Chalé da Condessa de Edla / Chalé da Condessa

IPA.00006133
Portugal, Lisboa, Sintra, União das freguesias de Sintra (Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim)
 
Chalé tipicamente romântico, pela decoração, variedade de motivos representados e cores, presença de técnicas diferentes, e pelo soberbo diálogo com a natureza. Assemelha-se ao chalé suiço, nomeadamente pelo uso de materiais lenhosos, distinguindo-se pela planimetria simétrica e harmoniosa, pela pintura em "trompe l'oeil" e pelo revestimento de cortiça. A pintura exterior imitando tábuas sobrepostas lembra as cabanas de troncos sobrepostos da primitiva colonização norte americana. Construído segundo projecto da sua proprietária, foi o primeiro chalé a ser construído em Sintra, gerando uma moda de grande sucesso, mas não constituindo um arquétipo de construção. Construção "suis generis" com influências dos chalés de montanha suiços e das cabanas de troncos dos primitivos colonos norte americanos.
Número IPA Antigo: PT031111120040
 
Registo visualizado 1084 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Chalet  

Descrição

Planta rectangular, ao nível do primeiro piso e cruciforme ao nível do segundo, simples e regular. Volumes articulados de dominante horizontal, com cobertura diferenciada em telhados de uma água, ao nível do primeiro piso, e duas águas, ao nível do segundo. Fachadas de alvenaria rebocada e pintada em "trompe l'oeil", imitando tábuas sobrepostas. Embasamento rebocado, cunhais revestidos a cortiça e remates em cornija, com modilhões e arcatura de cortiça. Todas as fachadas são animadas pela abertura de vãos em arco apontado, com molduras em cortiça. Fachada principal e posterior simétricas, alternadamente rasgadas no primeiro piso por janelas e portas, tendo ao centro e superiormente óculo. Fachadas laterais com três portas, sendo a central mainelada. O segundo piso é percorrido por varandim com balaústres de madeira. Braços longitudinais da cruz rasgadas lateralmente por porta entre duas janelas e, no topo, por porta mainelada. Os braços transversais têm lateralmente uma janela e, no topo, uma porta. INTERIOR com vestíbulo central, com motivos geométricos e florais de fortes tonalidades e escadaria de acesso ao piso superior. No flanco direito fica a sala de jantar, toda revestida a cortiça com aplicações de madeira pintadas de branco e contorno vermelho, formando desenhos geométricos e trepadeiras que se estendem pelo tecto. Em frente fica a "Sala das Heras", com troncos de hera subindo os cantos das paredes até à cornija, onde se entrelaçam os troncos e ramagens. Um arco contra-curvado dá acesso à área de serviço com casa de banho, cozinha revestida a azulejos azuis e branco, em losango, e três quartos com vestígios de decoração sob tinta branca. A zona da escada tem paredes pintadas com motivos geométricos, florais e três flautistas. Arrecadação num pequeno piso intermédio. No piso superior as paredes são pintadas com motivos geométricos formando florões imitando madeira. Num dos lados, o brasão da Condessa de Edla. Situam-se neste piso o "quarto das pérolas" de tecto pintado com medalhões clássicos, o "quarto das rendas", antigo quarto da Condessa, com rendados brancos e azuis nas paredes e tecto, um quarto revestido a cortiça e um outro simples pintado de rosa.

Acessos

Parque da Pena, Talhão XII, parcela C. WGS84 (graus decimais) lat.: 38.785111, long.: -9.399141

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 45/93, DR, 1.ª série-B, n.º 280 de 30 novembro 1993 / Incluído na Área Protegida de Sintra - Cascais (v. PT031111050264)

Enquadramento

Rural, isolado, implantado no meio do Parque da Pena, num terraço envolvido por arvoredo e vegetação luxuriante próximo da chamada "Feteira da Condessa". O frontispício encontra-se virado para o Palácio da Pena (v. PT031111120040).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: chalet

Utilização Actual

Cultural e recreativa: casa museu

Propriedade

Pública: estatal

Afectação

Parques de Sintra Monte da Lua S. A. (Instituto da Conservação da Natureza, Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Câmara Municipal de Sintra e Instituto da Conservação da Natureza, Instituto Português do Património Arquitectónico; tel.: 219237300)

Época Construção

Séc. 19

Arquitecto / Construtor / Autor

CARPINTEIRO: Gregório Cazemiro (1864 - 1867). ESTUCADOR: Sebastião Ribeiro Alves (1867). MESTRES de OBRAS: Mestre Gregório (1864); Domingos Martins Freire (1864). PROJECTISTA: Condessa de Edla (1864).

