Casa de D. Miguel / Vila Cacilda

IPA.00006079
Portugal, Lisboa, Oeiras, União das freguesias de Carnaxide e Queijas
 
Arquitectura residencial, barroca. Edifício barroco de planta rectangular, de 2 pisos e águas furtadas com algumas características de casa de veraneio. No interior, azulejos barrocos azuis e brancos pombalinos. Contraste entre a sobriedade exterior e a decoração azulejar interior. Constitui o único exemplar ainda existente do antigo aglomerado. O edifício apresenta pormenores de interesse, tais como as gárgulas de pedra na fachada principal e os painéis de azulejos figurativos do primeiro piso.
Número IPA Antigo: PT031110070010
 
Registo visualizado 639 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial unifamiliar  Casa  Casa abastada  

Descrição

Planta rectangular, com alçados de 2 pisos e água furtada na zona central. Cobertura diferenciada a 2 águas. Frontespício com cunhais demarcados, rasgado no 1º piso por 3 portas de verga sensívelmente curva e no 2º por 3 janelas, com molduras de cantaria de verga curva. Junto à cornija distribuem-se regularmente 4 gárgulas quadrangulares. Fachada lateral de fenestração mais irregular. No interior, dependências com lambril de azulejos figurando cenas bíblicas e cortesãs *2.

Acessos

Rua da Quinta do Bonfim, nº 2 a 2-C; Rua de António Costa Macedo, em Queijas. WGS84 (graus decimais) lat.: 38,719174; long.: -9,263790

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Decreto n.º 5/2002, DR, 1.ª série-B, n.º 42 de 19 fevereiro 2002 *1

Enquadramento

Urbano. Ergue-se dentro da povoação de Queijas, ocupando posição de gaveto e tendo parcialmente adossada na fachada lateral direita outra construção; contígua fica a Quinta do Alemão.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa

Utilização Actual

Residencial: casa / Comercial: loja

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido

Cronologia

Séc. 18 - época provável da sua construção; séc. 19, início - o espaço era habitado pelo rei D. Miguel, quando se deslocava para caçadas; 1887 - venda do imóvel a um particular; séc. 20 - transformação do edifício em apartamentos e quartos para arrendar; 2002 - despacho de classificação como Imóvel de Interesse Público.

Dados Técnicos

Estrutura mista

Materiais

Alvenaria rebocada e cantaria calcária e azulejos no interior. Cobertura de telha.

Bibliografia

Plano de Salvaguarda do Património Construído e Ambiental do Concelho de Oeiras, DPGU, CMO, Oeiras, 1999; Antigo palacete real em Queijas transformado em estendal e mini-mercado, in Público, 18 Janeiro 2005.

Documentação Gráfica

IGESPAR: IPPAR

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; IGESPAR: IPPAR

Documentação Administrativa

IGESPAR: IPPAR

Intervenção Realizada

Observações

*1 DOF: Edifício em Queijas, conhecido por "Vila Cacilda" ou "Casa de D. Miguel"; *2 - os azulejos figurativos do primeiro piso teriam pertenciado, possivelmente, à antiga capela.

Autor e Data

Paula Noé 1991

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login