Registo visualizado 327 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta; volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhado de 1 e 2 águas. Fachada principal orientada, de 2 pisos, com empena angular e alpendre adossado apoiado em colunas de fuste redondo e capitel toscano sobre murete, coberto por tecto em madeira de 3 planos; sineira do lado N. com acesso por escada exterior; no eixo da fachada, uma porta de vão rectangular moldurado ladeada por 2 janelas quadrangulares. Fachada lateral S., rodeada pelo mesmo alpendre, rasgada por portal de vão rectangular, com frontão arquitravado no piso inferior e 2 janelas no registo superior; corpo da capela-mor recuado rasgado por janela moldurada com a inscrição "de 1755". Fachada N. marcada pelos volumes dos anexos adossados à nave e à capela-mor, rasgada no piso superior por 2 janelas. Fachada E. rematada em empena. INTERIOR: nave única coberta por tecto em madeira de um plano, coro-alto em madeira, com balaustrada, sobre pilares prismáticos, em madeira, apoiados em pequenas bases de pedra; pia de água benta, de taça oitavada, apoiada em colunelo de forma idêntica; púlpito adossado no alçado N., com caixa em madeira e base em cantaria lavrada com motivos vegetalistas; nicho resguardado por vidro rasgado na parede do lado do Evangelho, com a imagem policromada, quinhentista, da "Virgem coroada com o Menino". Nas pilastras do arco triunfal, na face interna, duas pinturas murais figurando Santo Agostinho, do lado do Evangelho e Santo Ambrósio do lado da Epístola; Uma teia em madeira, de balaústres planos, antecede a capela-mor coberta por abóbada de caixotão em cantaria, com vestígios de pintura, apoiada em cimalha envolvente sobre mísulas; alçados laterais revestidos a azulejos de caixilho duplo, em azul e branco no registo inferior, centrados por ornatos de inspiração textil, em azul, amarelo e branco, no registo superior; no altar-mor com retábulo em cantaria marmoreada, com frontão de volutas e nicho central encimado por concha e ladeado por pilastras duplas de fuste canelado; imagens recentes apoiam-se em peanhas dos lados do retábulo. Sacristia com acesso por porta rasgada no alçado do lado N..

Acessos

Em Conceição, na Rua de Nossa Senhora da Conceição

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 42 255, DG, 1.ª série n.º 105 de 08 maio 1959 (frescos de Santo Ambrósio e de Santo Agostinho) *1

Enquadramento

Periurbano, isolado. Implantada junto a um entroncamento de estradas, a meio de um adro onde estão construídos anexos associados com a romaria ao santuário. Rodeando a capela, do lado S. moradias recentes de um piso.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Leiria - Fátima)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1578 - construção do actual templo patrocinada pelo cardeal D. Henrique, no local de outro, provavelmente anterior ao séc. 15; séc. 17, 1ª metade - revestimento azulejar da capela-mor; 1755, c. de - reconstrução do templo, assinalada na janela da capela-mor; a esta campanha pode ser atribuída a actual nave da ermida e a janela da capela-mor.

Dados Técnicos

Estrutura mista.

Materiais

Estrutura em alvenaria de pedra rebocada e caiada; cobertura em telha cerâmica; molduras e colunas do alpendre, abóbada da capela-mor e arco triunfal em cantaria; pavimento, coro alto, púlpito e teia da capela-mor em madeira; caixilhos e portadas em madeira; revestimento azulejar das paredes da capela-mor.

Bibliografia

SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Santarém, vol. 5, Lisboa, 1949; ALMEIDA, José António Ferreira de, Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; http://www.patrimoniocultural.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/72934 [consultado em 28 dezembro 2016].

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO: 2004 - substituição das coberturas; reboco das paredes exteriores.

Observações

*1 - DOF: Dois frescos de Santo Ambrósio e de Santo Agostinho na Capela de Nossa Senhora da Conceição.

Autor e Data

Rosário Gordalina 1991 / Isabel Mendonça 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login