Capela de Santo António de Requeixo

IPA.00000061
Portugal, Braga, Póvoa de Lanhoso, São João de Rei
 
Arquitectura religiosa, seiscentista. Capela alpendrada, de planta longitudinal de uma só nave. Alpendre sustentado por colunelos toscanos, assentes em muro interrompido frontal e lateralmente. Fachada principal em empena, com portal de verga recta, ladeado por frestasInterior com retábulo de talha barroca, estilo nacional. O retábulo-mor possui semelhanças com o retábulo da Igreja Paroquial (v. PT010309230009), sendo possível que daí tenha vindo numa das reformas do séc. 19 (CELESTINO 1994, p. 32).
Número IPA Antigo: PT010309230011
 
Registo visualizado 252 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta longitudinal, composta por alpendre e nave única, rectangulares, adossados em eixo. Volumes escalonados, de dominante horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na nave e três águas no alpendre. Alpendre sustentado por oito colunelos, de secção circular, sobre murete interrompido por três aberturas, frontal e laterais, com bancos corridos, de granito. No interior, cobertura em madeira, com o vigamento à vista e pavimento em lajes de pedra.. Fachadas rebocadas e pintadas de branco percorridas por cornija saliente, sob beiral nas fachadas laterais. Fachada principal virada a N., com cruz no vértice da empena, precedida pela cornija de remate, denunciando o alteamento do telhado, rasgada por portal de verga recta ladeado por duas frestas. Fachadas laterais dissemelhantes, sendo a voltada a O., cega e a oposta rasgada por janela rectangular e porta de verga recta, com sineira de pedra, sobre o beiral, em arco de volta inteira. INTERIOR com cobertura em tecto de masseira, de madeira pintada de azul e pavimento de cimento. Paredes rebocadas e pintadas de branco. Do lado da Epístola, pia de água benta, de pedra. Parede testeira totalmente preenchida por retábulo-mor sobre estrado de pedra, de talha dourada e polícroma, a azul e vermelho, de planta recta, com a tribuna côncava, de três eixos, rematado por cornija sobrebujada por composições de volutas, pâmpanos e anjos. Tribuna com imagem do orago, ladeado por nichos com imaginária e colunas pseudosalomónicas, com decoração de pássaros e pâmpanos, que se prolonga em arquivolta, com cartela, ao centro, com escudo oval com os sete castelos, ladeado por anjos. Eixos laterais com peanhas com imaginária, ladeadas por colunas pseudosalomónicas, com decoração idêntica às restantes. Sobre a banqueta, sacrário oval, com decoração de volutas e anjos, encimado pelo Crucificado. Altar recto, com o frontal pintado com composições de flores.

Acessos

Lugar de Requeixo

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural, isolada, à entrada da povoação, rodeada por campos de cultivo, num pequeno largo empedrado, à face da E.M. que liga a povoação à sede da freguesia. Na proximidade a Casa da Lage.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Braga)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 17 - provável edificação da capela; 1726 - é referida, no lugar de Requeixo, como filial à igreja de São João de Rei; 1758 - o Abade de São João de Rei, Timóteo Rodrigues da Costa, refere uma ermida dedicada a Santo António, no Lugar de Requeixo, povoação que possui 21 fogos e 70 pessoas; 2011, 22 agosto - pedido de parecer da CMPóvoa de Lanhoso sobre a pertinência de classificar o edifício como Valor Concelhio; 2003, 02 abril - Despacho de abertura do processo de classificação pelo vice-presidente do IPPAR; 2010, 23 dezembro - proposta de arquivamento do processo de classificação, devido a obras descaracterizantes; 2011, 23 fevereiro - parecer favorável do Conselho Nacional de Cultura; Despacho de arquivamento do processo de classificação pelo diretor do IGESPAR; 2012, 28 setembro - publicação do arquivamento do procedimento de classificação, em Anúncio n.º 13490/2012, DR, 2.ª série, n.º 189.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Estrutura, pavimento do alpendre, muros, colunelos e bancos do alpendre, sineira cruz e pia de água benta, de granito; portas, cobertura do alpendre e interior da nave e retábulo, de madeira; pavimento da nave, de cimento; ferro nas grades da janela; cobertura exterior de telha de canudo.

Bibliografia

NORTON, Maria Henriqueta C. R. Teixeira da Mota, O Inquérito de 1758 do Pe. Luís Cardoso, Póvoa de Lanhoso, 1987, pp. 105-106; CRAESBEECK, Francisco Xavier da Serra, Memórias Ressuscitadas da Província de Entre Douro e Minho no ano de 1726, vol. 2, Ponte de Lima, 1992, p. 171; CELESTINO, António, Antigamente era San Johan de Rey, Póvoa de Lanhoso, 1994, pp. 28, 32.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Fábrica da Igreja Paroquial de São João de Rei: Séc. 20 - Alteamento da cobertura; colocação de um pavimento de cimento no interior.

Observações

O alpendre na frente da fachada principal integra uma tipologia bastante difundida na região; *1 - está a em vias de classificação em conjunto com a Casa da Lage.

Autor e Data

António Dinis 1999

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login