Convento e Igreja de São José / Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Tavira

IPA.00005670
Portugal, Faro, Tavira, União das freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago)
 
Arquitectura, religiosa, tardo-medieval, manuelina, barroca. Planta de nave única octogonal, capela-mor e capela manuelina. A capela manuelina de planta octogonal.
Número IPA Antigo: PT050814060019
 
Registo visualizado 244 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Convento masculino  

Descrição

Planta octogonal irregular, de nave única, composta por coro-alto, capela-mor e capelas laterais, sacristia e anexos. Volumes articulados com cobertura diferenciada em telhados de quatro águas (coro-alto, capela-mor, capela lateral e sacristia). Fachada principal a O., de um só pano, delimitada por cunhais em cantaria, com embasamento e capitéis rematados por urnas, soco em massa e frontão recortado com data de 1768; duas sineiras de um sino; cimalha rematada por cantaria de verga recta arquitravada ladeado por pilastras ornamentadas por volutas e concheados, frontão borrominiesco com pedra de armas encimado por coroa e pomba, óculo superior elíptico em cantaria com gradeamento em ferro, ladeado por duas janelas de peito, em cantaria de verga recta arquitravada com cornija recortada. Adossado a N. muro de vedação com Passo em cantaria, de verga curva arquitravada e frontão com concheados. INTERIOR: coro-alto com arco pleno e guarda em madeira, coro-baixo assente em dois arcos abatidos em massa, guarda-vento em madeira e duas portas laterais de verga recta; nave única de planta octogonal irregular, tecto em caixotões de madeira assente em friso de massa; dois retábulos laterais neoclássicos ladeados por portas encimadas por janelas em cantaria de verga recta arquitravada uma com cornija curva outra triangular; dois retábulos colaterais rococó, duplo arco triunfal em cantaria com púlpitos laterais marmoreados; capela-mor com degrau de acesso e guarda em ferro, abóbada de arestas, retábulo-mor fingido, lambril em mosaico e portas laterais encimadas por janelas de verga recta. Capela funerária tardo-medieval com entrada pelo lado do Evangelho, cobertura com arcarias ogivais com as armas dos Melos e dos Costas e na parede fundeira clarabóia e cantarias manuelinas.

Acessos

Rua Ternente Couto; Travessa Zacarias Guerreiro

Protecção

Categoria: MIP - Monumento de Interesse Público, Portaria n.º 102/2014, DR, 2.ª série, n.º 30 de 12 fevereiro 2014 (igreja)

Enquadramento

Urbano, flanqueado por muro e logradouro a N. e convento a S.; abre a fachada principal para via de circulação automóvel.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: convento maculino

Utilização Actual

Religiosa: igreja de confraria / irmandade

Propriedade

Privada: Misericórdia

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 15 / 16 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ARQUITECTO: Diogo Tavares

Cronologia

Séc. 15 - finais; séc. 16 - inícios - construção inicial (capela lateral); 1768 - reconstrução dirigida por Diogo Tavares; 1983, 28 novembro -Proposta de classificação pela CM de Tavira; 1991, 29 novembro - Proposta de abertura do processo de classificação pelo IPPC; 1991, 05 dezembro - Despacho de abertura do processo de classificação pelo Presidente do IPPC; 2003, 07 maio - Parecer do Conselho Consultivo do IPPAR a propor a classificação como IIP - Imóvel de Interesse Público; 23 maio - despacho de homologação da igreja como Imóvel de Interesse Público pelo Ministro da Cultura.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada, telha de canudo; soalho, lajetas de pedra (aproveitamento de pedras tumulares), caixilharias em madeira, talha.

Bibliografia

VASCONCELOS, Damião Augusto de Brito, Notícias Históricas de Tabira 1242-1840, Tavira, 1989; ANICA, Arnaldo Casimiro, Tabira e o seu Termo, Memorando Histórico, Tavira, 1993; LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Roteiro das Igrejas de Tavira, Monografias 5, 1996.

Documentação Gráfica

CMT

Documentação Fotográfica

DGEMN: DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

Autor e Data

Francisco Lameira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login