Igreja Paroquial de Santa Valha / Igreja de Santa Eulália

IPA.00000627
Portugal, Vila Real, Valpaços, Santa Valha
 
Arquitectura religiosa. Igreja de construção do séc. 17. Tem destaque as pinturas a óleo sobre madeira do séc. 17.
Número IPA Antigo: PT011712200016
 
Registo visualizado 291 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, com capela lateral adossada à fachada esquerda. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, terminadas em cornija sobreposta por beirada simples. Fachada principal em cantaria aparente, de aparelho regular com as juntas pintadas de branco, com pilastras toscanas nos cunhais, coroados por pináculos piramidais terminados em bolas sobre plintos paralelepipédicos, e terminada em empena de cornija truncada por dupla sineira, em arco de volta perfeita, assentes em pilares, terminada em cornija sobrepujada por frontão volutado, coroado por cruz latina de cantaria e pináculos laterais, terminados em bola, assentes em plintos paralelepipédicos. É rasgada por portal de verga recta, encimado por friso e cornija, e, superiormente, por óculo circular, moldurado, actualmente fechado por relógio, o qual é ladeado por dois brasões, o da esquerda datado de 1655 e o da direita inscrito.

Acessos

Santa Valha, EN. 213-1 (ligação entre a EN. 213, Mirandela - Chaves, e a EN. 103 (Vinhais - Chaves), lugar de Santa Valha

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto nº 45/93, DR, 1.ª série-B, n.º 280 de 30 de novembro 1993

Enquadramento

Rural, isolado, no centro da aldeia, num plano inferior ao largo em terra batida que se desenvolve frontalmente. Insere-se em adro, pontuado de árvores e com cruzeiro simples disposto lateralmente, sendo vedado por muro, em alvenaria rebocada e pintada de branco, capeado a cantaria, acedido por portão de ferro central. Junto ao muro, mas no seu exterior, sobre soco de planta quadrada, composto por dois degraus, ergue-se cruzeiro, com base quadrada e remate superior curvo, plinto quadrangular de perfil galbado, com a face frontal inscrita com a data 1697, e cruz simples, de haste vertical com chanfro. Do outro lado do largo, implanta-se a Capela de São Miguel ou de São Caetano, com inscrição relativa à reedificação em 1697 (v. PT011712200017).

Descrição Complementar

Sobre o portal axial, surge a inscrição PAUPERES SEMPRE HABETE VOBISCUM.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Vila Real)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17

Arquitecto / Construtor / Autor

FIRMA: José Moreira & Filhos, Ldª (1983).

Cronologia

Idade Média - construção da primitiva igreja, possivelmente no castro, a S., sobre o monte; 1655 - data do brasão integrado na fachada principal; 1657 - fundação da actual igreja pelo abade Nuno Álvares, natural de Azambuja, e na época pároco de Santa Valha; 1690 - data da custódia-cálice; 1697 - data inscrita no cruzeiro construído no exterior do adro; 1757 - a freguesia tinha 115 fogos, com 575 almas; 1878 - a freguesia tinha 937 habitantes; 1979, 6 dezembro - despacho do Secretário de Estado da Cultura determinando a classificação da igreja.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Granito; madeira

Bibliografia

MARTINS, A. VELOSO, Monografia de Valpaços, Porto, 1978; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976, p. 175; VALBEL, Joaquim de Castro Lobo, O Concelho de Valpaços, Lourenço Marques, 1954.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

IHRU: DGEMN/DREMN

Intervenção Realizada

1982 - reparação de coberturas; 1983 - conclusão dos trabalhos de conservação das coberturas, pela empresa José Moreira & Filhos, Ldª.

Observações

A Capela de São Miguel, fronteira à igreja de Santa Valha, ostenta a seguinte inscrição: Esta capela de S. Miguel foi reedificada de novo com esmolas dos devotos de S. Caetano, sendo Abade Martim Velho Barreto - ano de 1697.

Autor e Data

Isabel Sereno e Paulo Dordio 1994

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login