Padrão do Bom Jesus de Matosinhos / Padrão do Senhor da Areia / Nosso Senhor do Padrão

IPA.00005680
Portugal, Porto, Matosinhos, União das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira
 
Cruzeiro alpendrado, construído no séc. 17 / 18, com alpendre de planta quadrada coberto por cúpula com zimbório e interiormente abobadado, albergando cruzeiro de grande simplicidade, com face frontal revestida a azulejos representado a figura do Crucificado.
Número IPA Antigo: PT011308060011
 
Registo visualizado 1536 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Estrutura  Religioso  Cruzeiro  Cruzeiro de caminho  Tipo alpendrado com cruz

Descrição

É constituído por cruzeiro sob alpendre. O alpendre tem planta quadrada e massa simples, com cobertura em cúpula, revestida a azulejos de padrão policromo, e lanternim cilíndrico, fechado, formando apainelados côncavos, coberto por domo coroado por cruz latina, de braços circulares. Possui a estrutura em cantaria, com as quatro faces simétricas, definidas por duplas pilastras almofadadas, assentes em plintos igualmente almofadados, suportando entablamento, encimado por frontão curvo interrompido por urna sobre plinto paralelepipédico flanqueado de volutas, e com as pilastras exteriores coroadas por bolas, sobre plintos paralelepipédicos almofadados. Cada uma das faces é rasgada por arco de volta perfeita, almofadado, sobre pilastras de igual modinatura, tendo no fecho cartela envolvida por motivos volutados e com coroa. No interior, tem cobertura em abóbada de aresta. Entre os arcos surgem mísulas vegetalistas sustentando imagens pétreas dos Evangelistas. Ao centro, sobre soco de três degraus, dispõe-se o cruzeiro, composto por plinto paralelepipédico e pela cruz, em cantaria, de braços quadrangulares, tendo a face frontal revestida a azulejos, azuis e brancos, representando a figura do Crucificado. Cristo é retratado com a cabeça inclinada, olhos abertos e perizonium, prezo na cintura por corda com borlas e bastante longo, cobrindo as pernas até aos pés, deixando ver apenas a perna direita desde o joelho. Em frente possui mesa de altar, paralelepipédica, com frontal revestido a painel de azulejos, azuis e brancos, marcando sanefa seccionada e sebastos com motivos volutados, tendo ao centro cartela com santo, entre volutados.

Acessos

Matosinhos, Avenida do General Norton de Matos; Rua de Heróis de França; Rua do Godinho

Protecção

Categoria: MN - Monumento Nacional; Decreto nº 129/77, DR, 1ª série, n.º 226 de 29 setembro 1977

Enquadramento

Urbano, isolado, numa área ajardinada inserida entre o gaveto definido pela Rua Heróis de França com a Rua do Godinho (restos de um quarteirão) e a vedação do Molhe Sul. O Padrão e a área escavada da fonte estão orientados no sentido O. - E. e protegido por gradeamento de ferro. O gaveto referido relaciona as suas traseiras com o monumento.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: cruzeiro

Utilização Actual

Religiosa: cruzeiro

Propriedade

Privada: misericórdia

Afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18 (conjectural)

Arquitecto / Construtor / Autor

Cronologia

Séc. 17 - 18 - Construção do padrão na Praia do Espinheiro.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes.

Materiais

Paredes exteriores do alpendre em alvenaria de granito aparente; Cruzeiro e base do cruzeiro em granito; Fonte em granito aparente; Revestimento numa das faces do cruzeiro a azulejos azuis e brancos; Revestimento exterior da abóbada da cobertura do alpendre e da fonte a azulejos azuis, brancos e amarelos; Revestimento interior da abóbada da cobertura a reboco pintado; Pavimento no interior do alpendre e em torno do imóvel a lajeado de granito; Pavimento em torno da fonte em seixos rolados; Grade em torno da fonte e entre o pórtico do alpendre em ferro pintado; "altar" encostado ao cruzeiro revestido a azulejos azuis e brancos; mísulas em granito.

Bibliografia

Guia de Leixões, Leixões, 1934; Guia de Portugal, IV, I, vol. 4, Coimbra, 1985; AZEVEDO, José Correia de, Inventário Artístico Ilustrado de Portugal Douro Litoral, Douro Litoral, Lisboa, 1991; PORTO: Do nome Portugal, Lema - Cultura e Divulgação Regional, Lisboa, 1992; Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado, IPPAR, vol. 2, Lisboa, 1993; Senhor do Padrão à espera de um mecenas "salvador" in Jornal de Notícias, 15 Outubro 1999; VIEIRA, André - «Senhor do Padrão, onde chegou o Cristo de Nicodemos, renova-se». In Público. Porto: 04 fevereiro 2017, p. 16.

Documentação Gráfica

DGPC: DGEMN:DREMN

Documentação Fotográfica

DGPC: DGEMN:DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

1978 - Obras de restauro, conforme placa de mármore colocada sobre a porta de acesso voltada para o cruzeiro; CMMatosinhos: 2017 - obras de restauro da cúpula do alpendre, pela empresa Empatia - Arqueologia, Conservação e Restauro, Ldª, orçadas em 98.060 euros; as obras incluem vários setores da cobertura, com recuperação dos azulejos e do suporte pétreo, substituição do frontal de azulejos e de Cristo na cruz por réplicas, restauro da fonte, remoção de argamassas de intervenções anteriores, restauro das estátuas dos quatro Evangelistas e sua substituição por réplicas de fibra de vidro com carga calcária, tratamento e pintura do gradeamento protetor.

Observações

*1 - A denominação de Senhor da Areia ou do Espinheiro advém do facto de, aquando da sua construção, se implantar no areal da praia. *2 - Este monumento surge de acordo com a lenda (e imagem) do Senhor de Matosinhos. A lenda diz que teria sido Nicodemos, que ajudou José de Arimateia a descer da cruz e embalsamar o corpo de Cristo, que terá modelado a escultura do Bom Jesus de Matosinhos, anteriormente designado por Bom Jesus de Bouças. Tendo Nicodemos lançado-a ao mar, teria dado à costa numa 3ª feira, 3 de Maio de 124, no lugar do "Espinheiro", antigo areal deserto. Segundo a mesma lenda, a figura aparecera sem o braço esquerdo e ao longo de 50 anos, nenhum artista consegui executar um que lhe assentasse convenientemente. Até que noutra 3ª feira, 23 de Maio de 174, uma velhinha que andara a apanhar gavetos para acender a sua lareira, encontrou um pedaço de lenha que teimava em saltar para fora do lume tantas vezes quantas as que nele era lançado. É então que uma filha sua, muda, fala pela primeira vez para anunciar que era o braço do Bom Jesus; o membro em falta ajustou-se imediatamente à figura. Segundo alguns autores este imóvel surge assim para marcar o local do aparecimento do braço que faltava na imagem. Segundo outros para marcar o local do aparecimento da imagem sem um braço. Existe gravado o número 50 na parte posterior do pedestal, referente ao aparecimento do braço.

Autor e Data

Isabel Sereno 1994

Actualização

Paula Noé 1998
 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login