Solar dos Gamboas / Casa do Balcão

IPA.00000604
Portugal, Castelo Branco, Fundão, Castelo Novo
 
Casa senhorial maneirista, de planta rectangular, evoluindo em dois ou três andares, adaptando-se ao declínio do terreno. Fachadas delimitadas por cunhais apilastrados graníticos. Vãos dispostos regularmente, de perfil rectilíneo, com molduras de cantaria. Coberturas interiores planas, em madeira.
Número IPA Antigo: PT020504130032
 
Registo visualizado 392 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta retangular

Descrição

Planta rectangular, composta, irregular, existindo coincidência entre o interior e o exterior. Volumes articulados de disposição de massas na horizontalidade. Cobertura de duas, três e quatro águas. Fachada principal voltada a O. com dois panos rebocados desfasados, limitados por pilastras em pedras granítica, com dois e três pisos sem elementos definidores. Duas janelas de sacada com guarda em ferro forjado, sendo a de N. suportada por duas mísulas, nove janelas de guilhotina e duas portas de perfil rectilíneo, de duas folhas. Vãos com lintéis rectos em pedra granítica, material comum às ombreiras. Fachada E. marcado pelo muro de sustentação de terras. Fachada S. com um pano rebocado parcialmente, limitado por duas pilastras em pedra granítica, evoluindo em dois pisos definidos pelo reboco e soco, rasgados por uma janela e uma porta de duas folhas ao nível do segundo. Os vãos são curvos em pedra granítica, material comum às ombreiras. A porta dá acesso a balcão lajeado em pedra granítica que vence o desnível entre interior e exterior por meio de nove degraus. No primeiro piso, uma porta de duas folhas com lintel recto em pedra granítica, material comum às ombreiras. Num outro plano, fachada voltada a S. com um pano limitado a O. por pilastra em pedra granítica e três pisos sem elementos definidores. No primeiro, uma porta de duas folhas, surgindo, no segundo, uma janela de guilhotina e, no superior, uma janela de sacada. Vãos com lintéis rectos em pedra granítica, material comum às ombreiras. Remate da cobertura com o plano da fachada, no corpo N. em beiral, com caleira interior sendo as águas pluviais lançados ao exterior por meio de gárgula e, no corpo S., em cornija. INTERIOR em espaços diferenciados, com pé-direito correspondente aos andares. Cobertura em tecto de madeira e articulação entre os corpos aparente.

Acessos

Rua da Praça; Rua da Misericórdia; Rua do Paço

Protecção

Incluído na Zona de Proteção do Pelourinho de Castelo Novo (v. PT020504130004)

Enquadramento

Urbano, isolado, ocupando a totalidade de um quarteirão. A fachada principal estabelece o limite físico e visual da Praça dos Paços do Concelho. Próximo localiza-se o Pelourinho Manuelino (v. PT020504130004), a Antiga Casa da Câmara (v. PT020504130044), o Chafariz de D. João V (v. PT020504130036) e a Igreja da Misericórdia (v. PT020504130031).

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Residencial: casa

Propriedade

Privada: pessoa colectiva

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Séc. 18 - época de construção que coincide com a altura em que a Família Gamboa se radica em Castelo Novo, pelo casamento de D. Catarina Maria de Gamboa Pinto com o castelonovense Capitão José Morais da Cunha, em 25 de Agosto de 1716.

Dados Técnicos

Estrutura mista e paredes autoportantes.

Materiais

Pedra granítica, reboco, ferro forjado, madeira, telha lusa.

Bibliografia

NEVES ( Mapone) , Manuel Poças das, Castelo Novo - Estudos para uma Monografia, Fundão, 1975; GIL, Júlio, As Mais Belas Vilas e Aldeias de Portugal, Lisboa, Verbo, 1994; NEVES, Vítor Manuel Leal Pereira, As Aldeias de Monsanto, Idanha-a-Velha e Castelo Novo, Lisboa, 1996; Plano de Pormenor e Salvaguarda de Castelo Novo, Relatório da caracterização do edificado.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMF

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMF

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Séc. 20 - o corpo S. sofre obras de restauro e restruturação, sendo dividido em duas habitações autónomas.

Observações

*1 - pertence a duas pessoas que dividiram, por herança, recuperando-a e tratando-a de formas distintas; de salientar que ainda existe uma porta que mantém a comunicação ente as duas casas, sendo uma preexistência e herança do que seria o Solar; *2 - não foi possível entrar por ausência prolongada dos proprietários.

Autor e Data

Luís Castro 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login