Igreja Paroquial de Aldeia Gavinha / Igreja de Santa Maria Madalena

IPA.00006244
Portugal, Lisboa, Alenquer, União das freguesias de Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha
 
Arquitectura religiosa, barroca. Igreja paroquial rural.
Número IPA Antigo: PT031101030032
 
Registo visualizado 473 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Igreja paroquial  

Descrição

Planta longitudinal composta por 3 naves e capela-mor sensivelmente quadrada, apresenta volumetria escalonada (destacando-se a torre sineira), com cobertura em telhados a 2 águas. A fachada é animada pelo rasgamento do portal (de verga recta, encimado por 2 pináculos e 2 volutas ladeando uma pedra de armas) e de um janelão *2, terminando-se em empena semi-circular. Contiguamente ao lado S. da fachada, observa-se a torre sineira, única, de secção quadrada, desenvolvendo-se em 2 níveis e apresentando-se rematada por uma sugestão de cúpula octogonal. No interior, reconhecem-se as 3 naves separadas por arcos formeiros apontados, cujos intradorsos apresentam vestígios de decoração pictórica, descarregando em colunas ostentando capitéis esculpidos com motivos vegetalistas e bases poligonais. A nave central é coberta por tecto de madeira de 3 faces e as naves laterais, cujos muros ostentam lambris de azulejos do tipo tapete, são igualmente cobertas por tecto de madeira de um só pano. Nos muros de topo destas, observam-se, emoldurados por arcos de volta inteira, 2 altares de talha dourada e frontais de azulejos hispano-mouriscos (ostentando, o do lado da Epístola, uma representação calcária da Senhora da Piedade). Na capela-mor, à qual se acede por arco triunfal em cortina (decorado por rosetas justapostas) e onde as paredes apresentam revestimento azulejar do tipo tapete (em 2 padrões separados por friso também de azulejos), destaca-se o retábulo, em talha dourada e pintada, com camarim albergando trono e integrando imagens de Santa Maria Madalena e de Santa Marta e ainda um sacrário de forma esférica sustentado por 2 anjos tenentes. A cobertura, em abóbada de berço revestida a madeira, apresenta pintura simulando arquitectura enquadrando uma composição central que representa a padroeira.

Acessos

Rua Jacinto da Costa Cadete. WGS84 (graus decimais) lat.: 39.083995; long.: -9.095516

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, destacado (pela posição altimétrica), isolado.

Descrição Complementar

A capela baptismal, de planta semicircular coberta por abóbada em quarto de esfera, é integralmente revestida de azulejos polícromos do tipo tapete, integrando um painel de desenho ingénuo figurando o Baptismo de Cristo, junto ao qual se observa a de pia baptismal de secção octogonal em calcário, assente sobre base também polígonal. Na sacristia, de planta rectangular coberta por tecto plano de madeira, destaca-se, sobre o arcaz, um altar de azulejos polícromos integrando painéis representando a Anunciação e apresentando, sobre o fecho do arco de volta inteira que o vasa, uma figuração da coroa real.

Utilização Inicial

Religiosa: igreja paroquial

Utilização Actual

Religiosa: igreja paroquial

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Lisboa)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 16, início - uma lápide tumular existente na capela-mor atesta a existência da igreja nesta data; séc. 17 - campanha de redecoração interna, designadamente : aplicação dos lambris de azulejos do tipo tapete e os altares laterais de talha dourada; séc. 18 - campanha de redecoração interna, designadamente : realização do retábulo do altar-mor e pintura do tecto da capela-mor; 1724 - reedificação da fachada; séc. 20 - oferta dos azulejos existentes na sacristia por José Pires de Matos, provenientes da Quinta da Cortezia.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria mista, cantaria de calcário, mármores, azulejos, madeira pintada e dourada

Bibliografia

ALMEIDA, José António Ferreira de, (dir. de), Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1980; AZEVEDO, Carlos de, FERRÃO, Julieta, GUSMÃO, Adriano de, Monumentos e Edifícios Notáveis do Distrito de Lisboa, Vol. I, Lisboa, 1962; DIAS, Pedro, Arquitectura Mudéjar Portuguesa: Tentativa de sistematização, Mare Liberum, nº 8, Dezembro de 1994; HENRIQUES, Guilherme João Carlos, Alenquer e o seu Concelho, Lisboa, 1873; MELO, António de Oliveira, GUAPO, António Rodrigues e MARTINS, José Eduardo, O Concelho de Alenquer - subsídios para um roteiro de Arte e Etnografia, 2.ª ed., Alenquer, Comissão Municipal da Feira da Ascensão de Alenquer e Associação para o Estudo e Defesa do Património de Alenquer, 1987, vol. 1; Monumentos, n.º 24, Lisboa, DGEMN, 2006; REIS, Vítor Manuel Guerra dos - O Rapto do Observador: invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no século XVIII. Lisboa: s.n., 2006. Texto policopiado. Dissertação de Doutoramento apresentada à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2 vols.; SIMÕES, J. M. Santos, Azulejaria em Portugal do Século XVII, Lisboa, 1971.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DRML

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, DGEMN/DRML

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20, década de 80 - restauro do tecto da capela-mor; DGEMN/DRML; 2005 / 2006 - obras de conservação e restauros das coberturas da capela-mor e anexos com reforço estrutura do altar-mor e respectivo trono (em curso).

Observações

*1- a igreja é, por vezes, impropriamente referida como da invocação de Nossa Senhora da Madalena; *2 - proveniente da igreja da Marateca; a pia baptismal é proveniente da Igreja do Socorro, em Lisboa.

Autor e Data

Teresa Vale e Carlos Gomes 1995

Actualização

Ana Rosa 2005
 
 
 
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