Coreto do Parque Municipal D. Pedro

IPA.00000599
Portugal, Aveiro, Aveiro, União das freguesias de Glória e Vera Cruz
 
Coreto Arte Nova, construído em meados do séc. 20, de planta octogonol com base em alvenaria e cantarias em granito, rebocado e pintado de amarelo com faixas brancas. Gradeamentos em ferro forjado e colunas em ferro fundido sustentando a cobertura em ferro forjado, com pequeno lanternim coroado por lira.
Número IPA Antigo: PT020105060046
 
Registo visualizado 283 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Cultural e recreativo  Estrutura de lazer  Coreto  

Descrição

Planta centralizada octogonal, com pódio em alvenaria com paramentos rebocados e pintados de amarelo emoldurados a branco e embasamento e cantarias de granito, sendo a face O. aberta por porta rectangular de acesso a zona de arrecadação e fosso da orquestra. A ladear a porta uma escada em derro de acesso ao palco protegido por estrutura em ferro forjado. Em cada uma das arestas ergue-se uma coluna em ferro que suportam a cobertura guarnecida nos bordos e nos intercolúnios por elementos decorativos em ferro que combinam elementos vegetais com pequenas arpas estilizadas, ambos de pendor Arte Nova. A cobertura nervurada é rematada por delicados fragmentos, também em ferro e encimada por lanternim coroado por lira.

Acessos

Av. Araújo e Silva, Lg. de Santo António, Av. Artur Ravara.

Protecção

Em vias de classificação

Enquadramento

Urbano, destacado no interior do Parque D. Pedro V (v.PT020105060108), tendo-lhe fronteiro o Depósito de Água (v. PT020105060114) e próximo das Instalalações Sanitárias (v. PT020105060116). Em cota inferior, descendo através da escadaria de aparato existente no parque e mardada por pérgola, acede-se ao lago do Parque Municipal e à CAsa de Chá (v. PT020105060113). Nas imediações destacam-se edifícios de relevo arquitectónico junto ao canal da Ria: casas das Ruas José Rabumba, Rua Direita e Araújo e Silva.

Descrição Complementar

Num dos panos da base uma placa com a seguinte inscrição:"Costruído no início do séc. XX, é um belo exemplar da arquitecrtura do ferro. / A base, de forma octogonal é construída em alvenaria com cantarias em granito. / A estrutura e a ornamentação em ferro forjado, revelam formas orgânicas estilizadas / e elementos de cariz musical que remetem para influência decorativa Arte Nova. / Foi alvo de obras de recuperação durante o ano de 2005, pela Câmara Municipal de aveiro / presidida pelo Dr. Alberto Souto de Miranda."

Utilização Inicial

Cultural e recreativa: coreto

Utilização Actual

Cultural e recreativa: coreto

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 20

Arquitecto / Construtor / Autor

ENGENHEIRO: António Augusto de Araújo e Silva

Cronologia

Séc. 20, meados da primeira década - construção do coreto; 2013, 13 maio - abertura do procedimento de classificação do edifício, em Edital n.º 27/2013 da Câmara Municipal de Aveiro.

Dados Técnicos

Estrutura autónoma

Materiais

Estrutura da base em alvenaria e granito, cobertura e elementos de sustentação em ferro forjado

Bibliografia

SILVA, Pedro, Inventário do Concelho de Aveiro, vol. 14 e 15, Plano de Urbanização da Cidade, Aveiro, 1998, p. 55; NEVES, Amaro, A «Arte Nova» em Aveiro e seu Distrito, Câmara Municipal de Aveiro, 1998; Aveiro - Cidade Arte Nova, Câmara Municipal de Aveiro, 1999; http://www.patrimoniocultural.pt/en/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/6873661 [consultado em 21 outubro 2016].

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID; CMA: Arquivo Fotográfico, Gabinete de Património

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

CMA: 2005 - obras gerais de recuperação estrutural, das coberturas e decoração.

Observações

Autor e Data

Luísa Falcão 1999 / Cecília Matias 2009

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login