Igreja Paroquial de Vialonga / Igreja de Nossa Senhora da Assunção

IPA.00006398
Portugal, Lisboa, Vila Franca de Xira, Vialonga
 
Arquitectura religiosa, renascentista e barroca. Igreja paroquial rural. Revestimento azulejar e talha dourada.
Número IPA Antigo: PT031114080013
 
Registo visualizado 477 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta composta pela justaposição de 2 rectângulos: nave única e capela-mor profunda, resultando numa volumetria sensivelmente paralelepipédica, coberta por 2 telhados diferenciados a 2 águas. Torre sineira, de secção quadrada, adossada ao muro N. em posição recuada relativamente à fachada principal, acompanhada por outras construções anexas (designadamente, capela mortuária e sacristia, encimada por lanternim). Fachada principal, a O., com portal de verga recta, articulado com janela rectangular de avental de cantaria, rematado por frontão triangular integrando relógio. Fachada lateral delimitada por cunhais de cantaria encimados por fogaréus. INTERIOR: de nave única coberta por abóbada de berço, os muros revestidos de azulejos tendo por temática a vida da Virgem. Do lado do Evangelho, sob o coro-alto (adossado à face interna do alçado principal) o acesso à capela baptismal; espaço quadrangular coberto por abóbada concheada e possuindo altar de mármore, com altar de talha dourada e um púlpito com base circular de cantaria e balaústres, do lado da Epístola altar tipologicamente afim. Ladeando o arco triunfal são visíveis 2 altares de talha dourada. Na capela-mor, rectangular e coberta por abóbada de berço, os muros laterais apresentam num 1º nível lambril de azulejos figurando jogos infantis e num 2º nível revestimento a talha dourada. Destaca-se, no muro de topo, o retábulo de talha dourada organizado em torno de uma composição pictórica tendo por tema a Assunção da Virgem.

Acessos

Largo da Igreja. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,874980; long.: -9,078331

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 45/93, DR, 1.ª série-B, n.º 280 de 30 novembro 1993 *1

Enquadramento

Urbano, isolado por terreiro empedrado e em posição altimétrica destacada

Descrição Complementar

Na sacristia, compartimento rectangular coberto por abóbada de berço, merece menção o lambril de azulejos no qual se alternam as representações de cenas profanas e sagradas.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 13 - fundação da igreja; 1535 - data do altar da capela baptismal; Séc. 17 - realização e colocação dos retábulos da capela-mor e dos altares da nave, lavabo e telas da sacristia; Séc. 18 - realização do revestimento azulejar da nave e sacristia; c. 1956 - incêndio na capela, danificou o altar mor; 2006 - inauguração dos trabalhos de restauro do altar-mor.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, mármore, madeira dourada, azulejos.

Bibliografia

AZEVEDO, Carlos de, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano de, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Vol. III, Lisboa, 1963

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

PROPRIETÁRIO / CMVila Franca de Xira: 2005 - restauro dos altares e trabalhos de fortalecimento da estrutura de suporte do altar-mor danificada pelo incêndio.

Observações

*1 - DOF:..incluindo os elementos de talha, pintura sobre tela, azulejaria e imagens, que fazem parte integrante do seu revestimento interior.

Autor e Data

Paula Noé 1991 / Teresa Vale e Carlos Gomes 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login