Ermida de São Bartolomeu

IPA.00006269
Portugal, Beja, Cuba, Vila Alva
 
Arquitectura religiosa, manuelina, popular. A tipologia da planta corresponde a uma constante da arquitectura regional, com uma só nave e capela-mor. Do período manuelino subsiste a abóbada e mísulas da capela-mor. A decoração envolvente do nicho é barroca. O edifício destaca-se pelos vestígios de pinturas murais.
Número IPA Antigo: PT040207030017
 
Registo visualizado 147 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta por nave e capela-mor mais estreita, tendo adossada à esquerda a sacristia. Volimes articulados com vestígios de coberturas diferenciadas em telhado de duas águas para a nave e a capela-mor. Fachada principal orientada a O., de pano único, com portal arruinado e empena triangular. Alçado S. de dois planos, o da nave em dois planos separados por contraforte, cegos, e o da capela-mor ligeiramente recuado e também cego. Alçado E. cego, com empena triangular e vestígios arruinados da sacristia. Alçado N. de dois panos, separados por contraforte e vestígios arruinados da sacristia. Interior de uma nave com dois tramos separados por arco diafragma em asa de cesto, com vestígios de cobertura em madeira (desaparecida). Capela-mor separada por arco de volta perfeita, com cobertura em abóbada de cruzaria de ogivas, assentes em mísulas também de alvenaria; cabeceira recta e altar de alvenaria com frontal com composição pictórica imitando azulejos e nicho enquadrado por duas pilastras de cariátides em pintura a fresco. Na parede do lado do Evangelho, porta de acesso à sacristia e vestígios de uma pintura mural e respectiva sinopia representando um Santo Bispo, sob camadas posteriores de reboco e pintura.

Acessos

EN 258, Alvito / Barrancos, Km 13.

Protecção

Em estudo

Enquadramento

Rural, destacado, isolado, numa pequena encosta, num olival.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: ermida

Utilização Actual

Devoluto

Propriedade

Pública: Igreja Católica (Diocese de Beja)

Afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18 / 19

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16, inícios - construção; séc. 16, segunda metade - decoração pictórica; séc. 18, inícios - decoração que envolve o nicho; séc. 19, finais - decoração do frontal do altar; 1930, finais da década - a ermida é abandonada.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes (nave) e estrutura autónoma (capela-mor)

Materiais

Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, pavimento de tijoleira, pinturas murais

Bibliografia

BORGES, Emília Salgado, O Concelho de Cuba, Cuba, 1981; FRANCO, Anísio Salazar, CAETANO, Joaquim Oliveira e SERRÃO, Vítor, A Pintura dos Séculos XVI a XVIII no Concelho de Cuba, Cuba, 1992; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Distrito de Beja, vol. 1, Lisboa, 1992; BORGES, Emília Salgado, O Concelho de Cuba nas Memórias Paroquiais de 1758, Lisboa, 1994.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

No Museu de Arte Sacra e Arqueologia de Vila Alva encontra-se um fragmento do fuste do cruzeiro que antecedia este edifício.

Autor e Data

José Falcão / Ricardo Pereira 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login