Igreja do Mártir São Sebastião

IPA.00006394
Portugal, Lisboa, Vila Franca de Xira, Vila Franca de Xira
 
Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Capela rural.
Número IPA Antigo: PT031114090014
 
Registo visualizado 228 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja  

Descrição

De planta composta por 2 rectângulos justapostos (nave única e capela-mor), o edifício apresenta volumetria paralelepipédica escalonada, sendo a cobertura efectuada por telhados diferenciados a 2 águas. O alçado principal, a SO., é animado por portal de verga recta destacada encimado por janela rectangular e rematado por frontão mistilínio vazado por óculo e encimado por cruz. A fachada é lateralmente delimitada por cunhais de cantaria rematados por pináculos. No alçado lateral SE. da nave abre-se porta rectangular com emolduramento calcário simples encimada por cruz, tendo a capela-mor uma janela quadrada e apresentando cunhais de cantaria. Tangente ao cunhal E. da capela-mor, num pano de muro côncavo compartimentado verticalmente em 5 painéis por pilastras lisas rebocadas reconhece-se uma fonte constituída por tanque moderno semi-circular (adossado à parte inferior do painél central) sobre o qual se observa estela calcária ostentando uma representação das armas de Portugal encimada pela coroa real, ladeada por uma esfera armilar (esquerda) e por um castelo (direita). O interior do templo apresenta cobertura por tecto de madeira, de 3 faces, tanto na nave como na capela-mor (separadas por arco triunfal de volta inteira), e nele há a destacar: o coro-alto (adossado à face interna do alçado principal, com guarda de madeira e apoiado em 2 colunas marmoreadas), um púlpito (de base quadrangular, no muro lateral esquerdo) e o retábulo do altar-mor (de madeira pintada e dourada, ostentando a imagem do orago no nicho central, ladeada por figurações de um santo franciscano e de Santa Luzia).

Acessos

Rua Dr. Miguel Bombarda (antiga Rua Direita); Travessa do Mártir Santo

Protecção

Categoria: IM - Interesse Municipal, Decreto n.º 45/93, DR, 1.ª série-B, n.º 280 de 30 novembro 1993

Enquadramento

Urbano, destacado, parcialmente isolado por jardim

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: igreja

Utilização Actual

Cultural e recreativa: museu

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

1576 - fundação da igreja; 1833 - deixa de realizar-se, a 20 de Janeiro, a habitual missa cantada a que assistia a vereação municipal.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque pintado, madeira pintada e dourada

Bibliografia

MACEDO, Lino de, Antiguidades do Moderno Concelho de Vila Franca de Xira, 2ª ed., Vila Franca de Xira, 1992 (1ª ed. 1893); CÂNCIO, Francisco, Ribatejo Histórico e Monumental, s.l., 1939.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1944 - restauro da fonte; 1994 / 1995 - obras gerais de conservação e restauro; tratamento da envolvência (arranjo e equipamento do jardim).

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1991 / Teresa Vale e Carlos Gomes 1995

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login