Ponte de Pedra em Adoufe

IPA.00005813
Portugal, Vila Real, Vila Real, União das freguesias de Adoufe e Vilarinho de Samardã
 
Ponte de arquitectura popular, de tabuleiro plano de lajes rectangulares e trapezoidais apoiado em pilares de alvenaria de pedra seca em perpianho de aparelho rusticado.
Número IPA Antigo: PT011714020057
 
Registo visualizado 279 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Transportes  Ponte / Viaduto  Ponte pedonal  Tipo poldrado

Descrição

Ponte lançada sobre o Rio Corgo, possuindo tabuleiro plano sem guardas, com c. de 21m de comprimento e 2,60m de largura, assente sobre pegões e 9 pilares de alvenaria de pedra seca em perpianho, de aparelho rusticado, com cerca de 2,20m de altura. Do lado montante os pilares encontram-se talhados em forma de cunha, simulando talha-mar. O tabuleiro, formado por grandes lajes rectangulares e trapezoidais, encontra-se travado pelo coroamento dos pilares, encaixando na sua última fiada de pedras. Na margem direita conserva-se um troço de várias dezenas de metros de calçada que serpenteia a encosta até à ponte.

Acessos

A partir da EN. 2, desvio entre os Kms 57 e 58, por caminho de terra batida em mau estado que desce a encosta em direcção ao rio. Os últimos 100m têm de ser percorridos a pé pela antiga calçada que conduz à ponte lançada sobre o Rio Corgo; Fl. 102

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Rural. Isolada no fundo do vale do Rio Corgo sobre o qual se encontra lançada, sendo as margens ocupadas com terrenos agrícolas e pinhal. Zona granítica de montanha, conservando-se alguns moinhos na margem direita do rio.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Transportes: ponte

Utilização Actual

Transportes: ponte

Propriedade

Pública: municipal

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Época moderna (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Época moderna - provável construção.

Dados Técnicos

Estrutura autoportante.

Materiais

Estrutura e pavimento de granito.

Bibliografia

ERVEDOSA, Carlos Manuel Nascimento, Carta Arqueológica do Concelho de Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 1991, p. 69.

Documentação Gráfica

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

O carácter vernacular deste tipo de construção dificulta uma atribuição cronológica segura que só poderá realizar-se com base em documentos escritos que mencionem expressamente a realização da sua obra.

Autor e Data

Ricardo Teixeira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login