Fábricas Algarve Exportador e Rainha do Sado

IPA.00006139
Portugal, Porto, Matosinhos, União das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira
 
Arquitectura industrial modernista. Marcação volumétrica de cada área funcional; marcação ritmada de cheios e vazios; grandes áreas envidraçadas; a esquina como ponto de concepção especial não só em planta como em volume; articulação de formas rectas e arredondadas; utilização de frisos e molduras nos remates e aberturas. Não constituindo protótipo, existiam algumas semelhanças com o Edifício do Frigorífico do peixe (Lota de Massarelos) de Januário Godinho, arquitecto no Porto. A fábrica "Algarve Exportador" constitui-a um património da arqueologia industrial visto possuir a organização funcional característica da tipologia de uma unidade conserveira: as repetidas três naves, pequena área de escritórios, pátio de chegada do pessoal com os cais de carga e descarga para as diversas áreas da fábrica e ainda os anexos do pessoal.
Número IPA Antigo: PT011308060017
 
Registo visualizado 498 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Extração, produção e transformação  Fábrica  Fábrica alimentícia  

Descrição

As duas fábricas formavam um conjunto arquitectónico modernista pela linguagem racionalista que apresentavam nas diversas fachadas. Todas as superfícies exteriores do conjunto rematavam num friso saliente ao longo das platibandas. Os planos de fachada marcados por cheios e vazios repetiam-se em torno de grandes superfícies envidraçadas, com molduras de contorno. No conjunto fabril, destacava-se a resolução formal das duas esquinas, a da "Algarve Exportador", através de um volume mais baixo concêntrico com a Praça Passos Manuel, e a da "Raínha do Sado", no ângulo agudo entre a Rua de Heróis de França e a Rua de Roberto Ivens, por um volume mais alto de forma cilíndrica. O símbolo e o nome de cada uma das Fábricas aplicado sobre a superfície das fachadas, executados em reboco fazem parte da composição dos alçados. Tanto uma fábrica como outra possuíam um pátio voltado para a Rua de Heróis de França. A "Rainha do Sado" continha ainda um outro destinado a Jardim. A organização interior do conjunto traduzia-se fundamentalmente na articulação de naves paralelas à Avenida da República.

Acessos

Rua de Heróis de França, Rua Roberto Ivens, Avenida da República e Praça de Passos Manuel

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano. O conjunto constituído por duas unidades da indústria conserveira de Matosinhos, ocupava integralmente um quarteirão de forma triangular, definido pela Rua de Heróis de França (ex. João Chagas), Rua de Roberto Ivens (ex. Dr. Alves da Veiga), Avenida da República e Praça de Passos Manuel. A "Algarve Exportador" situava-se a N. deste triângulo e a "Raínha do Sado" a S..

Descrição Complementar

Assim a "Algarve Exportador" apresentava uma grande nave adjacente à Avenida da República, destinada à Secção de Fabrico, desenvolvendo-se no topo poente o Armazém de Vazio e uma escada com traçado circular de acesso ao terraço. Para E. implantava-se a área destinada à Gerência, com uma volumetria mais baixa e cobertura em terraço. A Secção de Fabrico além de se relacionar com esta área, articulava-se com outras duas naves separadas por uma parede, onde de um lado funcionava o Armazém de Cheio e do outro o do Instituto. Todas as áreas de apoio à Fábrica e aos operários (vestiários, refeitório, creche, caldeira, garagem, oficina etc.) desenvolviam-se em U, em torno de um pátio, onde se localizavam a chaminé e o depósito da água. Sobre o Armazém de Cheio, existia um outro piso para a habitação do encarregado da fábrica e uma outra zona privada da administração. O acesso a este piso fazia-se pela Praça de Passos Manuel. A "Raínha do Sado" de planta triangular era constituída por uma sucessão de naves, de cobertura apoiada em asnas de madeira. A área destinada à Secção de Fabrico ocupava duas naves, relacionando-se a N. com dois Armazéns de Vazio. No topo poente destes dois armazéns situava-se um pátio para onde se voltavam os espaços destinados ao Gerador , Carvão, ao Sal e aos operários. O sector dos operários de dois pisos, continha no r/c os vestiários e no 1º piso os refeitórios, masculino e feminino. A S. da Secção de Fabrico o Armazém de Embalagem e o Instituto. A área destinada à Gerência localizava-se a O. desenvolvendo-se em torno de um pequeno pátio designado no projecto como Jardim.

Utilização Inicial

Extração, produção e transformação: fábrica

Utilização Actual

Demolido

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Não aplicável

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTOS: António Varela (Algarve Exportador). ENGENHEIROS: Alfredo Daniel (Raínha do Sado).

Cronologia

1938, 31 Março - Projecto da "Algarve Exportador"; 1939, 5 Outubro - Inauguração da "Algarve Exportador"; 1941, 14 Janeiro - Projecto da "Raínha do Sado"; 1941, 3 Março - Aditamento ao Projecto da "Raínha do Sado"; 1984, 15 Agosto - Incêndio na "Raínha do Sado"; 2003, 17 de Fevereiro - despacho de encerramento do procedimento relativo a uma eventual classificação; 2009, Dezembro - Demolição.

Dados Técnicos

Não aplicável

Materiais

As Paredes exteriores eram em alvenaria de tijolo rebocadas (na "Algarve Exportador" o reboco era esquartelado); as paredes interiores eram em alvenaria de tijolo rebocadas e em algumas partes revestidas a azulejos; a estrutura de suporte da cobertura era em asnas de madeira e a estrutura de suporte da cobertura em asnas metálicas; as caixilharias eram de madeira e ferro; chaminés em tijolo burro; e soleiras em granito.

Bibliografia

MAIA, António, Memória Descritiva do Pedido de classificação dos conjunto de imóveis das Fábricas "Algarve Exportador" e "Raínha do Sado", Câmara Municipal de Matosinhos, 17 de Julho de 1985; http://www.jn.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Matosinhos&Option=Interior&content_id=1723375, 16 de Junho de 2011; http://globalconstroi.com/index.php?option=com_content&view=article&id=1672:hotel-e-instituto-cultural&catid=1:latest-news&Itemid=49, 16 de Junho de 2011.

Documentação Gráfica

(IPPAR) 85 / 3 (96)

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

(IPPAR) 85 / 3 (96)

Intervenção Realizada

Observações

O conjunto fabril ocupava um quarteirão situado na antiga Zona Industrial de Matosinhos agora praticamente desactivada. Quando o projecto da "Raínha do Sado" foi apresentado, existia um lote não ocupado que veio a ser preenchido posteriormente pela Fábrica "Algarve Exportador" já existente (não foi possivel datar esse acrescento).

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

Ana Filipe 2011
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login