Cronologia

1839 - ínicio da construção e plantação do Parque da Pena; 1860, 23 fevereiro - chega a Portugal Elise Frederica Hensler, cantora de ópera origem alemã; 1864 - 1869 - construção do chalé, segundo projeto da condessa; 1867 - o chalé encontra-se pronto a receber trabalhos de estuque e pintura por Sebastião Ribeiro Alves; 1869 - D. Fernando II, principe consorte, viúvo desde 1853, casa com Elise Hensler, ; 1885 - morre D. Fernando II, fazendo a condessa legatária de todos os seus bens, incluindo o palácio e parque da Pena; 1889 - o Estado compra os bens imóveis do Rei, continuando a Condessa a usufruir do parque da Pena; 1903 - 1904 - o Estado compra o chalé por 43 000$00, continuando a condessa a ter o usufruto do mesmo; 1890 - 1911 - o chalé funciona como moradia de verão da condessa; 1923 - serve de residência de verão para o presidente da República, Manuel Teixeira Gomes; serviu ainda de pequeno museu florestal, de laboratório de apoio aos trabalhos realizados, na serra, anualmente e durante três dias, nos estágios de silvicultura para os almoços servidos pelo Hotel Nunes e finalmente, como residência de verão para crianças deficientes; 1930 - 1940, década - encontra-se em estado de abandono; 1990, década de - o Parque da Pena, incluindo o chalé, que se encontravam na tutela do Instituto das Florestas, são afetos ao Parque Natural de Sintra-Cascais, Instituto da Conservação da Natureza; 1995 - a serra de Sintra, onde se localiza o Palácio e o Parque da Pena, é classificada pela UNESCO como Paisagem Cultural, Património da Humanidade; levantamento do imóvel e projeto de recuperação, elaborado pela Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra, sendo alvo de exposição pública; 1999, 14 julho- um incêndio destrói quase por completo o piso intermédio, o interior e coberturas; 2000, 02 setembro - o Decreto-Lei n.º 215/2000 (publicado no DR, 1.ª série A, n.º 203) a Sociedade Parques de Sintra - Monte da Lua, S. A., sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, ficando-lhe afeta a recuperação do Parque da Pena, onde se inclui o chalé; 2007, 21 agosto - o Decreto-Lei n.º 292/2007 (DR, 1.ª série, nº 160) entrega à empresa a gestão do Palácio da Pena; 2008 - a Sociedade Parques de Sintra-Monte da Lua assume a recuperação do chalé e do jardim no intuito de devolver o edifício ao seu estado original, de requalificar a envolvente e a coleção botânica, e ainda repor e instalar as infraestruturas e equipamentos necessários para a manutenção da zona, contanto, para o efeito com o apoio da EEA Grants; 2011 - após um minucioso processo de recuperação e restauro, o Chalet e Jardim da Condessa d'Edla reabrem ao público; 2012 - o projeto de recuperação é agraciado com o Prémio do Turismo de Portugal para Novo Projeto Público, bem como o Prémio Grémio Literário; 2013 - é-lhe também atribuído o galardão Europa Nostra, na categoria Conservação, prémio atribuído pela União Europeia para o património cultural.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria rebocada e calcário; molduras dos vãos, cunhais e revestimento interior de paredes em cortiça virgem, portas, janelas, balaustrada das varandas, elementos decorativos em madeira, "parquet", pinturas em "trompe l'oeil"; azulejos na cozinha e casa de banho; cobertura em telha de canudo.

Bibliografia

Abandono e chamas arruínaram Chalet da Condessa, Público, 15/07/99; ANTUNES, Eva Maria Cotos e Garcia, O Chalet da Condessa, Lisboa, não publicada, 1989; Câmara Municipal de Sintra, Sintra Património da Humanidade, Sintra, 1996; FRANÇA, José Augusto, A Arte em Portugal no Século XIX, vol. 1, Lisboa, 1990; NEVES, C. M. Beata, O Chalé da Condessa no Parque da Pena ... in Diário de Notícias, 20 Dez. 1983; PEREIRA, Maria Lídia Solipa, O Chalet da Condessa d'Edla in O Romantismo - Sintra no Itenerário de um Movimento, Actas do I Congresso Internacional de Sintra sobre o Romantismo, Vol. 2, Sintra, 1988, pp. 93 - 163.

Documentação Gráfica

Direcção Geral do Ordenamento e Gestão Florestal; Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra; CMS

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN/DSID; Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra; CMS

Documentação Administrativa

DGPC: DGEMN/DSID; Escola Profissional de Recuperação do Património de Sintra; CMS

Intervenção Realizada

1979 - obras de reconstrução dos telhados, reparação de alguns caixilhos e beneficiação de algumas ombreiras e vergas revestidas a cortiça.

Observações

Autor e Data

Paula Noé 1990

Actualização

Paula Tereno 2018
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login