Igreja do Convento de São Paulo / Igreja do antigo Convento de Nossa Senhora da Ajuda

IPA.00005657
Portugal, Faro, Tavira, União das freguesias de Tavira (Santa Maria e Santiago)
 
Arquitectura religiosa, chã. Igreja de nave única, transepto e capela-mor rectangulares.
Número IPA Antigo: PT050814050017
 
Registo visualizado 420 vezes desde 27 Julho de 2011
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Convento / Mosteiro  Mosteiro masculino  Ordem dos Eremitas de São Paulo - Paulistas

Descrição

Planta longitudinal composta, volumes articulados, cobertura diferenciada de quatro telhados de duas águas e domo na torre sineira. Fachada principal a S. delimitada por cunhais de cantaria almofadados e frontão semi-circular; um pano de dois registos separados por friso em pedra, no primeiro piso abertura de um vão de volta perfeita em cantaria que abre para o nartex com guarda em ferro; no interior do nartex portal de verga recta arquitravada com a inscrição: DOMUS DEI EST ET PORTA CELI / PAVLVS ERMITARVM AVCTOR ET MAGISTER; no andar nobre três janelas de verga recta arquitravada, sendo a central encimada por nicho com imagem em barro de Nossa Senhora da Ajuda; frontão encimado por cruz em ferro. Torre sineira a E. delimitada por cunhais em massa encimados por quatro fogaréus. Fachada E. de três volumes sendo os dois primeiros rematados por cunhais de cantaria almofadados e beirado; primeiro volume com arco idêntico ao da fachada principal que abre para o nartex e quatro vãos; segundo volume delimitado por beirado com vão de verga recta; terceiro volume cego. Fachada N. com doze aberturas.

Acessos

Praça Dr. António Padinha

Protecção

Inexistente

Enquadramento

Urbano, adossado lateral e posteriormente, abre directamente para via de circulação automóvel.

Descrição Complementar

Utilização Inicial

Religiosa: mosteiro masculino

Utilização Actual

Religiosa: igreja

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese do Algarve)

Afectação

Sem afectação

Época Construção

Séc. 17 / 18

Arquitecto / Construtor / Autor

ENTALHADOR: Manuel Martins

Cronologia

1606 - início da construção do cvonvento; 1716 - execução do retábulo da Capela das Almas por Manuel Martins, 1983, 28 novembro - Proposta de classificação pela CM de Tavira; 2001, 27 dezembro - nova proposta de classificação pela CM de Tavira; 2004, 21 julho - Proposta de abertura do processo de classificação pelo IPPAR/DRFaro; Despacho de abertura do processo de classificação pelo Presidente do IPPAR; 2009, 23 outubro - o processo de classificação caduca nos termos do artigo 78.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, DR, 1.ª série, n. 206, publicado nesta data.

Dados Técnicos

Paredes autoportantes

Materiais

Alvenaria rebocada e caiada, telhas de canudo, cantaria, ferro.

Bibliografia

ANICA, Arnaldo Casimiro, Tabira e o seu Termo, Memorando Histórico, Tavira, 1993; LAMEIRA, Francisco Ildefonso, O maior entalhador e escultor setecentista algarvio - Manuel Martins in Actas do I Congresso Internacional do Barroco, Porto, vol. I, Porto, 1991, pp. 481-495; LAMEIRA, Francisco Ildefonso C., Roteiro das Igrejas de Tavira, Monografias 5, Faro, 1996; VASCONCELOS, Damião Augusto de Brito, Notícias Históricas de Tavira 1242-1840, Tavira, 1989.

Documentação Gráfica

CMTavira

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

EM ESTUDO

Autor e Data

Francisco Lameira 1997

Actualização

 
 
 
Termos e Condições de Utilização dos Conteúdos SIPA
 
 
Registo| Login