Casa da Quinta do Côtto

IPA.00005944
Portugal, Vila Real, Mesão Frio, Cidadelhe
 
Arquitectura residencial, oitocentista. Solar de planta quadrangular, desenvolvida à volta de pátio central, evoluindo em um ou dois pisos, adaptados ao terreno, e integrando capela na fachada lateral direita. Fachada principal de três panos, definidos por pilastras toscanas, rasgada por vãos abatidos, o central terminado em empena e com o portal encimado por janela de sacada entre duas de peitoril com molduras ornadas de espaldar recortado. As restantes fachadas apresentam grande simetria e regularidade de fenestração. Horizontalidade quebrada pelos frontões que interrompem a linha dos telhados, ao centro da fachada principal e num dos extremos da fachada lateral direita, e pelas urnas sobre plintos longilíneos coroando as pilastras.
Número IPA Antigo: PT011704020010
 
Registo visualizado 432 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Residencial senhorial  Casa nobre  Casa nobre  Tipo planta quadrangular com pátio central

Descrição

Planta quadrangular com um pátio central, de volume simples e coberturas em telhados de quatro águas. As fachadas evoluem em dois pisos, integrando num dos extremos da ala E. a capela; apresentam-se rebocadas e pintadas de branco, com pilastras toscanas nos cunhais, terminadas em friso e cornija e rasgadas regularmente por vãos de verga abatida, com molduras simples, tendo as janelas caixilharia de guilhotina. Fachada principal virada a S., de três panos definidos por pilastras, coroadas por urnas sobre plintos piramidais invertidos e muito altos; o pano central termina em empena triangular e é rasgado por portal abatido de moldura côncava, ladeado por dois vãos também de moldura côncava, e encimado por janela de sacada, de perfil contracurvado e guarda em ferro; esta, bem como as duas janelas de peitoril que a ladeiam, têm molduras côncavas encimadas por espaldar recortado, com chave relevada, sendo a central encimada por brasão de família. Os panos laterais são semelhantes, abrindo-se no piso térreo uma janela de peitoril rectilínea, gradeada, e uma porta de verga abatida com moldura côncava terminada em cornija, e no andar nobre quatro janelas de peitoril. Fachadas laterais mais simples, rasgadas por portais e janelas de peitoril; no topo direito da fachada E. localiza-se a capela, terminada em frontão triangular, de ordem dórica, coroado por urnas laterais e cruz latina central, em ferro; á rasgada por portal abatido, de moldura côncava recortada e com fecho saliente, encimado por cartela inscrita envolvida por volutas estilizadas; no tímpano rasga-se óculo circular gradeado. A fachada virada a O. possui apenas um piso, sendo rasgado ao nível do andar nobre por portas-janelas que abrem para um jardim informal, ligado a um pomar. A fachada N., voltada para um muro de suporte, é rasgada por vãos mais pequenos, de verga abatida ao nível do piso térreo e rectilíneos no segundo. INTERIOR: através do portal central da fachada principal tem-se acesso a um grande vestíbulo, pavimentado a lajes, e a partir deste ao pátio central, em terra batida com um pequeno jardim, possuindo um desnível de dois degraus. As fachadas viradas ao pátio são rasgadas por janelas de peitoril rectilíneas, de molduras simples, surgindo na parede onde se insere um banco em granito, um nicho.

Acessos

Cidadelhe, desvio da EN 108, EM 602-1

Protecção

Categoria: IIP - Imóvel de Interesse Público, Portaria n.º 443/2006, DR, 2.ª série, n.º 49 de 09 março 2006 / Incluído no Alto Douro Vinhateiro - Região Demarcada do Douro (v. PT011701040033)

Enquadramento

Urbano, isolado. Implanta-se entre os lugares de Coterne e Pombal, no lado N. do aglomerado de Cidadelhe, junto a um caminho. A quinta localiza-se num ponto elevado debruçado sobre o Rio Douro, casa inserindo-se a casa de uma forma centralizada relativamente à quinta, de forma alongada. Ergue-se sobre plataforma artificial, sustentado por muro, que forma guarda, possuindo amplo panorama sobre a povoação e arredores.

Descrição Complementar

Sobre a janela central do andar nobre surge brasão com as armas da família Araújo (como timbre) e das famílias que entretanto se foram associando: Cabral, Montez.

Utilização Inicial

Residencial: casa nobre

Utilização Actual

Comercial e turística: casa de turismo de habitação

Propriedade

Privada: pessoa singular

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 19 (conjectural) 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

1757 - aquando da demarcação da 1ª Zona da Região Vitícola do Douro, os terrenos e vinhas de Cidadelhe são considerados de alta qualidade; séc. 19 - fixação em Cidadelhe do general José Joaquim de Sousa Lyra e Castro Champalimaud, o oficial mais graduado da Batalha do Buçaco, condecorado pelos reis D. João VI e D. Miguel e pelo General Wellington; época provável da construção do solar; 1940 - desmonte da capela; reconstrução da ala N. sobre uma construção mais antiga.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura de alvenaria rebocada e pintada; pilastras, urnas e plintos, frisos, cornijas e molduras dos vãos em cantaria de granito; portas e caixilharias de madeira pintada; vidros simples; grades em ferro pintada; pavimentos revestidos a lajeado de granito ou soalho de madeira; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro.

Bibliografia

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID, SIPA

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1996 - Obras nos telhados e capela.

Observações

Este lugar, pela presença de um povoado castrejo e outra documentação escrita, possui raízes muito remotas.

Autor e Data

Ricardo Teixeira e Isabel Sereno 1996

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login